MEIO AMBIENTE INTEGRADO - Campus Seabra
Ficha técnica do curso | |
Forma | Integrada |
Turno | Matutino/Vespertino |
Duração | 4 anos |
Carga Horária | 3390 horas |
Regime seriado | Anual |
Modalidade | Presencial |
Forma de ingresso | Processo seletivo |
Oferta de Vagas | 70 vagas |
Resolução CONSUP / CONSEPE |
Contatos
E-mail Institucional: eider.oliveira@ifba.edu.br
E-mail do Setor: comam.sea@ifba.edu.br
Telefone: (75) 99811-1125 / 1016
Normas e Regulamentos
Perfil do curso
A formação do Técnico em Meio Ambiente visa à compreensão da complexidade dos sistemas naturais, atuando na avaliação e no controle dos fatores que causam impacto nos ciclos de matéria e energia, diminuindo os efeitos causados na natureza (solo, água e ar). Compreende, igualmente, atividades de prevenção da poluição, por meio da gestão ambiental de processos produtivos industriais, educação ambiental, produção mais limpa e uso de tecnologias mais limpas controle e tratamento de resíduos, efluentes e emissões atmosféricas que possam impactar o meio ambiente.
Com base em conhecimentos multidisciplinares, através de aulas teóricas e práticas, de leituras e de estudos de caso, os estudantes obterão uma visão integrada dos problemas ambientais e das técnicas adequadas e disponíveis para sua gestão na busca da sustentabilidade ambiental e do desenvolvimento socioeconômico local. Além disso, busca-se a compreensão do ambiente de modo integrado e o apoio a Instituições em suas adequações às exigências legais e aos princípios do desenvolvimento sustentável.
Perfil do futuro profissional (egresso)
O técnico em meio ambiente atua na organização de programas de educação ambiental, conservação e preservação de recursos naturais, redução, reuso e reciclagem; trabalha com gestão de resíduos sólidos e gasosos, afluentes domésticos e industriais (esgotos), saneamento ambiental e estudo de impactos ambientais em áreas urbanas; faz gestão ambiental de impactos decorrentes do uso de agroquímicos em projetos de irrigação, drenagem, obras hidráulicas e áreas de exploração mineral. Onde atua: instituições públicas, privadas e não governamentais, como estações de tratamento de resíduos, unidades de conservação ambiental, indústrias e agroindústrias.
Habilidades do profissional
Habilidades esperadas
- Identificar, caracterizar e correlacionar os sistemas e ecossistemas, os elementos que os compõem e suas respectivas funções;
- Identificar e caracterizar as grandezas envolvidas nos processos naturais de conservação, utilizando os métodos e sistemas de unidade e de medida e ordens de grandeza;
- Identificar os parâmetros de qualidade ambiental dos recursos naturais (solo, água e ar);
- Classificar os recursos naturais (água e solo) segundo seus usos, correlacionando às características físicas, químicas e biológicas;
- Identificar as fontes e o processo de degradação natural de origem química, geológica e biológica e as grandezas envolvidas nesses processos, utilizando métodos de medição e análise;
- Identificar características básicas de atividades de exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis que intervêm no meio ambiente;
- Identificar e caracterizar situações de risco e aplicar métodos de eliminação ou de minimização de impactos ambientais;
- Identificar e correlacionar o conjunto dos aspectos sociais, econômicos, culturais e éticos envolvidos nas questões ambientais;
- Avaliar as causas e efeitos dos impactos ambientais globais na saúde, no ambiente e na economia;
- Identificar os processos de intervenção antrópica sobre o meio ambiente e as características das atividades produtivas geradoras de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas;
- Avaliar os efeitos ambientais causados por resíduos sólidos, poluentes atmosféricos e efluentes líquidos, identificando as conseqüências sobre a saúde humana e sobre a economia;
- Aplicar a legislação ambiental local, nacional e internacional;
- Identificar os procedimentos de avaliação, estudo e relatório de impacto ambiental (AIA/EIA/RIMA);
- Auxiliar na implementação de sistemas de gestão ambiental em organizações, segundo as normas técnicas em vigor (NBR/ISO 14000);
- Interpretar resultados analíticos referentes aos padrões de qualidade do solo, ar, água e da poluição visual e sonora, propondo medidas mitigadoras;
Áreas de atuação
- Indústria; Comércio;
- Órgãos Públicos;
- Prestação de Serviços.
Áreas de estudo
- Consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos;
- Favorecer a formação do educando como pessoa humana, incluindo a ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
- Compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática;
- Proporcionar formações humanísticas, filosóficas, artísticas, científicas, tecnológicas e profissionalização na área de Informática, aos alunos que já concluíram Ensino Fundamental, para ingressarem no mundo do trabalho;
- Formar técnicos aptos a promover e gerir trabalhos em equipe, em concordância com as normas técnicas e a ética profissional;
- Formar técnicos capacitados na instalação, manutenção e manipulação de softwares e hardwares;
- Formar técnicos aptos a administrar sistemas de informação e comunicação, com conhecimento em Redes, Banco de Dados, Programação e Manutenção;
- Formar profissionais com uma visão empreendedora, com noções de gestão e negócios na área de tecnologias de informação;
- Formar técnicos capacitados a assimilar novas tecnologias.