Atribuições do setor:
A Coordenação Técnico Pedagógica é um setor multidisciplinar e sistêmico que abrange a área pedagógica e de saúde do IFBA/Câmpus Seabra, articula o processo educacional de forma coletiva e participativa perante a comunidade escolar, promovendo e coordenando políticas de assistência ao estudante e o acompanhamento psicoeducacional dos discentes.
>Promover ações que visem acesso, integração e permanência dos estudantes na Instituição;
>Acompanhar e orientar estudantes e docentes que apresentem dificuldades no processo de ensino-aprendizagem;
>Promover ações que visem acesso, integração e permanência dos estudantes na Instituição;
>Acompanhar e orientar estudantes e docentes que apresentem dificuldades no processo de ensino-aprendizagem;
>Orientar e acompanhar pedagogicamente o corpo docente na organização de programas de ensino, metodologias, interdisciplinaridade,
recursos e instrumentos de planejamentos e avaliação da aprendizagem , através de reuniões sistemáticas individuais e/ou seminários, encontros e grupos de estudos entre outros;
>Acompanhar os/as discentes propensos/as à evasão e aqueles/as em situação de retenção, a fim de desenvolver estratégias conjuntas com coordenadores de curso, docentes e demais profissionais para permanência e êxito no processo de aprendizagem.
>Participar dos Conselhos Diagnósticos e intervir nos casos identificados como demanda para o setor;
>Desenvolver o Programa de Assistência e Apoio ao Estudante, conforme normas da Política de Assistência Estudantil do IFBA;
>Planejar, executar e avaliar o processo seletivo do Programa de Assistência e Apoio ao Estudante, no âmbito da Política de Assistência Estudantil do IFBA;
>Contatar e atender as famílias, quando tal procedimento for necessário para a eficácia do acompanhamento aos estudantes;
>Realizar visitas domiciliares, para fins específicos, juntamente a profissionais de outras categorias;
>Planejar, elaborar, acompanhar e avaliar o cardápio da alimentação escolar levando em consideração os hábitos alimentares regionais da comunidade escolar atendida;
>Auxiliar na elaboração, cumprimento das normas de uso e no controle do acesso de pessoas aos ambientes da Instituição;
>Avaliar e acompanhar estudantes que apresentem transtornos psíquicos, cognitivos e comportamentais, realizando orientações, encaminhamento externo e discussões com equipe multidisciplinar, sempre que necessário;
>Realizar trabalhos com estudantes, individualmente ou em grupos, para atendimento às demandas psicológicas espontâneas ou identificadas;
>Prestar assistência à saúde nos seguintes aspectos: preventivo, educativo e de primeiros socorros, consoante, competência do técnico em enfermagem;
>Assessorar a diretoria de Ensino na proposição de diretrizes e alterações para as políticas de ensino;
>Garantir articulação entre os programas, projetos e profissionais envolvidos na execução das ações do setor;
>Elaborar e analisar indicadores acadêmicos com vistas a identificar demandas e propor ações que assegurem a melhoria do processo ensino-aprendizagem;
>Realizar estudos em parceria com diversos profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem, com vistas a intervenção na perspectiva integral e integrada;
>Desenvolver um trabalho integrado ao Plano Nacional de Educação (PNE), no que concerne à transmissão de informações sobre acompanhamento pedagógico e atividades realizadas junto aos estudantes, envolvendo método de abordagem, encaminhamento de ocorrência e suporte às atividades desenvolvidas.