Você está aqui: Página Inicial > Campus Seabra > Pesquisa > Atribuições e Cargos
conteúdo

Pesquisa:

  1. Incentivar a formação e consolidação de grupos e núcleos de pesquisa;
  2. Articular ações para melhoria da gestão de Grupos de Pesquisa;
  3. Viabilizar formação continuada em metodologias e ferramentas de pesquisa (treinamentos em bases de dados, utilização de softwares de gerenciamento de informações, etc.);
  4. Promover ações formativas para articulação entre Pesquisa e Ensino/Extensão;
  5. Pautar a pesquisa como atividade preponderante para o desenvolvimento social e institucional;
  6. Incentivar e contribuir para realização de eventos científicos dentro do Campus;
  7. Estimular atividades em nível de Pós-Graduação e atividades de Inovação;
  8. Disponibilizar recursos destinados à coordenação para a comunidade de pesquisa;
  9. Atuar para a melhoria de condições de pesquisa no Campus;
  10. Apoiar e divulgar as atividades de pesquisas científicas e tecnológicas do IFBA e incentivar a participação dos docentes, técnicos e discentes em eventos de natureza científica;
  11. Estimular participação em editais promovidos por instituições de fomento à pesquisa;

 

Inovação:

  1. Fomentar parcerias interinstitucionais;
  2. Dar visibilidade às atividades científicas desenvolvidas a partir de publicações (boletins, site institucional, redes sociais, etc) e realização de eventos (seminários simpósios, colóquios, etc);
  3. Organizar e disponibilizar os dados da atividade científica do Campus;
  4. Promover ações de aproximação da atividade de pesquisa desenvolvida no Campus Seabra com a comunidade da Chapada Diamantina;
  5. Realizar planejamento estratégico do setor;
  6. Orientar Grupos de Pesquisa e demais pesquisadores quanto a procedimentos institucionais, além de representa-los junto a demais órgãos da instituição;
  7. Atuar junto a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação para implantação de políticas e atividades de fortalecimento da pesquisa no IFBA;
  8. Atuar no planejamento estratégico e operacional do Campus Seabra, observando as prioridades na área de pesquisa e inovação;
  9. Planejar e articular a execução das políticas de pesquisa e inovação, em consonância com as diretrizes emanadas do MEC, tanto em relação à oferta como também à capacitação do quadro de servidores;
  10. Analisar as propostas de programas e cursos de pós-graduação, encaminhando-as aos órgãos competentes para aprovação;
  11. Representar o Campus Seabra, nos foros específicos da área, quando se fizer necessário;
  12. Manter relações de intercâmbio com as instituições responsáveis pelas políticas de fomento à pesquisa e captação de recursos, para o desenvolvimento nas áreas de recursos humanos, ciência e tecnologia;
  13. Gerenciar programas de bolsas de iniciação científica, incluindo acompanhamento dos bolsistas, organização e manutenção do arquivo de iniciação científica;
  14. Coordenar programa de auxílio à participação de servidores e discentes em eventos científicos;
  15. Acompanhar as ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional, nos planos de ação e nos projetos e programas vinculados à pesquisa;
  16. Executar a política de pesquisa aprovada pela Pró-reitoria de Pesquisa do IFBA.