Você está aqui: Página Inicial > Arinter > Estrangeiros
conteúdo

WhatsApp Image 2021-07-05 at 13.14.28.jpeg

Estrangeiros

O IFBA vem se organizando para adequar suas estruturas visando melhorar o acolhimento de estudantes estrangeiros em nossa instituição, consolidando, desta forma, suas parcerias com os organismos e instituições internacionais.

 Atualmente, recebemos estudantes estrangeiros através do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). 

 

PEC-G

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), criado oficialmente em 1965, é regido atualmente pelo Decreto Presidencial n. 7.948, publicado em 2013 e visa oferecer a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico, a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

O Programa é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação, em parceria com Instituições de Ensino Superior em todo o país. 

O IFBA é uma das instituições brasileiras que acolhe estudantes estrangeiros através do PEC-G. As unidades do IFBA que ofertam vagas para o Programa PEC-G são:

Campus Barreiras: localizado no oeste da Bahia, a cerca de 700 km de Salvador.

Campus Eunápolis: localizado no sul da Bahia, a cerca de 400 km de Salvador.

Campus Irecê: localizado na centro-norte da Bahia, a cerca de 400 km de Salvador.
Campus Salvador: localizado na região litorânea.

Campus Vitória da Conquista: localizado na sudoeste da Bahia, a cerca de 300 km de Salvador.

 

Para conhecer os cursos do IFBA que oferecem vagas para alunos do PEC-G, clique aqui.

 

Mais informações:

Informações Gerais sobre o Programa

Manual dos Estudantes do PEC-G

 

Cursos do IFBA com vagas para o PEC-G

1 ) Engenharia Civil (Eunápolis e Vitória da Conquista):

Forma profissional capacitado a se engajar em quaisquer áreas de aplicação da Engenharia Civil, com sólida formação básica, consciente da necessidade de aprendizagem e atualização contínua ao longo da sua vida profissional, ciente das exigências e das implicações ambientais na área da construção civil. Ao final do curso deve estar apto a projetar, gerenciar e executar obras e construções diversas, como barragens, pontes, estradas, edifícios, saneamento básico, dentre outras.

2) Engenharia Ambiental (Vitória da Conquista):

O Curso de Engenharia Ambiental propõe-se a graduar e formar profissionais de nível superior, com forte formação tecnológica, utilizando-se também das relações interdisciplinares, com ênfase nas questões econômicas, sociais e ético-ambientais. Pretende-se que este profissional possua conhecimentos técnicos suficientes para adotar procedimentos capazes de minimizar os impactos ambientais indesejáveis, em escala local, regional e global.


3 ) Engenharia Elétrica (Vitória da Conquista):

O curso de Engenharia Elétrica compreende uma parte comum a todas as áreas do conhecimento em que se desdobra e uma parte específica, em função de cada área de habilitação. O profissional em Engenharia Elétrica poderá desenvolver atividades nas áreas de projetos elétrico-eletrônicos, informática e automação, controle automático de processo de rede de comunicação, redes de transmissão, distribuição de energia e sistema micro processado.


4 ) Engenharia de Alimentos (Barreiras):

O objetivo do curso de Engenharia de Alimentos é generalista. O estudante irá receber uma formação sólida dos princípios e teorias da Engenharia de Alimentos, principalmente, as relacionadas aos fundamentos da engenharia e tecnologia, priorizando a verticalização dos conteúdos. Com vistas ao mundo do trabalho, o profissional deverá possuir conhecimentos específicos nas áreas de controle de qualidade e agronegócios e capacidade para relacionar estas quatro áreas na rotina diária.


5 ) Arquitetura e Urbanismo (Barreiras):

O Bacharel em Arquitetura e Urbanismo é um profissional histórico-crítico capaz de organizar e dirigir o conjunto de atividades relativas à Arquitetura e ao Urbanismo, incluindo: capacidade de elaboração de projetos, com soluções técnicas economicamente viáveis e culturalmente responsáveis; capacidade de absorver novas tecnologias e de visualizar, com criatividade, novas aplicações; capacidade de análise de problemas e síntese de soluções; desenvolvimento de liderança e de trabalho em equipes multidisciplinares; consciência da necessidade de contínua atualização profissional; capacidade de resolver problemas concretos, modelando situações reais, levando em conta os aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais.


6 ) Tecnologia em Eventos (Salvador):

O Curso Superior de Tecnologia em Eventos do IFBA formará Tecnólogos em Eventos com qualificação para atuar em empresas privadas, órgãos públicos e instituições afins, com pleno domínio dos conceitos e conteúdos necessários à realização de eventos e das novas tecnologias próprias da área. Os profissionais serão preparados para identificar, classificar e tipificar os diversos formatos de eventos; prospectar e captar eventos; elaborar estudos de viabilidade operacional e financeira para eventos; Discutir as estratégias de promoção e marketing de eventos; Prestar consultoria e assessoria em empresas para a realização de eventos; planejar, organizar e produzir eventos em várias modalidades; gerenciar, treinar e desenvolver equipes operacionais de eventos; planejar e compor ambientes para diferentes eventos; elaborar cardápios de alimentos e bebidas combinando-os ao tipo de serviço do evento; conhecer a legislação específica para a organização de eventos; correlacionar os conhecimentos de várias disciplinas ou ciências; desempenhar a função de agente educativo nas questões relativas a eventos.

 

7) Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Irecê)

O objetivo do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é formar profissionais capazes de compreender e dominar o processo de construção do desenvolvimento de software para realizar atividades de análise, especificação, projeto, implementação, teste, suporte e manutenção de sistemas computacionais. Além dessas áreas, este profissional poderá atuar, também, como gestor de Tecnologia da Informação nas organizações ou como livre empreendedor, ofertando seus serviços diretamente ao mercado.

 
Assessoria de Relações Internacionais
E-mail: international@ifba.edu.br | Tel.: +55 (71) 3221-0341
Endereço: Av. Araújo Pinho, nº 39, Canela. CEP: 40.110-150. Salvador – BA.