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Ficha Técnica do Curso

HabilitaçãoBacharel em Engenharia Mecânica
DescriçãoO curso habilitará os estudantes obrigatoriamente na modalidade de bacharelado em Engenharia Mecânica. O engenheiro mecânico estará apto a desenvolver projetos, gerenciamento de mão de obra, desenvolvimento de produtos com vistas em ações sustentáveis, sócio-políticas e ambientais, entre outras atividades.
Implantação do curso03 de julho de 2017
Regime acadêmicoPeriodização semestral. Cada período tem duração de 100 (cem) dias letivos.
Número de vagas1 turma anual de 40 alunos
TurnoDiurno e Noturno com aula aos sábados
Regime de matrículaSemestral
Dimensão das turmasAulas teóricas: até 40 alunos
Aulas práticas: até 20 alunos
Regime do cursoSistema de créditos
Tempo de integralização mínimo10 (dez) semestres
Tempo de integralização máximo20 (vinte) semestres
Total de créditos258 créditos
Carga Horária

Carga horária Teórica: 2625 horas
Carga horária Prática: 845 horas
Atividades Complementares: 120 horas
Estágio Supervisionado: 180 horas
Trabalho de Conclusão do Curso: 30 horas
Atividades de Extensão: 400 horas
Carga horária total: 3990 horas

ModalidadePresencial
Forma de ingresso
  • SISU: Resolução nº 31, de 09 de junho de 2016.

  • Conforme as Normas Acadêmicas do Ensino Superior (NAES):
    • Transferência interna e externa;
    • Categoria de aluno especial;
    • Categoria ouvinte;
    • Convênio, intercâmbio ou acordo cultural;
    • Portador de Diploma
Reconhecimento do MECAguardando       


O Campus

Contatos

Coordenador:
Marcus Vinicius Pascoal Ramos
(Portaria de nomeação: Portaria 1495 de 28 de abril de 2021, publicada no DOU em 10.05.21)

Titulação/Formação:
Mestre em Gestão e Tecnologia Industrial
Graduação em Engenharia Industrial Mecânica

Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6617038284171990

E-mail:
marcuspascoal@ifba.edu.br

Contato:
71 3295-5602

Funcionamento:
12:00h- 21:00h (segunda a sexta)
07:00h - 11:00h (sábado)

Perfil do egresso

Em consonância com o artigo 4º da Resolução CNE/CES Nº 2, de 24 de abril de 2019, a formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

I. Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto:

a) ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos;
b) formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas;

II. Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação:

a) ser capaz de modelar os fenômenos, os sistemas físicos e químicos, utilizando as ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação, entre outras;

b) prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos;

c) conceber experimentos que gerem resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo;

d) verificar e validar os modelos por meio de técnicas adequadas; 

III. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos:

a) ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas;

b) projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de Engenharia;

c) aplicar conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia;

IV. Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia:

a) ser capaz de aplicar os conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar a implantação das soluções de Engenharia;

b) estar apto a gerir, tanto a força de trabalho quanto os recursos físicos, no que diz respeito aos materiais e à informação;

c) desenvolver sensibilidade global nas organizações;

d) projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os problemas;

e) realizar a avaliação crítico-reflexiva dos impactos das soluções de Engenharia nos contextos social, legal, econômico e ambiental;

V. Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica:

a) ser capaz de expressar-se adequadamente, seja na língua pátria ou em idioma diferente do Português, inclusive por meio do uso consistente das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), mantendo-se sempre atualizado em termos de métodos e tecnologias disponíveis;

VI. Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares:

a) ser capaz de interagir com as diferentes culturas, mediante o trabalho em equipes presenciais ou a distância, de modo que facilite a construção coletiva;

b) atuar, de forma colaborativa, ética e profissional em equipes multidisciplinares, tanto localmente quanto em rede;

c) gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo as estratégias e construindo o consenso nos grupos;

d) reconhecer e conviver com as diferenças socioculturais nos mais diversos níveis em todos os contextos em que atua (globais/locais);

e) preparar-se para liderar empreendimentos em todos os seus aspectos de produção, de finanças, de pessoal e de mercado;

VII. Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão: 

a) ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de Engenharia na sociedade e no meio ambiente;

b) atuar sempre respeitando a legislação, e com ética em todas as atividades, zelando para que isto ocorra também no contexto em que estiver atuando; e

VIII. Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação:

a) ser capaz de assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem contínua, à produção de novos conhecimentos e ao desenvolvimento de novas tecnologias.

b) aprender a aprender. O perfil do egresso do Curso de Engenharia Mecânica do IFBA, campus Simões Filho é de um profissional plenamente qualificado, pronto para acompanhar e desenvolver novas tecnologias, por seus conhecimentos técnicos e sua capacidade de resolver problemas.

De maneira resumida, o perfil do engenheiro mecânico deve contemplar os seguintes pontos:

  • Realizar perícia técnica em equipamentos e componentes mecânicos;
  • Especificar, calcular e desenhar sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas;
  • Controlar o processo produtivo e a qualidade do produto;
  • Elaborar normas, manuais e especificações técnicas;
  • Elaborar planos de manutenção preventiva e preditiva, inspecionando, testando e coletando dados técnicos de funcionamentos de sistemas, conjuntos mecânicos e componentes; ▪ Participar de programas de treinamentos quando solicitado;
  • Trabalhar obedecendo as normas técnicas de segurança, qualidade, produtividade, higiene e preservação ambiental;
  • Utilizar e se manter atualizado com as novas tecnologias e softwares;
  • Estudo de viabilidade técnico-econômica;
  • Assistência, assessoria e consultoria;
  • Elaborar orçamentos;
  • Atuar nas mais diversas áreas da engenharia de modo a respeitar as diferenças, à tolerância e à solidariedade;
  • Atuar de forma criativa e arrojada na percepção, definição, análise e formulação de soluções de problemas políticos, éticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, sempre comprometido com o desenvolvimento humano sustentável.

Matriz curricular

Núcleo Docente Estruturante

(Portaria nº 036 de 02 de maio de 2022)

Marcus Vinícius Pascoal Ramos – Presidente
Jefferson Caponero
Luiz José da Silva
Marcelo Miguel da Silva
Marcus Cincinato Brzeski Andrade
Maria Cléa Soares de Albuquerque
Rúi Carlos de Souza Mota

Colegiado do Curso

(Portaria nº 035 de 02 de maio de 2022)

Marcus Vinícius Pascoal Ramos - Coordenação/Docente
Marcelo Miguel da Silva – Docente
Ângela Oliveira do Nascimento - Técnico Pedagógico
Azly Santos Amorim de Santana – Docente
Jefferson Caponero – Docente
Luiz José da Silva – Docente
Núbia Costa Nascimento – Docente
Carlos Alberto Gonzaga de Sá – Docente
Adriana Gomes Santos – Docente
Marcus Cincinato Brzeski Andrade – Docente
Joelito da Cruz Santos – Docente
Juanice Helena de Andrade – Docente<
Paulo Roberto dos Santos – Docente
Luana Teixeira Macedo – Discente
Ruan Paulo dos Santos Santana – Discente
Hércules Lima Cerqueira – Discente

Centro Acadêmico


Normas e Regulamentos

Documentos Institucionais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Simões Filho 
Via Universitaria s/n, Pitanguinha - Simões Filho - Ba. CEP: 43700-000 
 E-mail: comunicacaosocial_sf@ifba.edu.br
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