Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Antônio de Jesus > Ensino > Cursos Tecnologos > Redes de Computadores
conteúdo

Redes de Computadores

por Campus Santo Antônio de Jesus publicado 25/07/2017 15h55, última modificação 15/08/2019 14h41

1. Apresentação

O curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores pretende oferecer uma formação em nível superior gratuita e de qualidade, proporcionando aos estudantes conhecimentos tecnológicos que os propiciem não apenas competências e habilidades para ingressar no mercado, mas também para a criação e o fortalecimento de um nicho mercadológico de Tecnologia da Informação na realidade local, com o objetivo de colaborar significativamente para o desenvolvimento econômico e social da região, através da produção de inovação tecnológica voltado para o desenvolvimento de soluções de redes de computadores.

 2. Objetivo

O objetivo do curso é a formação qualificada de tecnólogos em Redes de Computadores, observando os aspectos necessários à atuação na área de Tecnologia da Informação em geral, e na área de Redes de Computadores em particular. Isto se deve refletir em formação prática, com uso de ferramentas e técnicas atualizadas, bem como em um nível de fluência em Língua Inglesa adequado à atuação profissional. Este objetivo está em consonância com os demais, que são:

  • Formar profissionais atualizados com as tecnologias de redes existentes no mercado, capazes de desenvolver e implantar projetos de redes, configurar e gerenciar ambientes de redes para otimizar o funcionamento de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, com qualidade e segurança nos processamentos da comunicação de dados necessários para sua operação.
  • Desenvolver a capacidade empreendedora dos estudantes, com incentivo à produção e à inovação científico-tecnológica e o desenvolvimento de competências profissionais e tecnológicas, com capacidade de aprendizado contínuo e avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;
  • Disponibilizar aos alunos um curso com flexibilidade na formação, interdisciplinaridade e atualização permanente de seus currículos;
  • Associar teoria e prática;
  • Ofertar a Língua Inglesa de forma diferenciada, com objetivo de atender as demandas específicas do mundo do trabalho. 

 

3. Perfil do Egresso

O curso se propõe a formar um profissional que possa atender às necessidades do mundo do trabalho, com ênfase nas atividades de gerenciamento e desenvolvimento de redes além de viabilizar o projeto de vida do acadêmico conforme os objetivos e a missão da Instituição. A formação técnica será complementada através do incentivo a capacidade empreendedora do acadêmico, além da oferta, de forma diferenciada, de Língua Inglesa necessária para o exercício da profissão.

O egresso do curso de Redes de Computadores IFBA - Santo Antônio de Jesus com esta formação deverá ser um profissional capaz de desenvolver, analisar, projetar e implementar projetos de redes; Conhecer a estrutura física e lógica dos equipamentos de redes; Acompanhar, estudar e aplicar novas tecnologias procurando a melhoria da qualidade dos serviços e aumento da produtividade.

O Tecnólogo em Redes de Computadores desenvolverá suas atividades em empresas públicas ou privadas da área de Tecnologia da Informação, bem como inserido nas equipes de infraestrutura interna da área de Tecnologia da Informação das organizações em geral. O Tecnólogo em Redes de Computadores também poderá atuar como consultor de tecnologia ou como livre empreendedor, ofertando seus serviços diretamente ao mercado.

O tecnólogo egresso deverá ter condições de assumir um papel de agente transformador do mercado, sendo capaz de provocar mudanças através da agregação de novas tecnologias e desenvolvimento de novas estratégias de negócios, bem como deverá estar apto a atuar nas seguintes áreas da Tecnologia da Informação:

  • Projeta e implantação de Redes de Computadores;
  • Manutenção e gestão de Redes de Computadores;
  • Desenvolvimento de aplicações para ambientes de redes; e,
  • Segurança de redes.

 

4. Documentos

Matriz Curricular

Projeto Pedagógico do Curso

 

COORDENAÇÃO:

LÚCIO MAURO SOUZA BORGES / E-mail: coredes.saj@ifba.edu.br

Designado pela PORTARIA 383 de 08/02/2019