Engenharia Ambiental
O Curso de Engenharia Ambiental do IFBA propõe-se a graduar e formar profissionais de nível superior, com forte formação tecnológica, utilizando-se também das relações interdisciplinares, com ênfase às questões econômicas, sociais e ético-ambientais. O objetivo central é oferecer condições ideais para a formação de um engenheiro ambiental sintonizado com os problemas e necessidades do Sudoeste da Bahia, da Bahia e do país.
A atuação do Engenheiro Ambiental é assegurada através da resolução nº 447 de 22 de setembro de 2000 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), que regulamenta o exercício profissional.
Entre as atribuições profissionais destacam-se: controle da qualidade ambiental (redes de monitoramento e vigilância); a gestão e tratamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos; a análises de riscos e avaliação de impactos ambientais; o estudo de sistemas de gestão e planejamento ambiental; a gestão de recursos hídricos e saneamento ambiental; auditoria ambiental; tecnologias limpas e o estudo de energias renováveis, dentre outras.
As habilidades e competências conferidas ao longo do curso fornecerão condições para que esse profissional trabalhe em atividades de estudo, planejamento, projeto e especificações, consultoria, direção de obra, vistorias, avaliações e laudos, ensino e pesquisa, bem como todas as demais atividades que dizem respeito às ações da Engenharia e que são estabelecidas na Resolução 447/2000 do CONFEA/CREA. Desta forma, as oportunidades de trabalho podem estar em instituições de ensino e pesquisa, órgãos executores de gerenciamento e controle ambiental, organizações não-governamentais (ONGs), agências reguladoras de água, energia elétrica e vigilância sanitária, empresas de consultoria, dentre vários outros setores de atuação.
Coordenação
Coordenador: José Carlson Gusmão | Horário de Funcionamento: Diurno |
Turno: diurno
Duração mínima: cinco anos (10 semestres)
Modalidade: Bacharelado