Você está aqui: Página Inicial > Campus Seabra > Extensão > Perguntas Frequentes
conteúdo

Perguntas Frequentes

  1. O que é necessário para iniciar um estágio?

I. Ter, no mínimo, 16 anos completos na data de início do seu estágio;

II. Ter sua matrícula regularizada na Coordenação de Registros Acadêmicos (CORES), antes do início do estágio;

III. Atender aos requisitos previstos no PPC, no caso de estágio obrigatório.

  1. Posso iniciar o estágio sem a documentação necessária?

Não. O estudante deve comparecer ao Departamento de Extensão para formalizar o seu cadastro e obter as informações necessárias.

  1. Posso iniciar o estágio sem professor(a) orientador(a)?

Não.

  1. Qual a função do professor(a) orientador(a)?

Acompanhar todas as etapas do estágio curricular, oferecendo orientação sobre atividades de planejamento, execução, bem como avaliar o processo de ensino e aprendizagem, de acordo com o Plano de Atividades de Estágio em consonância com o PPC.

  1. Onde posso realizar o estágio curricular?

Em instituições, empresas públicas e/ou privadas e laboratórios de ensino/pesquisa, desde que as atividades do estágio estejam relacionadas com o curso que está regularmente matriculado.

  1. Posso estagiar quantas horas por dia?

A carga horária deve ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular. 

  1. Qual a carga horária mínima de estágio para obtenção do diploma?

Para os cursos da forma Integrada, exige-se o cumprimento de, no mínimo, 360 horas de estágio curricular.

  1. Posso fazer mais que a carga horária mínima exigida de estágio para obtenção do diploma?

Sim. Para fins de registro, será computada a carga horária total do estágio curricular.

  1. Por quanto tempo posso permanecer no estágio?

Não poderá exceder 2 (dois) anos na mesma parte concedente, exceto quando se tratar de estagiário com necessidades educacionais especiais.

  1. Já conclui todas as disciplinas e necessito realizar somente o estágio curricular, o que devo fazer?

Deve requerer inicialmente a matrícula junto à Coordenação de Registros Acadêmicos (CORES), que observará a conveniência e validade desta antes de iniciar o estágio.

  1. Possuo experiência profissional comprovada, posso solicitar dispensa do estágio curricular?

Sim. O estudante empregado ou com experiência anterior na iniciativa privada ou pública poderá aproveitar suas atividades profissionais para dispensar parcial ou totalmente o estágio, desde que atue ou tenha atuado na área do respectivo curso e sejam suas atividades aprovadas por docente da área, delegado pelo coordenador de curso.

  1. Atividades de extensão, monitorias, iniciação científica e/ou tecnológica e projetos de pesquisa vinculados ao curso Técnico de Nível Médio na forma integrada, desenvolvidas pelo estudante, poderão ser equiparadas ao estágio?

Sim. Desde que as atividades estejam relacionadas ao curso que está regularmente matriculado e tenham a concordância do professor(a) orientador(a).

  1. O que preciso entregar para finalizar meu estágio curricular?

Termo de compromisso de estágio, Termo de compromisso de orientação de estágio, Plano de atividades de estágio, Ficha de frequência, Auto avaliação do(a) estagiário(a), Avaliação de desempenho do(a) estagiário(a) (empresa), Ficha de avaliação do estágio pelo(a) aluno(a) (Entrevistas), Relatório de Estágio e Barema para avaliação de relatório de estágio.

  1. O estagiário tem direito a recesso?

Sim. Para estágio com duração igual ou superior a um ano, o período de recesso é de 30 dias, a ser gozado, preferencialmente, durante suas férias escolares.

I. O recesso deve ser remunerado, quando o estagiário recebe bolsa ou outra forma de contraprestação.

II. Os dias de recesso previstos devem ser concedidos de maneira proporcional, nos casos de o estágio ter duração inferior a um ano.

  1. Posso encerrar o estágio antes do dia previsto?

Sim. O Termo de compromisso de estágio pode ser rescindido (terminado) a qualquer momento, desde que haja interesse de qualquer uma das partes. Nesse caso, deve ser preenchido o Termo aditivo, documento que oficializa o término do vínculo entre o estagiário e a unidade concedente.

  1. O meu estágio pode ser prorrogado?

Sim. Você deverá solicitar um termo aditivo no Departamento de Extensão e entregar na unidade concedente do estágio para preenchimento.