Perguntas Frequentes
1. Os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Produção
Multimídia são cursos de ensino superior?
Sim. Os três cursos concedem o grau de curso superior em tecnologia. Cursos de curta duração,
voltados para o mercado de trabalho.
2. Qual a duração da minha graduação?
Todos os 3 cursos (Produção Multimídia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de
Computadores):
• Tempo previsto para conclusão/integralização: 6 semestres
• Tempo máximo previsto para conclusão/integralização: 12 semestres
3. Os cursos superiores são ofertados em outro turno além do noturno?
Não. Todos os nossos cursos superiores são cursos ofertados exclusivamente no turno noturno, no
IFBA - Campus Santo Antônio de Jesus.
4. Quais são os horários das disciplinas ofertadas?
As disciplinas dos cursos superiores em tecnologia são ofertadas em horários entre 17:40 e 22h.
5. Para participar das aulas é necessário ter algum equipamento específico?
Não são necessários equipamentos específicos para as aulas presenciais no IFBA. São ofertados
laboratórios onde os(as) estudantes podem praticar e realizar suas atividades durante as disciplinas. A aquisição de equipamentos, como notebook, é um facilitador para o(a) discente perante o curso. Porém não é um item obrigatório para as aulas presenciais. Devido à pandemia, para as aulas remotas, são necessários equipamentos que permitam conexão com a internet e o acompanhamento das aulas pelos meios de transmissão definidos pelo campus. Exemplos destes equipamentos são: smartphone, tablet, desktop e/ou notebook.
6. Os(as) estudantes do IFBA possuem auxílios estudantis?
Os(As) estudantes do IFBA podem participar das seleções de bolsas e auxílios do PAAE (Programa
de Assistência e Apoio ao Estudante), ou outro auxílio que seja regulamentado pela Instituição. Os editais de seleção são divulgados por meio do site do IFBA e e-mails encaminhados pelo campus no início de cada semestre, contendo datas e documentos necessários para que o(a) estudante possa participar. Por isso, fiquem ATENTOS(AS) ao SITE! As bolsas e auxílios os quais os(as) estudantes têm direito, caso sejam aprovados(as), podem ser:
- Transporte
- Moradia
- Para Aquisições
- Cópia e Impressão
- Alimentação
- Bolsas de estudo
- Bolsa PINA - Projeto de Incentivo à Aprendizagem
7. O IFBA possui residência universitária?
Não. No entanto é prevista a oferta de auxílio-moradia pelo PAAE. Recomendamos que os(as) estudantes que necessitem fiquem atentos(as) aos editais lançados por meio do site do IFBA SAJ, bem como pelos e-mails enviados pelo campus.
8. Todos os(as) estudantes que se inscrevem em um edital de bolsa e/ou auxílio são contemplados?
Não. Os editais possuem critérios preestabelecidos e um limite orçamentário. Os alunos serão selecionados conforme os critérios estabelecidos em edital e o limite orçamentário disponível por meio dos recursos advindos do governo federal.
9. Quais são os valores das bolsas e auxílios?
Os valores podem variar conforme orçamento do campus destinado à assistência estudantil. Fique atento(a) às publicações nos canais oficiais do campus! O prazo de pagamento dos auxílios pode durar até dezembro do ano em que foi liberado e não são renovados automaticamente. Assim, no ano seguinte, se o(a) estudante necessitar novamente do auxílio, deverá participar de uma nova seleção por meio de um novo edital, exceto em situações
excepcionais.
10. O que é a CAE?
A CAE é a Coordenação de Atendimento aos Estudantes. Uma coordenação composta por uma
equipe multidisciplinar que realiza acompanhamentos voltados à aprendizagem, saúde e auxílios da assistência estudantil.
11. O que é o CAPNE (antigo NAPNE)?
O CAPNE é a Coordenação de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais. Qualquer estudante que precisar de algum atendimento especial pode entrar em contato com o setor.
12. O que é CRA?
CRA é a Coordenação de Registros Acadêmicos. Ela tem o objetivo de guardar e controlar os registros escolares e acadêmicos com a finalidade de acompanhar a vida escolar do aluno - recebendo, processando e distribuindo informações, desde o ingresso do(a) estudante na instituição até a expedição e registro do certificado de conclusão.
O contato com a Coordenação de Registros Acadêmicos pode ser realizado pelo e-mail: cra.saj@ifba.edu.br.
Algumas das atribuições desta coordenação são:
- Efetivação, renovação, trancamento e cancelamento de matrícula;
- Reintegração ao curso;
- Transferência de aluno (Interna e externa);
- Atestados de matrícula;
- Atestados de frequência dos alunos;
- Declarações diversas;
- Confecção de diário de classe;
- Recebimento diário do professor;
- Justificativa de faltas de alunos;
- Aproveitamento de conteúdos de disciplinas;
- Segunda chamada de avaliações;
- Emissão de histórico escolar;
- Elaboração de relatório de notas;
- Boletins de desempenho escolar;
- Registro e encaminhamento de Diplomas e Certificados de conclusão de curso;
- Controle dos requerimentos dos alunos (justificativa de faltas, 2ª chamada, transferência, histórico, boletim, trancamento, cancelamento etc.);
- Atualização de documentos cadastrais;
- Promover a guarda e emissão de documentos escolares relativos à vida acadêmica dos alunos;
- Relatório de resultado final;
- Registro das notas finais de cada disciplina informada no diário do professor de cada turma;
- Registro e expedição do Certificado ENEM;
- Cadastramento: SISTEC;
- Cadastramento: EDUCACENSO;
- Cadastramento: SISTEMA PRESENÇA;
- Cadastramento: SIGA EDU;
- Registrar todos os alunos matriculados por curso.
13. O que é o SUAP?
O SUAP é o Sistema Unificado de Administração Pública utilizado pelo IFBA. Nele, o(a) estudante pode consultar os seus dados pessoais e obter informações sobre sua vida acadêmica na instituição, como registros de notas e frequências nas disciplinas. Após a matrícula de ingresso no IFBA, o(a) estudante receberá um login e senha para ter acesso ao sistema.
14. Desejo realizar o aproveitamento de disciplinas de um curso superior que fiz ou estou
fazendo. Qual o procedimento?
Para realizar o aproveitamento de disciplinas já cursadas em outro curso superior ou no mesmo curso em outra instituição de ensino superior, o(a) estudante deve preencher o formulário de Requerimento de Aproveitamento de Estudos e protocolar a solicitação através do e-mail: protocolo.saj@ifba.edu.br. Este formulário passará pela coordenação de curso e, eventualmente, por um professor responsável pela disciplina para aprovação. Antes de formalizar o requerimento, fiquem atentos às normas e regras de aproveitamento, como carga horária e ementa das disciplinas cursadas que desejam ser aproveitadas no curso.
15. Como tenho acesso aos formulários para realizar alguma solicitação ou reclamação no IFBA?
Os formulários para a realização de solicitações ou reclamações estão disponíveis no site do IFBA, através do endereço: https://portal.ifba.edu.br/santoantonio/setores-administrativos/protocolo, e também podem ser solicitados através do e-mail: protocolo.saj@ifba.edu.br.
16. Caso eu vá para a prova final, como calculo a nota que preciso tirar?
A média para aprovação em uma disciplina no IFBA é 7,0. Caso o(a) estudante não consiga alcançar esta nota ao término do semestre, ele(a) vai para a prova final. No cálculo para aprovação ou não do(a) estudante, a média do semestre tem peso 2 e a nota na prova final tem peso 1. O(A) estudante é aprovado se a média após a final for maior ou igual a 5. Cálculo:
1. Nota do semestre * 2 = Resultado da nota do semestre
2. Resultado da nota do semestre + nota da prova final = Resultado semestre mais final
3. Resultado semestre mais final dividido por 3 = Média após final
4. Se a Média após final for maior ou igual a 5, o(a) estudante estará aprovado(a).
Ou seja, a soma das: nota do semestre, com peso 2 e da nota da prova final precisa ser, no mínimo igual a 15, para aprovação.
Vamos para dois exemplos:
1. Caso o(a) estudante tire nota 6 na média do semestre.
- A nota do semestre tem peso 2: 6x2 = 12
- Nota na prova final: 3
- Média final: 12+3 = 15
- Resultado: 15/3 = 5 (Aprovado/Aprovada)
2. Caso o(a) estudante tire nota 5 na média do semestre.
- A nota do semestre tem peso 2: 5x2 = 10
- Nota na prova final: 5
- Média final: 10+5 = 15
- Resultado: 15/3 = 5 (Aprovado/Aprovada)
Para saber quanto precisa tirar em uma prova final, multiplique sua nota do semestre por 2. O valor que faltar para completar 15 é a nota mínima que o(a) estudante precisa tirar para ser aprovado(a) na final.
17. Quais as maiores dificuldades que posso me deparar em relação aos cursos?
No ensino superior, a exigência de autonomia do(a) estudante é maior do que nas fases escolares anteriores. Com isso, é preciso ter disciplina para reservar tempo para estudar de forma independente os assuntos ministrados em aula. Cada docente tem uma metodologia de ensino, então tire suas dúvidas e mantenha o diálogo constante com eles(as).
18. Com quem posso conversar se estiver com dificuldade em acompanhar as disciplinas?
Primeiramente, com o(a) professor(a) da disciplina. Mantendo a dificuldade, pode falar com o(a) coordenador (a) do curso ou ainda solicitar atendimento pedagógico à CAE.
E-MAILS:
• Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação: cppgi.saj@ifba.edu.br
• Direção geral: dg.saj@ifba.edu.br
• Direção de ensino: diren.saj@ifba.edu.br
• Coordenação curso de ADS: coads.saj@ifba.edu.br
• Coordenação curso de Redes: coredes.saj@ifba.edu.br
• Coordenação curso de Produção Multimídia: comultimidia.saj@ifba.edu.br
• Setor de protocolo: protocolo.saj@ifba.edu.br
• Coordenação de atendimento aos estudantes: cra.saj@ifba.edu.br
• Comissão de assistência estudantil: comae.saj@ifba.edu.br
19. Demais informações sobre os cursos (fluxograma, disciplinas ofertadas, ementa das
disciplinas...):
• Análise e Desenvolvimento de Sistemas:
https://portal.ifba.edu.br/santoantonio/ensino/cursos-tecnologos/analise-e-desenvolvimentode-
sistemas
• Produção Multimídia:
https://portal.ifba.edu.br/santoantonio/ensino/cursos-tecnologos/producao-multimidia
• Redes de Computadores:
https://portal.ifba.edu.br/santoantonio/ensino/cursos-tecnologos/redes-de-computadores