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Pedagógico

por Campus Irecê publicado 16/08/2017 14h22, última modificação 10/09/2019 14h05

Atendimento aos discentes no que se refere ao processo de aprendizagem: organização de estudos; compromisso; disciplina, relações interpessoais; orientação quanto aos direitos e deveres;
Mediação de conflitos entre docentes, discentes, famílias;
Orientação aos professores quanto ao processo de ensino aprendizagem;
Realização de palestras com temas específicos para docentes, discentes e técnicos-administrativos;
Acompanhamento do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores;
Participação no Conselho de Diagnóstico;
Participação em formação continuada para atualização teórico-metodológica;
Participação na organização das turmas, horário semanal de aulas;
Incentivo à participação dos alunos no Grêmio Estudantil;
Realização de curso de extensão para alunos dos primeiros anos, incentivando a leitura e a escrita.

Contato:

Telefone: E-mail
 3688-6708 pedagogico.ire@ifba.edu.br

 

Servidores(as):

Servidor(a) Função E-mail Horário
Taiane Dantas Martins Pedagoga taianedantas@ifba.edu.br Das 07:00h às 13:00h
Ancelmo Machado Bastos  Pedagogo ancelmomachado@ifba.edu.br Das 13:00h às 19:00h

 

São atribuições do Pedagógico:

I. Participar da elaboração, execução e atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, visando garantir a revisão sistemática a cada dois anos;

II. Coordenar o Planejamento, acompanhamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem, em parceria com os docentes;

III. Participar do processo de elaboração e revisão do Projeto Pedagógico Institucional;

IV. Acompanhar a implementação do Projeto Pedagógico Institucional;

V. Proporcionar orientação pedagógica ao corpo docente na organização de programas de ensino, metodologias, recursos e instrumentos de planejamento, desenvolvimento e avaliação da aprendizagem;

VI. Identificar e dar encaminhamento devido às questões institucionais intervenientes na aprendizagem do estudante; VII. Analisar os resultados da avaliação realizada nos Conselhos de Classe Diagnósticos e propor ações interventivas; VIII. Atender demandas relativas à implementação e execução dos currículos, no que concerne a situações intervenientes na aprendizagem, a partir de  diagnóstico realizado em parceria com as demais seções da Coordenação Pedagógica;

IX. Emitir parecer sobre os planos de ensino de cada área de conhecimento, em parceria com os respectivos docentes;

X. Desenvolver ações de orientação e acompanhamento pedagógico dos estudantes, a partir da problematização do processo ensino-aprendizagem;

XI. Desenvolver ações que visem à adaptação e integração dos estudantes na Instituição;

XII. Acompanhar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, em colaboração com os docentes e família;

XIII. Acompanhar sistematicamente o processo ensino-aprendizagem, de modo a identificar dificuldades de natureza diversa que podem refletir direta ou indiretamente no seu desempenho acadêmico, intervindo, quando necessário;

XIV. Sistematizar as informações necessárias para o conhecimento global do estudante;

XV. Acompanhar a frequência dos estudantes e intervir em casos de baixa frequência com risco de reprovação e/ou evasão;

XVI. Analisar os resultados da avaliação realizada nos Conselhos de Classe Diagnóstico e propor ações interventivas;

XVII. Orientar os estudantes na organização de seus estudos, tanto individualmente quanto em grupo;

XVIII. Promover ações voltadas à orientação profissional e à preparação do estudante para o ingresso no mundo do trabalho;

XIX. Promover a integração e participação da família dos estudantes no contexto acadêmico; XX. Promover e ampliar a formação integral dos estudantes por meio de atividades e eventos de caráter socioeducativo, visando a formação do cidadão histórico-crítico, em parceria com as demais coordenações do Departamento de Ensino; 

XXI. Promover fóruns de discussão com os estudantes com temáticas relacionadas ao protagonismo juvenil, em pareceria com as demais seções desta Coordenação;

XXII. Desenvolver ações que busquem garantir o bem-estar biopsicossocial dos estudantes e a preservação da saúde mental, através de ações de natureza preventiva e interventiva, que respeitam a ética e os direitos humanos e priorizem a multidisciplinaridade;

XXIII. Identificar e encaminhar demandas interventivas na aprendizagem para os devidos órgãos;

XXIV. Executar outras funções que, por sua natureza, lhe sejam afins ou lhe tenham sido atribuídas.

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