Coordenação de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas– CAPNE
Formação continuada do docente para o trabalho com a diversidade, por meio de cursos de extensão; Capacitação da comunidade escolar para informação e sensibilização para as questões das diversidades; Organização do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especificas, seu espaço e recursos para atendimento educacional especializado;
Acompanhamento profissional aos alunos com deficiência Fornecimento de recursos pedagógicos, metodológicos e tecnológicos alternativos aos professores dos estudantes com deficiência.
Contato:
Telefone: | |
(74) 3688-6724 | napne.ire@ifba.edu.br |
Servidora | Função | Horários | |
Iza Rocha Souza | Coordenadora | iza.rocha@ifba.edu.br |
Seg, Qua e Qui: 07h às 12h e 13h às 16h Ter e Sex 12h às 17h e 19h às 22h |
Documentos:
Portaria de nomeação - 240 de 26/01/2022
REGULAMENTO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO DO CAMPUS IRECÊ
Legislação e Normas
Secretaria de Educação Especial
Nossa estrutura:
São atribuições do Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas:
I. Propor programas e projetos que visem orientar os servidores do Campus no que concerne à inclusão das pessoas com necessidades especiais;
II. Participar da elaboração e desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para pessoas com necessidades especiais;
III. Participar da elaboração de diretrizes e regulamentos dos Cursos oferecidos pelo Campus;
IV. Cadastrar estudantes com necessidades específicas, mantendo o registro do tipo e extensão da necessidade;
V. Informar ao Departamento de Ensino e às suas Coordenações pertinentes sobre a necessidade dos estudantes, indicando as ações necessárias de acessibilidade;
VI. Acompanhar os estudantes com necessidades específicas no seu percurso acadêmico, realizando orientação, adaptando materiais e intervindo em situações específicas;
VII. Analisar os resultados da avaliação realizada nos Conselhos de classe Diagnósticos e propor ações interventivas junto às diferentes áreas profissionais da Coordenação Multidisciplinar;
VIII. Ofertar recursos pedagógicos, metodológicos e tecnológicos alternativos aos professores dos estudantes com necessidades específicas, a fim de favorecer o processo ensino-aprendizagem, a convivência com a diversidade e o desenvolvimento profissional dos estudantes;
IX. Orientar a comunidade acadêmica e os familiares dos estudantes com necessidades específicas sobre alternativas mais apropriadas à adaptação e melhor desenvolvimento dos mesmos;
X. Oferecer suporte par a implantação de medidas de acessibilidade no Campus, de forma a permitir o acesso dos estudantes aos vários espaços acadêmicos, buscando a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, atitudinais e comunicativas;
XI. Realizar eventos ordinários e extraordinários, como campanhas de conscientização, seminários, palestras, cursos de extensão e participações sobre inclusão e acessibilidade para implantação, divulgação e fortalecimento da cultura da inclusão e da educação para convivência e aceitação da diferença no âmbito do Campus;
XII. Contribuir na implementação das políticas de acesso, permanência e conclusão com êxito dos estudantes com necessidades específicas; e
XIII. Executar outras funções que, por sua natureza, lhe sejam afins ou lhe tenham sido atribuídas. Sub