Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Cursos > Superior > Matemática > CURSO SUPERIOR Licenciatura em Matemática
conteúdo

topo - Sistemas de informação

Licenciatura em Matemática- Campus Eunápolis

Licenciatura em Matemática
Ficha técnica do curso
FormaSuperior
TurnoNoturno
Duração4 anos
Carga Horária 

3.320 horas

Duração

Tempo mínimo de integralização 09 semestres

Tempo máximo de integralização 14 semestres

Regime letivoSemestral
ModalidadePresencial
Forma de ingressoSisu/ENEM
Oferta de Vagas50 vagas
Reconhecimento do MECPortaria 1.094 de 24/12/2015, publicada em 30/12/2015. (Vinculado ao Ciclo Avaliativo)
Nota do ENADE

ANO    ENADE
                          

2014    3,0  


Eventos

Atualmente não existem compromissos agendados.

Sobre o curso

Favorecer e estimular o desenvolvimento de uma autonomia máxima na capacidade de refletir dos graduandos a partir de sua atividade profissional, de buscar e gerenciar de forma consciente sua formação continuada e de integrar continuamente em sua prática profissional, novos conhecimentos, habilidades e atitudes.

Dar oportunidade ao aluno de conhecer e refletir sobre as diversas linhas do pensamento matemático contemporâneo, visando o aperfeiçoamento dos modelos de ensino da Matemática; pensar na utilização de atividades que enriqueçam as aulas; dar ênfase às inúmeras possibilidades de uso da matemática no cotidiano, além de suas contribuições nas diversas áreas do conhecimento, valorizar o contato social nos trabalhos em grupo, mostrar ao aluno a necessidade de estar mais voltado para a realidade de sua clientela, percebendo seu desenvolvimento cognitivo, resgatando o conhecimento vivenciado anteriormente.


Perfil do futuro profissional (egresso)

O Curso de Matemática pretende formar um profissional que evidencie as seguintes competências e habilidades:

  • Domine recursos e técnicas condizentes com a atualidade e necessidades profissionais;
  • Demonstre capacidade de realizar pesquisas dentro de suas atividades profissionais;
  • Reconheça a importância do conhecimento cientificamente acumulado;
  • Promova sua permanente formação e especialização objetivando estar sempre atualizado na sua prática profissional;
  • Implemente as relações humanas visando a maior produtividade do trabalho, expressando com clareza e objetividade seus pontos de vista e respeitando os de seus interlocutores;
  • Desenvolva atitudes de práticas interdisciplinares e de interlocução com os diversos campos do saber e da cultura;
  • Reconheça as principais tendências em Educação Matemática, sendo capaz de fazer opções pedagógicas e utilizá-las em sua prática docente;
  • Considere a realidade do aluno como ponto de partida para o seu trabalho;
  • Reconheça a educação como processo continuado e para toda a vida;
  • Valorize a autonomia e a autoestima do aluno.


Habilidades do profissional

Áreas de atuação

Prioritariamente na docência da Matemática

Áreas de estudo

•capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;

• capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;

•capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas; •capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;

•habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema;

•estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;

•conhecimento de questões contemporâneas;

•educação abrangente necessária ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social;

•participar de programas de formação continuada;

•realizar estudos de pós-graduação; •trabalhar na interface da Matemática com outros campos de saber.

Competências esperadas

No que se refere às competências e habilidades próprias do educador matemático, o licenciado em Matemática deverá ter as capacidades de:

•elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica;

•analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;

•analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica;

•desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;

•perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente; •contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.

Laboratórios

  • Laboratório de Modelos Matemáticos (LABMAT)

Veja fotos aqui


Representações estudantis

  • Nome da Empresa Junior (link)

Tel: xx (se houver)
E-mail: mail@ (se houver)

  • Nome do Grêmio Estudantil (link)

Tel: xx (se houver)
E-mail: mail@ (se houver)

Orgãos Representativos

  • Colegiado Licenciatura em Matemática / NDE (link)

Tel:  3281-2266

- Portaria do colegiado 
- Portaria da comissão do NDE 


Contatos

Coordenador:  Flaviana Paula Medeiros e Oliveira
Formação/Titulação:  Mestra pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia 
Currículo Lates: link
Contato: (73) 3281-2266/2267 
E-mail:  flaviana.oliveira@ifba.edu.br /comat.eun@ifba.edu.br 



IFBA -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Eunápolis

Av. David Jonas Fadini, S/Nº, Rosa Neto - Eunápolis – Ba, CEP 45823-431 – Tel: +55 (73) 3281-2266 / 2267 / 1723

portal.ifba.edu.br/eunapolis


Copyright © 2017 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. Todos os direitos reservados.