Licenciatura em Matemática- Campus Eunápolis
Licenciatura em MatemáticaFicha técnica do curso | |
Forma | Superior |
Turno | Noturno |
Duração | 4 anos |
Carga Horária | 3.320 horas |
Duração | Tempo mínimo de integralização 09 semestres Tempo máximo de integralização 14 semestres |
Regime letivo | Semestral |
Modalidade | Presencial |
Forma de ingresso | Sisu/ENEM |
Oferta de Vagas | 50 vagas |
Reconhecimento do MEC | Portaria 1.094 de 24/12/2015, publicada em 30/12/2015. (Vinculado ao Ciclo Avaliativo) |
Nota do ENADE | ANO ENADE 2014 3,0 |
Eventos
Sobre o curso
Favorecer e estimular o desenvolvimento de uma autonomia máxima na capacidade de refletir dos graduandos a partir de sua atividade profissional, de buscar e gerenciar de forma consciente sua formação continuada e de integrar continuamente em sua prática profissional, novos conhecimentos, habilidades e atitudes.
Dar oportunidade ao aluno de conhecer e refletir sobre as diversas linhas do pensamento matemático contemporâneo, visando o aperfeiçoamento dos modelos de ensino da Matemática; pensar na utilização de atividades que enriqueçam as aulas; dar ênfase às inúmeras possibilidades de uso da matemática no cotidiano, além de suas contribuições nas diversas áreas do conhecimento, valorizar o contato social nos trabalhos em grupo, mostrar ao aluno a necessidade de estar mais voltado para a realidade de sua clientela, percebendo seu desenvolvimento cognitivo, resgatando o conhecimento vivenciado anteriormente.
Perfil do futuro profissional (egresso)
O Curso de Matemática pretende formar um profissional que evidencie as seguintes competências e habilidades:
- Domine recursos e técnicas condizentes com a atualidade e necessidades profissionais;
- Demonstre capacidade de realizar pesquisas dentro de suas atividades profissionais;
- Reconheça a importância do conhecimento cientificamente acumulado;
- Promova sua permanente formação e especialização objetivando estar sempre atualizado na sua prática profissional;
- Implemente as relações humanas visando a maior produtividade do trabalho, expressando com clareza e objetividade seus pontos de vista e respeitando os de seus interlocutores;
- Desenvolva atitudes de práticas interdisciplinares e de interlocução com os diversos campos do saber e da cultura;
- Reconheça as principais tendências em Educação Matemática, sendo capaz de fazer opções pedagógicas e utilizá-las em sua prática docente;
- Considere a realidade do aluno como ponto de partida para o seu trabalho;
- Reconheça a educação como processo continuado e para toda a vida;
- Valorize a autonomia e a autoestima do aluno.
Habilidades do profissional
Áreas de atuação
Prioritariamente na docência da Matemática
Áreas de estudo
•capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;
• capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;
•capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas; •capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;
•habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema;
•estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
•conhecimento de questões contemporâneas;
•educação abrangente necessária ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social;
•participar de programas de formação continuada;
•realizar estudos de pós-graduação; •trabalhar na interface da Matemática com outros campos de saber.
Competências esperadas
No que se refere às competências e habilidades próprias do educador matemático, o licenciado em Matemática deverá ter as capacidades de:
•elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica;
•analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
•analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica;
•desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
•perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente; •contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.
Matriz curricular
Laboratórios
Representações estudantis
- Nome da Empresa Junior (link)
Tel: xx (se houver)
E-mail: mail@ (se houver)
- Nome do Grêmio Estudantil (link)
Tel: xx (se houver)
E-mail: mail@ (se houver)
Orgãos Representativos
- Colegiado Licenciatura em Matemática / NDE (link)
Tel: 3281-2266
- Portaria do colegiado
- Portaria da comissão do NDE
Normas e Regulamentos
Publicações
Pesquisa Extensão Inovação
Contatos
Coordenador: Flaviana Paula Medeiros e Oliveira
Formação/Titulação: Mestra pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Currículo Lates: link
Contato: (73) 3281-2266/2267
E-mail: flaviana.oliveira@ifba.edu.br /comat.eun@ifba.edu.br
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