IFMaker
EduMaker IFBA campus Eunápolis: um espaço híbrido de saberes e fazeres
Apresentação
O mundo atual, movido pelas velozes transformações e inovações tecnológicas, impõe às instituições educacionais a necessidade de se refletir sobre o ensinar e o aprender neste contexto desafiador, de maneira que elas estejam em permanente estado de aprendizagem e de adaptação aos novos tempos. Nessa perspectiva, apresentamos uma oportunidade pioneira ao Campus Eunápolis de promover um espaço híbrido de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, por meio da implantação do Laboratório EduMaker, que colaborará, certamente, para a democratização do acesso à informação e à tecnologia, incentivando o protagonismo, a autonomia e a criatividade dos estudantes.
2. Objetivos
O projeto EduMaker: um espaço híbrido de fazeres e saberes propõe a criação de um ambiente multidisciplinar com base na cultura MAKER, para atender e envolver estudantes e docentes dos vários cursos e níveis de ensino do IFBA, campus Eunápolis, na resolução de problemas da comunidade interna e externa à instituição por meio do desenvolvimento de projetos. A esse objetivo principal, agregam-se outros que robustecem a proposta, no sentido de incutir nela o desafio de encontrar caminhos que levem ao aprender. São eles: a) relacionar a teoria à prática a partir de uma rede de aprendizados, com base na cultura learningbydoing; b) estimular a participação ativa dos estudantes em processos criativos na tomada de decisões e resolução de problemas da comunidade interna e externa do campus por meio do uso das tecnologias; c) integrar estudantes e/ou professores dos vários cursos e níveis numa construção colaborativa, de cocriação, pensar e fazer juntos; d) possibilitar a criação de novos produtos e serviços que atendam às necessidades da comunidade interna e externa; e) incluir os estudantes das redes municipal e estadual de educação do município de Eunápolis, no processo de problematização, elaboração e execução de projetos para atender situações locais e regionais, integrando, desse modo, o IFBA à comunidade do seu entorno; f) viabilizar a participação de demais campi do IFBA, a exemplo, o de Porto Seguro, para fortalecer a parceria e o desenvolvimento da ciência e tecnologia da instituição; g) estimular a participação de docentes no processo de formação continuada oferecida pelo IFES, para elaboração e execução de projetos com o uso de ferramentas tecnológicas e digitais; h) fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão, com a implantação do laboratório Maker.
3. Funcionamento e Infraestrutura
O laboratório EduMaker do IFBA, Campus Eunápolis está instalado no bloco 16junto aos outros laboratórios de informática e robótica, cuja medida é de 67,6 metros quadrados, com paredes revestidas de cerâmica tipo A, cor cinza claro até 1,50m e o restante com pintura acrílica cor branco gelo; com laje pintada com tinta látex PVA na cor branco gelo sobre emassamento PVA; piso de alta resistência granilite cinza polido; com janelas tipo correr com Brises em alumínio e vidro comum de 5,90 X 1,70m; e janela tipo basculante em alumínio de 4,80 x 0,60m próxima à porta; com ar condicionador instalado. A sala possui infraestrutura elétrica com muitas tomadas em todas as paredes e o cabeamento para internet necessários ao funcionamento do laboratório. O funcionamento será de segunda à sexta, em dois turnos, de modo a atender os estudantes e docentes do Ensino Médio Integrado e Ensino Superior, bem como a comunidade externa, com a assistência da equipe gestora.
4. Projetos
A instalação e implementação do Laboratório IFMaker no IFBA, campus Eunápolis, já vem potencializando o fazer educativo, por meio do estímulo à curiosidade dos estudantes e o fortalecimento de práticas alternativas de ensinar e aprender a partir de cursos de formação de professores. Nessa perspectiva, a robótica é um caminho que aponta para uma proposta de ensino inovador: o da difusão do conhecimento na era tecnológica, com base em dimensões pedagógicas da inter-, trans- e multidisciplinaridade.
Portanto, a cultura Maker será de grande relevância para o campus, uma vez que já possui alguns projetos construídos a partir das plataformas LEGO e Arduino, que perpassam distintos campos do saber e, a cada ano, vem difundindo e popularizando a robótica educacional, por meio de trabalhos acadêmicos e oficinas, junto à sua comunidade interna e externa. O envolvimento da comunidade acadêmica e a integração dos estudantes do ensino Médio Integrado com os da Licenciatura em Matemática preveem a discussão de estratégias didático-pedagógicas para uma construção interdisciplinar entre componentes curriculares, considerados “dificílimos” - a Matemática e a Física, aproximando-os do cotidiano dos estudantes e possibilitando um aprender significativo por meio de práticas reflexivas.
Foto do laboratório EduMaker