A conta da rede IFBA provê duas funcionalidades principais: correio-eletrônico e conta de domínio.
O serviço de troca de mensagens permite enviar e receber mensagens através de sistemas de comunicação da DGTI. Todas as contas de e-mail tem como domínio "@ifba.edu.br".
A conta da rede IFBA tem um caráter institucional/corporativo, tornando o objetivo dessa conta mais restrito para assuntos relativos ao IFBA. Toda pessoa que tem os seguintes vínculos com a instituição podem possuir uma conta na rede IFBA:
- Aluno
- Funcionário
- Técnico-administrativo
- Professor
- Terceirizado
- Estagiário
- Servidor cedido
- Bolsista
Como fazer para criar sua conta:
Para criar a conta da rede IFBA é necessário:
- Comparecer à CGTI do seu Campus);
- Preencher/apresentar o termo de responsabilidade disponível no final da página;
- Apresentar documento de identificação com foto;
- Após estas etapas a CGTI do Campus dará encaminhamento a solicitação criando a conta de rede IFBA.
ATENÇÃO para os seguintes pontos:
- Para aluno, estagiário, bolsista ou terceirizado é necessário anexar uma cópia do documento de identificação com foto;
- Estagiários devem se utilizar de um ofício/memorando do responsável pelo setor que trabalha solicitando a criação da conta;
- Professores/técnicos-administrativos dependem da carga de banco de dados mensal (por volta do último dia do mês). Por exemplo, caso a pessoa tenha tomado posse dia 10 de novembro, só poderá criar sua conta no início de dezembro;
- Contas de setores do IFBA devem participar da lista de discussão INTRACEFET obrigatoriamente;
- O login (nome de conta) deverá ser formado apenas pela junção dos nomes. Por exemplo, para o nome “Ana Maria Santos Pereira” pode-se formar nomes de conta como: anamaria, anasantos ou anapereira. NÃO poderão ser criados logins com números, apenas letras ou palavras que não façam parte do nome da pessoa.
Qual é cota de espaço da conta de e-mail?
Todo usuário de conta de e-mail tem direito a uma cota de 2500 MB (megabytes).
Como redefinir a senha da sua conta:
Para usuários da Reitoria, Campus Salvador e Campus Lauro de Freitas, com como os Campi que já utilizam suas estações de trabalho integradas no domínio Windows do IFBA, basta alterar a senha utilizando a opção "Alterar uma senha" diretamente na estação de trabalho utilizando o atalho de teclado "Ctrl+Alt+Del". Para os Campi que utilizam suas estações de trabalho autenticadas em domínio windows próprio, e necessário abrir um chamado em https://suap.ifba.edu.br/accounts/login/?next=/ na aba Serviços e Suporte/Contas institucionais/Solicitar alteração de senha de acesso.
Por quanto tempo minha conta fica ativa?
A conta da rede IFBA fica ativa enquanto a pessoa tiver vínculo com a instituição.
Como configuro meu cliente de e-mail para acessar a conta da rede IFBA?
Para configuração de programas clientes de e-mail tais como Outlook, Thunderbird e Windows Live Mail e similares, acesse tutoriais disponíveis em https://portal.ifba.edu.br/dgti/links-e-tutoriais/links-e-tutoriais .