Você está aqui: Página Inicial > DGTI > SERVIÇOS > Videoconferência e VOIP

Diretoria de gestão da tecnologia da informação

VIDEOCONFERÊNCIA E VOIP


Videoconferência


Para garantir a comunicação à distância, o serviço de videoconferência é disponibilizado para o IFBA. Assim, é possível economizar tempo e dinheiro com deslocamentos que uma reunião presencial precisaria.

O equipamento de videoconferência consiste em uma televisão LCD, câmera de alta definição e microfone para fazer as chamadas com vídeo.

Como solicito uma videoconferência?
Para marcar um horário, basta entrar em contato com o DRT (Departamento de Redes e Telecomunicações) com, no mínimo, uma semana de antecedência. É necessário que a equipe da DGTI faça os testes necessários antes do dia marcado.
Se preferir, verifique com antecedência a disponibilidade do serviço em www.salas.ifba.edu.br na sala "Vídeo Conferência".

Quem está habilitado para utilizar o serviço?
Para a videoconferência funcionar é necessário que as duas extremidades suportem o protocolo H.323.
Caso a videoconferência seja com mais de dois pontos focais será necessário que o DRT faça um reserva de sala virtual junto a RNP. Essas salas virtuais são geridas por uma política de uso específica. 
Todos campi do IFBA estão equipados com equipamentos de videoconferência (Polycom HDX 7000) com televisão LCD.

Conferência WEB 
A conferência WEB é um outro serviço da DGTI semelhante à videoconferência. Não existe um terminal de acesso específico, tornando a conferência WEB bastante acessível.
A interface de utilização do serviço é feita via navegador. Um palestrante/professor pode transmitir sua aula/palestra via web e qualquer pessoa pode acessar a transmissão. Existe uma política de uso, determinada pela RNP, que deve ser seguida também.


 VoIP


O que é o VOIP?

Voz sobre IP, também chamado VoIP (Voice over Internet Protocol), telefonia IP é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.
Este é um serviço notoriamente conhecido pelo seu potencial de economia nas ligações interurbanas, sobretudo quando a instituição de destino completa chamadas para a rede pública de telefonia.

Como a DGTI provê este serviço?

A DGTI provê o serviço de VoIP em parceria com a RNP. Além disso, temos o serviço que é disponibilizado em parceria com a Embratel via uma central Voip.

Uma lista de ramais está disponível em anexo para consulta dos números VoIP-IFBA.

 RAMAIS VOIP DO IFBA (projeto FONE@IFBA)

 

Manual do VoIP 2011.v3 - Download