Você está aqui: Página Inicial > DGCOM > Política de comunicação
conteúdo

Diretoria de gestão da comunicação institucional

Construção da Política de Comunicação do IFBA

Vamos dar início à construção da primeira Política de Comunicação do IFBA e queremos contar com a participação de todos!

Convidamos estudantes, servidores, terceirizados e interessados para o Seminário de apresentação da construção da Política de Comunicação do IFBA. Nele vamos explicar todo o processo e como será a participação de cada um.

Uma Política de Comunicação é um documento de construção coletiva que apresenta as diretrizes e direcionamentos macro estratégicos das ações relacionadas à Comunicação dentro das instituições. Contaremos com a consultoria de Wilson Bueno, professor doutor em Ciências da Comunicação pela USP, com mais de 30 anos de experiência em Comunicação Organizacional, que entre seus casos de sucesso, está a construção de políticas de comunicação de outros Institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O que é uma Política de Comunicação?

Segundo Bueno (2014), é um “processo articulado de definição de valores, objetivos, diretrizes, normas e estruturas, que tem como finalidade orientar o desenvolvimento de ações, estratégias e produtos de comunicação para uma organização, tendo em vista o seu relacionamento com os diversos públicos de interesses.”

A Comunicação nas organizações está envolvida:

- nas instâncias administrativas;

- no relacionamento interno com os colaboradores/funcionários, bem como a cultura e o clima da instituição;

- na promoção da marca e de seus serviços; e

- na construção da identidade e na divulgação da imagem, missão, visão e valores da instituição perante seus públicos (Kunsch, 2003).

Logo, entende-se que a Comunicação Organizacional não está restrita aos setores tecnicamente responsáveis. É um organismo vivo presente no cotidiano de cada um e cada uma que interage, é atravessado/a, de algum modo, pela Instituição. Neste contexto, identifica-se a necessidade de uma Política de Comunicação.

Referências:
DA COSTA BUENO, W. A construção de uma Política de Comunicação como processo de legitimação da Comunicação Pública no Brasil. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 9, n. 3, p. 11–24, 2014. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/169. Acesso em: 08 abr. 2022.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Edição revista. São Paulo: Summus, 2003

Para que serve?

Na prática, o documento da Política de Comunicação, após a sua construção e implementação, oferece orientações sobre:

- o posicionamento da Comunicação no Instituto de forma estratégica e integrada;
- como funcionam os setores de Comunicação do Instituto - suas atribuições, quais os profissionais e competências necessárias (quando houver profissionais com formação na área);
-  a uniformidade de práticas e posturas;

-  o estabelecimento ou redefinição de canais de comunicação com os públicos de interesse;

- a metodologia de mensuração e avaliação das ações de comunicação;

Além disso: 

- oferece à gestão informações sobre cenários e conjunturas a partir de pesquisa e diagnóstico para tomadas de decisão estratégicas;
- engaja a comunidade interna para incorporar práticas de comunicação melhor orientadas.

Como participar?

As comunidades interna e externa do IFBA poderão acompanhar o processo de construção da Política, à medida que os capítulos forem disponibilizados na página da Política de Comunicação [portal.ifba.edu.br/dgcom/politica-de-comunicacao/politica-de-comunicacao] para consulta pública. As contribuições poderão ser enviadas por meio de formulário - clique aqui.

De acordo com a proposta de metodologia de trabalho, serão realizadas reuniões preparatórias com a DGCOM e com a Comissão Central, reuniões com o consultor, com convidados, de acordo com o tema da etapa em curso, e com os comunicadores da Rede IFBA. Em seguida, pretende-se fazer a sistematização das contribuições da Consulta Pública e, posterior aprovação do capítulo pela Comissão. Esses processos serão realizados a cada eixo temático da Construção da Política.

Ao final, todos os capítulos prontos serão enviados para a apreciação do Conselho Superior (Consup) e publicação da resolução. Como encerramento, será realizado um evento para lançar a Política de Comunicação do IFBA e, em seguida,  serão desenvolvidas estratégias para divulgação e implantação da Política. 

Eixos Temáticos


Capítulos

Comissão de Trabalho

A comissão foi constituída pela Portaria nª 659 de 04 de março de 2022 e é composta porrepresentantes da DGCOM, representantes da rede de comunicadores do IFBA e representantes de áreas de interface com a comunicação.

E-mail de contato: 


PDI 2020-2024