Você está aqui: Página Inicial > Campus Camaçari > Institucional > Diretrizes de Comunicação > 2. Pressupostos e Objetivos
conteúdo

2. Pressupostos e Objetivos

por Campus Camaçari publicado 30/03/2021 19h40, última modificação 30/03/2021 19h40
Diretrizes de Comunicação

2.1 Pressupostos:

  1. Atuação da comunicação como facilitadora na construção de uma educação inclusiva e cidadã, promovendo a democratização do acesso ao conhecimento;
  2. projeção da dimensão estratégica da comunicação para resultados eficazes na oferta da educação pública, gratuita e de qualidade;
  3. instituição de processos de informação pública que proporcionem o acesso e a participação social, de forma transparente e consistente;
  4. comprometimento das ações de comunicação com as diversidades, com as questões socioambientais e com o desenvolvimento local e regional;
  5. promoção da visibilidade do IFBA Campus Camaçari e suas ações para todos os seus públicos estratégicos;
  6. integração da comunicação com as atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  7. coordenação das ações de comunicação do IFBA Campus Camaçari com as estratégias de comunicação da Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional do IFBA (DGCOM);
  8. gestão da comunicação de acordo com instruções e normativas da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Ministério da Educação (MEC).

 

2.2 Objetivo Geral

Estabelecer diretrizes para orientar e normatizar o relacionamento da instituição com seus diversos públicos nos processos de comunicação.

 

2.3 Objetivos Específicos

  1. Consolidar a imagem institucional do IFBA Campus Camaçari com base nos princípios da qualidade do ensino, público e gratuito, e na perspectiva de inclusão social;
  2. criar uma cultura de comunicação e estabelecer um processo participativo e estratégico para fortalecer a imagem do IFBA Campus Camaçari;
  3. fortalecer uma identidade de comunicação, orientando princípios, ações e processos de comunicação institucional;
  4. divulgar a educação profissional, científica e tecnológica e a integração do ensino, pesquisa e extensão;
  5. divulgar produções científicas, avanços e descobertas realizados pela comunidade do campus;
  6. estruturar e fortalecer a comunicação integrada no campus, criando fluxos de integração com seus públicos estratégicos;
  7. subsidiar o planejamento estratégico, contribuindo para o cumprimento da missão da instituição.

 

2.4 Objetivos da comunicação interna

  1. Criar e fortalecer fluxos de comunicação que fomentem a interação entre a gestão e os servidores;
  2. consolidar canais de comunicação que facilitem a comunicação entre gestão e estudantes, gestão e servidores e servidores e estudantes;
  3. conscientizar os servidores de que todos são responsáveis na construção da imagem do IFBA Campus Camaçari e na consolidação da comunicação como ferramenta de desenvolvimento institucional.
  4. fomentar a unidade do IFBA e zelar pela imagem da marca e da instituição.

 

2.5 Objetivos da comunicação externa

  1. Ampliar o diálogo do IFBA Campus Camaçari com seus públicos estratégicos;
  2. tornar as informações acessíveis de forma transparente, consistente e clara;
  3. promover todos os serviços oferecidos pelo campus;
  4. tornar acessível o diálogo entre comunidade e instituto.