Você está aqui: Página Inicial > Campus Camaçari > Extensão > Estágio Obrigatório - Formulários 2015
conteúdo

Estágio Obrigatório - Formulários 2015

por Campus Camaçari publicado 11/05/2018 11h35, última modificação 23/04/2021 17h31
Estágios em andamento desde antes de 06/04/2021 e que já tenham realizado mais que 1/3 do tempo de estágio previsto no TCE

Prezados estudantes, antes de iniciar o processo de estágio veja as orientações para entender as etapas do processo de estágio e modelos dos documentos que serão necessários. Estes mesmos documentos podem ser solicitados em formato editável para a COES (estagio.cam@ifba.edu.br).
Siga as etapas abaixo e se tiver dúvida entrar em contato:
1. Após encontrar a vaga, solicitar no Protocolo da DIREN a Carta de Estágio e Atestado de Matrícula (caso a concedente solicite)
2. Caso não tenha empresa intermediadora verificar junta à COES a necessidade de Termo de Convênio entre a Concedente e IFBA, informando por e-mail nome e contato da empresa concedente.
3. Caso tenha empresa intermediadora aguardar o envio do Termo de Compromisso já preenchido pois essas empresas já usam modelo próprio e na maioria dos modelos o Plano de Atividades já é parte integrante de TCE. Após assinatura do estagiário e da Concedente, o estudante deverá solicitar no Protocolo da DIREN a assinatura das cópias do TCE. Caso possível, sugerimos o envio prévio do TCE para o e-mail da COES para verificação antes das assinaturas. NÃO serão aceitos TCE com a assinatura retroativa. OBS: Enquanto durar a pandemia será necessário apresentar também a Declaração de Protocolo Covid-19, que pode seguir o modelo disponível nesta página ou modelo próprio das empresas concedentes.
4. Não tendo empresa intermediadora, a COES irá orientar a Concedente para preenchimento do TCE e Plano de Atividades. Confirme se a Concedente tem o contato da COES ou vice-versa. OBS: Enquanto durar a pandemia será necessário apresentar também a Declaração de Protocolo Covid-19, que pode seguir o modelo disponível nesta página ou modelo próprio das empresas concedentes.
5. Atenção: A data de início do estágio deverá sempre prever pelo menos 2 dias úteis de prazo para assinatura do IFBA. NÂO será possível assinatura de Termos com datas de início de estágio retroativas.
6. Somente após assinatura do IFBA o estágio será válido e poderá ser iniciado.
7. Durante o estágio o acompanhamento será feito pelo professor orientador e supervisor da Concedente através de 3 entrevistas. Mantenha-se em contato com seu docente orientador.
8. A cada 6 meses é necessário entregar a COES um relatório parcial de atividades. Caso o período de estágio seja inferior ou igual a 6 meses basta apenas entregar o Relatório Final
9. Ao finalizar as atividades de Estágio o estudante tem um prazo de 30 dias para entregar no Protocolo da DIREN o Relatório Final já avaliado pelo orientador e aprovado pelo supervisor da empresa, com assinatura de ambos. Deverá entregar também os formulários de entrevistas de acompanhamento, Auto avaliação, Avaliação do Estagiário pela Concedente e Termo de Realização de Estágio.
10. A COES avaliará a Documentação e enviará para CORES para arquivamento e o processo de Estágio estará concluído!

Modelos de documentos

Durante o estágio

Ficha de avaliação do estágio pelo aluno

Relatório Periódico de Atividades (semestral) 

Termo aditivo

Final do estágio

Autoavaliação do estagiário

Avaliação de desempenho do estagiário pela empresa

Relatório final de estágio

Termo de Realização de Estágio na Unidade Concedente

Termo de Rescisão do Estágio (se necessário)

Orientações para entrega de documentos durante as atividades remotas

TERMO DE COMPROMISSO E TERMO ADITIVO PARA ESTÁGIO PRESENCIAL REMUNERADO OU NÃO
1. Estudante (maior de idade) acessa a página do IFBA Camaçari com as instruções para estagiários e baixa os arquivos. ATENÇÃO: É preciso entregar a Declaração Protocolo Covid-19 assinada pela empresa, ver modelo fornecido pela COES ou modelo já utilizado pela empresa). Para solicitar modelos editáveis solicitar por e-mail à COES.
2. Estudante encaminha para o e-mail da Direção de Ensino -DIREN (diren.camacari@ifba.edu.br) os documentos digitalizados (assinado pela empresa e/ou pelo estudante) e  no caso de Termo Aditivo, incluir cópia do Termo de Compromisso (já assinado no início do estágio).
3. O estudante receberá da COES e-mail com Termo assinado.
4. Todo processo remoto deverá obrigatoriamente tramitar fisicamente em três vias após o retorno das atividades presenciais.
ENTREGA DE RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
1. Estudante acessa a página do IFBA Camaçari com as instruções para estagiários  e baixa os arquivos, que precisam ser preenchidos e assinados. Professor(a) orientador(a) tem opção de fazer avaliação pelo SEI.
2. Estudante encaminha para o e-mail da DIREN (diren.camacari@ifba.edu.br) os documentos assinados pela empresa, orientador e/ou estudante.
3. COES dará ciência ao estudante por e-mail após conclusão do processo.
4. A solicitação de certificados e Diplomas devem ser feita diretamente à CORES (cores.camacari@ifba.edu.br)