conteúdo

Biblioteca

por DGCOM publicado 19/04/2016 18h19, última modificação 30/09/2019 11h59

A BIBLIOTECA

A Biblioteca do Campus Barreiras visa promover o acesso e a disseminação da informação como apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos alunos, docentes e técnico-administrativos do Instituto Federal da Bahia. Nosso horário de funcionamento é das 07h às 22h, de segunda a sexta-feira, o atendimento ao público é até as 21h45min. Havendo sábados letivos o horário de funcionamento deve ser verificado junto à biblioteca.

 

ACESSO E CONSULTA LOCAL

 

A qualquer usuário é permitido o acesso à Biblioteca e a consulta ao seu acervo, nos dias e horários de funcionamento.

O usuário não poderá ter acesso ao acervo portando bolsas, sacolas, pastas ou mochilas.

Para usuários sem pendências com a biblioteca e sem suspensões, as obras serão emprestadas normalmente pelo sistema da biblioteca – Pergamum.

Usuários com pendências e/ou suspensos precisam apresentar documento oficial com foto, deixando-o com o funcionário do atendimento e preencher o formulário de empréstimo para consulta local.

Para retirar qualquer item do acervo para consulta, o visitante deverá apresentar um documento oficial com foto, deixá-lo com o funcionário do atendimento e preencher o formulário de empréstimo para consulta local.

É disponibilizado o máximo de três itens para consulta.

 

EMPRÉSTIMO DOMICILIAR, RENOVAÇÕES E RESERVAS

 

O empréstimo domiciliar destina-se a alunos devidamente matriculados, professores, técnicos administrativos, terceirizados e estagiários. Para realizá-lo o usuário deverá estar com seu cadastro atualizado na Biblioteca.

Cadastro na Biblioteca:

  • Os alunos precisam estar regularmente matriculados e sem pendências de dados cadastrais com o setor de matrícula (CORES);
  • Os alunos devem apresentar número de CPF, cadastrar senha e e-mail atualizado;
  • Professores, servidores, terceirizados e estagiários devem apresentar um documento oficial com foto, número de CPF, cadastrar senha e e-mail atualizado.

OBSERVAÇÃO: os professores substitutos e estagiários só poderão efetivar o cadastro após confirmar a data de validade do contrato com a DIREH.

Durante o procedimento de empréstimo o usuário deverá informar o seu “código de usuário” que é o seu CPF e digitar sua senha pessoal quando solicitado.

Os usuários poderão efetivar o empréstimo de apenas um exemplar da mesma obra.

As obras de “Consulta” não são destinadas ao empréstimo domiciliar. Tais obras são sinalizadas com a descrição “Consulta” e/ou possuem na lombada uma etiqueta com bolinha de cor dourada.

Os usuários poderão retirar, mediante empréstimo domiciliar, as obras do acervo seguindo os critérios no quadro a seguir:

Quantidades permitidas para empréstimo

Tipo de material

Categoria de Usuário

Aluno

Professor

Servidor Técnico

Terceirizado e Estagiário

Livro

5

8

5

3

Periódico

2

2

2

1

Braile

3

1

3

1

Apostila

2

2

2

1

Dissertação

1

1

1

1

TCC Pós

1

1

1

1

Monografia

1

1

1

1

Tese

1

1

1

1

Folheto

1

1

1

1

Outros

1

1

1

1

Prazos e Renovações

Prazo (dias corridos)

7

14

14

7

Nº de Renovações

5

5

5

5

 

Não poderá utilizar a modalidade de empréstimo domiciliar o usuário que estiver em atraso com algum material da Biblioteca, pendência, solicitar trancamento da matrícula ou transferência.

Cada usuário será responsável pela renovação do seu empréstimo que poderá ser feita através do link “Meu Pergamum” acessando o seguinte endereço na internet: www.biblioteca.ifba.edu.br

ATENÇÃO: Não será aceita justificativa por atraso na entrega de material emprestado devido à impossibilidade de acesso ao serviço de renovação via web; caso o serviço esteja indisponível na internet, o usuário deverá fazer a renovação do seu empréstimo no balcão de atendimento da biblioteca. Nesses casos, o atraso na devolução implicará na suspensão do empréstimo para o usuário.

Serão permitidas apenas cinco renovações via web, dentro do prazo estipulado do mesmo material.

A renovação também poderá ser realizada no balcão de atendimento da biblioteca, desde que não haja reserva da(s) obra(s) para outro usuário; não haja atraso na devolução; ou o usuário não possua nenhuma pendência na biblioteca.

O usuário só poderá fazer reserva de obras desde que não haja exemplares disponíveis da referida obra na biblioteca.

Exemplares que já estão em poder do usuário não podem ser reservados.

As obras reservadas ficarão a disposição do usuário por 24 horas conforme as informações descritas no comunicado enviado para o e-mail constante no seu cadastro. Após este prazo o livro será transferido ao próximo usuário da lista de reserva ou voltará para o acervo.

 

DEVOLUÇÕES E PENALIDADES

 

O material retirado para empréstimo deverá ser devolvido na Biblioteca dentro do prazo determinado. Não serão considerados como devolvidos os materiais deixados em mesas, balcões, estantes e outros lugares.

Todo usuário que realizar a Devolução com atraso sofrerá suspensão no empréstimo, devendo para cada dia de atraso cumprir 04 (quatro) dias de suspensão, independentemente da quantidade de livros.

Exemplo: Se você atrasou a devolução do material por 03 (três) dias, ficará suspenso no empréstimo por 12 (doze) dias (3X4=12).

Toda Devolução deverá ser realizada até a última semana do semestre ou ano letivo. Caso isto não ocorra, o usuário ficará impedido de matricular-se no próximo semestre ou ano letivo até que regularize sua situação junto a esse setor. Da mesma forma, o usuário que estiver no último semestre ou ano letivo de seu curso não terá direito a receber o diploma, certificado de conclusão de curso ou qualquer outro documento até efetuar a regularização.

As penalidades serão aplicadas nos casos de atraso na devolução da obra ou de dano ou de extravio.

Em qualquer circunstância o usuário é sempre o exclusivo responsável pelo material emprestado em seu nome, devendo repor à biblioteca, o material danificado, extraviado ou perdido;

Se o item danificado, extraviado ou perdido estiver esgotado, a reposição deve ser feita por outro material indicado pelo bibliotecário.

Considera-se dano de uma publicação, dobrar, cortar/rasgar, escrever/ riscar, desenhar, sublinhar, sujar ou molhar as suas folhas ou capas, bem como arrancar ou inutilizar quaisquer sinalizações postas pelo serviço técnico da Biblioteca.

 

OS DEVERES DO USUÁRIO

 

São deveres do usuário:

I) Zelar pela conservação do acervo e do patrimônio da Biblioteca;

II) Tratar com cortesia, respeito e educação o servidor da Biblioteca; ("Desacatar funcionário público no exercício da  função ou em razão dela: Pena - detenção, de 06 (seis) meses a 02 (dois) anos, ou multa" art. 331, Código Penal)

III) Comunicar qualquer alteração de seus dados cadastrais;

IV) Respeitar o silêncio no salão de leitura;

V) Não utilizar telefone celular dentro da Biblioteca;

VI) Não consumir bebidas e alimentos nas dependências da Biblioteca;

VII) Não fumar nas dependências da Biblioteca.

VIII) Não utilizar o espaço da Biblioteca para o estudo em grupo marcado por debates e discussões, e nem como local de bate-papo ou conversação que prejudique o ambiente de silêncio.

IMPORTANTE: Caso o usuário insista em não atender aos deveres indicados, este será convidado a se retirar da Biblioteca.