Assistência Estudantil Campus Barreiras
A Assistência Estudantil é um programa federal, criado pelo Decreto 7.234/2010 que institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, no âmbito das instituições federais de ensino superior, bem como nos institutos federais de ensino, tendo como finalidade ampliar as condições de acesso e permanência dos/as jovens na educação superior pública federal, minimizando os efeitos das desigualdades sociais e regionais, reduzindo as taxas de retenção e evasão e contribuindo para a promoção da inclusão social pela educação.
No âmbito do Instituto Federal da Bahia, o Conselho Superior – CONSUP, aprovou a RESOLUÇÃO Nº 25, de 23/05/2016, que trazem as normas, critérios e procedimentos da Política de Assistência Estudantil do IFBA.
A Política de Assistência Estudantil do IFBA dispõe dos princípios e diretrizes que orientam a elaboração e implementação de ações que garantam o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos/as estudantes do IFBA, com vistas à inclusão social, formação plena, produção de conhecimento, melhoria do desempenho acadêmico e ao bem-estar biopsicossocial.
Assim Política de Assistência Estudantil do IFBA é norteada pelos seguintes princípios:
a) A afirmação da educação profissionalizante (ensino técnico e superior) como uma política de Estado;
b) Gratuidade do ensino de qualidade;
c) Igualdade de condições e equidade no acesso, permanência e conclusão de curso;
d) Formação ampliada na sustentação do pleno desenvolvimento integral dos estudantes;
e) Garantia da democratização e da qualidade dos serviços prestados à comunidade estudantil;
f) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
g) Orientação humanística e preparação para o exercício pleno da cidadania;
h) Defesa em favor da justiça social e eliminação de todas as formas de preconceitos e/ou discriminação por questões de inserção de classe social, gênero, etnia/cor, religião, nacionalidade, orientação sexual, idade e condição física.
i) Pluralismo de ideias e reconhecimento da liberdade como valor ético central.
A Política de Assistência Estudantil do IFBA está dividida em três eixos:
I - Programa de Assistência e Apoio ao Estudante (PAAE): destina-se a estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade social, tendo como obrigatória a participação em processo de seleção socioeconômica.
II - Programas Universais: destina-se a todo e qualquer estudante regularmente matriculado no IFBA, sem critérios de seleção socioeconômica ou meritocráticos;
III - Programas Complementares: destina-se a todo e qualquer estudante regularmente matriculado no IFBA, devendo a sua participação estar condicionada a questões socioeconômicas e/ou meritocráticas.
Profissionais envolvidos:
Os Programas vinculados à Assistência Estudantil no âmbito do IFBA estão relacionados ao trabalho integrado de profissionais em atuação nas diversas áreas do conhecimento, a saber:
- Serviço Social,
- Pedagogia,
- Psicologia,
- Medicina,
- Enfermagem,
- Odontologia,
- Educação Física,
- Nutrição,
- Tradutor de Libras e
- Docentes de áreas afins.
Documentos Normativos:
Decreto 7.234/2010 - Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
Ø Decreto 7.234/2010 - Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)