Você está aqui: Página Inicial > Distantes mas conectad@s > Orientação discente
conteúdo

topo-dmc.png

Orientação discente - Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais

Mensagem aos estudantes

Caro(a) estudante,

Muito produzimos até aqui! Jornadas, diálogos, palestras, seminários, mesas redondas, webinars, reuniões e tantas atividades que, com o esforço de toda comunidade – docentes, técnicos(as) administrativos(as) em educação, estudantes e servidores(as) terceirizados(as) –, conseguimos manter o nosso IFBA vivo, pulsante!

Agora, partimos para um novo desafio: retomar às aulas por meio das Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais (AENPE), para que tenhamos um espaço de aprendizado que proporcione, acima de tudo, segurança para todos nós. Para isso, daremos agora algumas dicas básicas para que todos possam paricipar dos nossos encontros e das nossas atividades.

Bons estudos!

Glossário

AENPE – Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais

Atividades / aulas Assíncronas – modalidade na qual não é necessário que os alunos e professores estejam conectados ao mesmo tempo para que as tarefas sejam concluídas e o aprendizado seja adequado. Exemplos: Fóruns, transferências de arquivos, leituras e tarefas postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Aulas Síncronas – aulas cuja interação entre professor(a) e os alunos acontece em tempo real, uma vez que, todos precisam estar ao mesmo tempo e no mesmo ambiente virtual.

AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem

CONSUP – Conselho Superior

Moodle – Do inglês Modular Object-Oriented Dynamic Learning, é um software livre de apoio à aprendizagem executado num ambiente virtual.

Repositório - Site que contém recursos digitais úteis para a aprendizagem formal ou não formal, com mídias como textos, imagens estáticas (mapas, gráficos, desenhos ou fotografias) ou animadas (vídeos e filmes), arquivos de som e objetos de aprendizagem.

Como participar?

A adesão as AENPE não é obrigatória. Cada campus irá realizar uma chamada para que os(as) estudantes possam confirmar a participação no ensino remoto. Aqueles(as) que optarem por dar seguimentos aos estudos através das AENPE e que, por qualquer motivo, não consigam acompanhar as atividades, não terão nenhum prejuízo em seu Histórico Escolar. Está garantido a esses(as) estudantes o direito de cursar os componentes curriculares quando for possível retomar as aulas presenciais.

As AENPE irão acontecer enquanto vigorar a Resolução nº 19, de 24 de agosto de 2020, aprovada pelo Conselho Superior do IFBA (CONSUP).

Assim, muita atenção!!! Acompanhe os canais de comunicação oficiais do IFBA: Portal, Redes Sociais, E-mails e Telefones do campus que você estuda.

Você também terá informações atualizadas na página das AENPE em nosso Portal (portal.ifba.edu.br/dmc).

Como serão as aulas?

A Plataforma de Ensino utilizada pelo IFBA é o Moodle, utilizada pela maioria dos Institutos e Universidades Federais no Brasil e pelas maiores instituições de educação em todo o mundo.

O Moodle é um software internacional criado com o objetivo de fornecer uma plataforma única para o ensino virtual em todas as áreas. Ele é de código aberto, podendo ser usado ou modificado por qualquer pessoa. Para ser usado pelos estudantes, requer apenas um navegador de internet comum.

Você acessará o Moodle do IFBA no endereço:

http://ava.ifba.edu.br

MUITO IMPORTANTE!

Sua Identificação de Usuário é o seu número de matrícula. E a senha é a mesma que você utiliza para acessar o SUAP.

Caso tenha esquecido essas informações, busque orientação junto à Coordenação do seu curso ou à Direção de Ensino/ Direção Acadêmica do seu campus. Toda equipe terá o maior prazer em lhe ajudar!

As aulas acontecerão através Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde estudantes e professores poderão interagir, acompanhar as atividades, realizar leituras. Deixe seu calendário e horário de aulas sempre à vista e se organize direitinho para acompanhar os momentos das aulas síncronas! Vai ser bem legal rever os(as) colegas e estar com os(as) professores(as)!

Mas, se na hora da aula acontecer algum imprevisto, não tem problema. As aulas serão gravadas e ficarão no AVA para você assistir.

Como saberei minhas disciplinas e minha sala de aula?

Você precisará realizar o primeiro acesso no Moodle do IFBA. Após realizar o primeiro acesso, teremos duas formas de vincular você às disciplinas que irá cursar: a matrícula poderá ser feita pelo(a) professor(a) diretamente ou você receberá um código correspondente a sua disciplina.

Está ingressando no IFBA agora e nunca acessou o SUAP?

Também estamos prontos para ajudar você!

O SUAP é o Sistema Unificado de Administração Pública e pode ser acessado através de link específico disponível no Portal do IFBA: www.ifba.edu.br  É através desse sistema que você pode acompanhar toda sua vida acadêmica: disciplinas, Histórico Escolar, registro de notas e frequências.

Se você nunca acessou o SUAP, aqui vai a dica:

Usuário: sua matrícula

Senha: ifba.CPF (sem ponto e sem traço)

Exemplo: ifba.00424537901

Tem algum aplicativo que eu possa utilizar pelo celular ou tablet?

Tem sim. É o Moodle Mobile! Também pensamos em você que prefere a versão do Aplicativo.

Então, você vai lá à Play Store e pesquisa por Moodle. Vai encontrar essa tela:

Agora é só digitar sua Identificação de Usuário Senha que você estará acompanhando sua sala de aula.

DICAS DE ESTUDO REMOTO

  • Tente estabelecer uma rotina definida e diária, com os horários para frequentar as aulas remotas, para fazer os complementos dos seus estudos, se alimentar, colaborar com a família nas tarefas domésticas. É importante que reserve um tempo para lazer e descanso em sua casa;
  • Na medida do possível, mantenha seu ambiente de estudo organizado, estruturado, livre de ruídos e com os materiais de estudo e consulta próximos a você;
  • Seja pontual, tendo o cuidado de estar preparado para ingressar no ambiente, pelo menos, meia hora antes de a aula iniciar. Observe, também, os dias e os horários de suas aulas, de acordo com as disciplinas em que você já esteja matriculado(a) no semestre e procure estar no horário marcado, participando de todas as aulas, de acordo com a sua agenda semanal;
  • Procure tratar colegas e docentes de forma gentil, sem esquecer do bom convívio que sempre fez parte das relações da turma nas aulas presenciais. É importante ter cuidado com a vestimenta e com a forma de se comunicar, lembrando que você estará num ambiente de estudo entre pares e seu(sua) professor(a);
  • Durante as aulas remotas, anote todas as dúvidas, fique atento(a) na escuta das explicações e, nos espaços de interação que venham a ocorrer, como chats e fóruns. Participe: pergunte, debata coletivamente e contribua também com o aprendizado de seus(suas) colegas, tratando dos assuntos abordados na disciplina. Essas atitudes certamente contribuirão para tornar mais dinâmica e enriquecedora a aula. Observe também os dias e horários do atendimento dos(as) professores(as) para tirar dúvidas, que será organizado pelo(a) seu(sua) professor(a), e procure o(a) professor(a) nesses dias e horários sempre que tiver dúvidas;
  • Para os momentos de estudo, procure um espaço reservado de sua casa e evite atender o celular ou frequentar as redes sociais na hora da aula. Mantenha em silêncio todas as notificações de aplicativos, pois isso elimina as distrações.

 

ATENÇÃO COM A CONDUTA

 A fim de manter o ambiente harmônico, respeitoso e seguro entre todos(as), no contexto de ensino remoto, cabe atenção a algumas regras:

  • você deve cumprir os deveres estabelecidos no Código Disciplinar Discente do IFBA;
  • não promova ou pratique atos que causem eventual constrangimento a colegas e servidores(as), sob quaisquer formas e meios, incluindo os midiáticos e cibernéticos;
  • você deve comprometer-se em não compartilhar imagens e/ou áudios dos(as) professores(as) e colegas da turma com terceiros (pessoas que não sejam integrantes da turma);
  • esteja atento(a) ao fato de que imagem e voz serão utilizados apenas em momentos de interação necessária entre você, os(as) colegas e os(as) professores(as), diminuindo sua própria exposição e a de terceiros;
  • ao acionar seu aparelho (celular, tablet, notebook ou outro) desative o microfone. Essa ação impedirá que, num momento de distração, você compartilhe uma fala ou ruídos indesejados. Seu celular deve ficar no modo silencioso. Evite interromper a fala dos demais participantes e, pelo chat, peça a palavra ao(à) professor(a) quando quiser fazer algum comentário ou esclarecer alguma dúvida.