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Pesquisa

Editais de Combate ao COVID-19

Desde o início da pandemia a PRPGI, juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), tem apoiado iniciativas de combate ao Covid-19. Vários projetos de pesquisa e extensão, distribuídos em vários campi, estão sendo apoiados com recursos da ordem de R$ 500 mil (quinhentos mil reais). Os projetos vão desde controle de leitos de UTI, produção de equipamentos de proteção individual até programas de solidariedade aos afetados pela pandemia.

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Editais de PIBIC / PIBIT / PIBIC-EM / PIBIC-AF

Foi dado início aos principais programas de bolsas da PRPGI. Dentre eles estão contemplados os auxílios para os programas tradicionais de iniciação científica para estudantes do ensino superior (PIBIC) e do ensino médio (PIBIC-EM), bem como da iniciação tecnológica para estudantes da graduação (PIBIT). Além desses, esse ano a PRPGI oferece pela primeira vez o programa de bolsas de iniciação científica, exclusivamente, para estudantes que entraram pela politica de cotas do IFBA (PIBIC-AF). No total, em todos os programas serão 170 pessoas serão contempladas com bolsas de iniciação científica.

Saiba mais: Pela primeira vez, IFBA é contemplado no Programa de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af) do CNPq

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Congresso Virtual da PRPGI, em novembro

O ano de 2020 será marcado pelo primeiro Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA. O evento, em fase de organização, será realizado na primeira quinzena de novembro e abrangerá atividades dos Departamentos de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, além do já tradicional Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICTI). Esse ano, o congresso ocorrerá de forma remota em plataforma virtual própria e transmitido pela TV IFBA.

https://www.even3.com.br/congressoprpgi

Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFBA

Desde o início da pandemia, o Departamento de Pesquisa da PRPGI iniciou uma ação de socialização dos grupos de pesquisa da instituição. De modo geral, uma vez na semana, um grupo de pesquisa é convidado a apresentar suas principais linhas de investigação, através de uma live transmitida para a comunidade pela plataforma de stream. Todas as discussões estão disponíveis e podem ser vistas a qualquer momento pelo canal da TV IFBA no Youtube.

Editais de Seleção de Monitores e Intérpretes de Libras para o Congresso da PRPGI

Para dar conta das atividades de organização, bem como as ações de acessibilidade para realização do Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA, foram elaborados editais de seleção de Monitores e Intérpretes de Libras para atuarem no apoio ao evento.

Editais de Apoio aos Programas de Pós-Graduação

Estão em vigência os editais de apoio aos programas de Pós-Graduação do IFBA. Tanto os cursos de pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu estão sendo contemplados com recursos de custeio para o fortalecimento dos cursos.

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Editais de Fomento a Programas de Stricto Sensu

Encontram-se abertas as chamadas internas de pré-seleção de servidores para participar das cotas institucionais nos programas de Pós-Graduação em História, Filosofia e Ensino de Ciências da Ufba, e do Mestrado em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação da Uneb (GESTEC).

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Fortalecimento das publicações científicas e tecnológicas do IFBA

Desde o início de 2020, a PRPGI começou a implementar três importantes ações voltadas ao fortalecimento das produções científica e tecnológica do IFBA. Após a recondução do Comitê Executivo das foi possível reorganizar o conjunto de periódicos eletrônicos administrados pela PRPGI. Além disso, a EDIFBA concluiu o de apoio a obras submetidas no âmbito do Edital 20/2019. Desde então, deu-se início a organização de um edital de fluxo contínuo da EDIFBA.

Está em fase de testes, uma das demandas mais esperadas pela comunidade de pesquisa do IFBA, a plataforma do Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Não menos importante, o IFBA passou a integrar o grupo de trabalho, juntamente com outros institutos federais, que irá tratar das ações de fortalecimento das publicações científico e tecnológicos da Rede Federal.

Criação de Laboratórios de Makers

A PRPGI participou da chamada da SETEC de apoio à criação de Laboratórios IFMaker na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Rede Federal). Na oportunidade foram contemplados os subprojetos dos campi de Santo Amaro, Eunápolis e Salvador/Simões Filho, com o montante de recursos em equipamentos de R$ 328.600,00. Além desse, encontra-se em execução a criação de um IFMaker Itinerante com recursos próprios da PRPGI.

Saiba mais: Laboratórios IFMaker dos campi Salvador, Eunápolis e Santo Amaro devem entrar em operação no início de 2021

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Plataforma de apoio a demandas tecnológicas  

Encontra-se a fase de desenvolvimento um sistema computacional de registro online de demandas e ofertas de solução de problemas tecnológicos do Departamento de Inovação da PRPGI (DINOV). A ideia é disponibilizar uma plataforma eletrônica capaz de receber registro de demandas tecnológicas do IFBA, bem como das comunidades atendidas pelo instituto e outros setores da sociedade. O objetivo é criar um ambiente interativo que possa municiar continuamente o desenvolvimento de inovação social e pesquisa tecnológica aplicada no IFBA.


Editais SETEC de Apoio à Inovação

Desde de meados de junho a SETEC abriu um conjunto de editais de âmbito nacional de apoio a Educação Empreendedora. O IFBA tem propostas inscritas em todos, sejam eles: 

Plano de Contingenciamento da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação (PRPGI) - Atividades Não Presenciais

No dia 22 de março de 2020 a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação (PRPGI) do IFBA, por meio do Ofício Nº 01/2020/PRPGI.REI/REI divulgou as orientações iniciais sobre o enfrentamento da pandemia da Covid-19, no que tange às atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação no Instituto, conforme Art.15 da Resolução nº 07/2020 do CONSUP/IFBA, associada à Resolução 10/2020 do CONSUP/IFBA. Essas orientações marcaram o início das ações em modo remoto direcionadas por cada Departamento da PRPGI. Passados os meses iniciais, e considerando o complexo cenário que a dinâmica da pandemia se apresenta no estado da Bahia, faz-se necessário repensar e reorientar tais atividades, prezando pela segurança e saúde de toda a comunidade acadêmica.

Nesse contexto, o Comitê Central de Acompanhamento da Ameaça do Coronavírus apresenta o Plano de Contingenciamento para o eixo da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Bahia - IFBA, com o objetivo de assegurar um conjunto de ações de redução dos impactos originados pela crise pandêmica.

A seguir são elencadas as orientações e ações desse plano, distribuídas nos eixos abaixo:

  1. 1.      ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS
  2. 2.      PROGRAMAS E PROJETOS
  3. 3.      EXECUÇÃO E ORIENTAÇÃO E PLANOS DE TRABALHO
  4. 4.      ATIVIDADES EM LABORATÓRIOS DE PESQUISA
  5. 5.      AULAS DE CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO

 

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

Diretriz: As atividades administrativas devem seguir o fluxo de trabalho remoto através da utilização dos Sistemas de Informação Institucionais (SEI, SUAP, PLONE, e-mails, e outros sistemas institucionais).

Ações

Responsáveis

  • Acompanhamento de Processos do SEI e SUAP;
  • Comunicação Institucional (Site e e-mails)
  • Realizar reuniões do comitê de assessoramento da PPGI por conferência web;
  • Realizar eventos acadêmicos, científicos e tecnológicos por meios virtuais enquanto as determinações de distanciamento social estiverem estabelecidas;

DPESQ

DPGQ

DINOV

Coord. Pesquisa dos Campi

  • Disponibilização e manutenção de estrutura de Sistema de Informação para as atividades de PPGI.

DGTI e DGCOM

CTI e DICOM dos Campi

  • Revisão do Plano de Metas da PPGI

PRPGI Coord. Pesquisa dos Campi

 

PROGRAMAS E PROJETOS

Diretriz: Os Programas e Projetos de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação devem ser executados de modo remoto.

Ações

Responsáveis

  • A execução de editais está condicionada a sua realização de modo remoto, desde quando sejam garantidas as ferramentas tecnológicas institucionais, necessárias para a realização do certame, desde os processos de inscrições até a publicação dos resultados finais.

DPESQ

DPGQ

DINOV

Coord. Pesquisa dos Campi

  • Realizar reuniões de equipes de projetos, colegiados de cursos de pós, grupos de pesquisas por meios remotos em plataformas digitais disponíveis;

Coord. Projetos

Grupos de Pesquisa,

Coord. Cursos de Pós Graduação


EXECUÇÃO E ORIENTAÇÃO E PLANOS DE TRABALHO

Diretriz: A execução e acompanhamento de Planos de Trabalho de PPGI devem priorizar a forma remota com readequação dos planos.

Ações

Responsáveis

  • Priorizar reuniões equipes de projetos relacionadas aos editais em andamento, reuniões com membros da comunidade acadêmica e parceiros, apresentações de resultados e orientações de estudantes por meios virtuais;
  • As atividades de orientação devem ser mantidas na forma não presencial durante a Pandemia. Em uma eventual possibilidade de retorno, recomenda-se manter as orientações de forma remota, nos primeiros 03 (três) meses conforme a possibilidade do(a) pesquisador(a) e do(a) bolsista, cumprindo as recomendações das autoridades sanitárias;
  • Pesquisadores(as) devem adequar os planos de atividade dos projetos submetidos aos editais dos Programas PIBIC, PIBIC-EM e PIBITI, quando necessário, respeitando as regras do edital
  • Pesquisadores(as) e bolsistas com projetos vigentes nos programas PIBIC, PIBIC-EM e PIBITI no período 2019/2020 devem apresentar relatórios finais com justificativa de adequações do plano de trabalho no período referente ao isolamento social.
  • As coordenações ou diretorias de pesquisa devem contribuir em viabilizar o andamento das atividades dos bolsistas dos Programas PIBIC, PIBIC-EM e PIBITI, considerando em especial os prazos de entrega de relatório e prestação de contas às agências de fomento;

Orientadores

Coord. Projetos

Grupos de Pesquisa,

Coord. Cursos de Pós Graduação

 

ATIVIDADES EM LABORATÓRIOS DE PESQUISA

Diretriz: A execução de atividades em Laboratórios de Pesquisa devem seguir estritamente os protocolos sanitários estabelecidos nesse plano de Contingência

Ações

Responsáveis

  • Observar as normativas no uso de laboratórios enquanto serviços essenciais previstos na Resolução 07 para o Período de Pandemia.
  • O uso dos laboratórios deve seguir um protocolo específico de segurança criado pelas comissões locais de prevenção à COVID-19, a coordenação ou diretoria de pesquisa do campus e o corpo técnico de laboratório, considerando a infraestrutura e particulares de cada campi e as recomendações das autoridades sanitárias;
  • O uso do laboratório deve ser prioritário para a finalização de projetos financiados e com prazos de cumprimento de atividades comprometidos em função do isolamento social;

Orientadores

Coor. Projetos

Grupos de Pesquisa,

Coord. Pesquisa

 

AULAS DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Diretriz: A realização das aulas dos Cursos de Pós-Graduação obedecerá aos protocolos estabelecidos para as atividades de ensino contidas nesse Plano de Contingência, salvo os dispositivos especiais para os cursos Strictu Sensu normatizados pelos Conselhos Superiores.

Ações

Responsáveis

  • Os cursos de Pós-Graduação Strito Sensu, continuam com as aulas de forma EAD, conforme orientação do CONSUP, sendo facultado a volta as aulas presenciais, dentro de um possível calendário de retorno, desde quando sejam respeitados os protocolos de saúde definidos por esse plano de contingência institucional.
  • A adequação das atividades dos cursos de Pós-Graduação lato sensu obedecerá às orientações e protocolos de aulas previstos nesse Plano de Contingência para as atividades de ensino.
  • Realizar diagnóstico da situação das turmas dos cursos de Pós-Graduação e realizar o planejamento de reorganização de pendências e reofertas.
  • As aulas inaugurais devem acontecer, preferencialmente, de forma remota e, conforme o quadro pandêmico, quando for possível de forma presencial, que sejam respeitados os protocolos de saúde definidos por esse plano de contingência institucional, dentro de um possível calendário de retorno.
  • As apresentações dos trabalhos de conclusão e de Exame de Qualificação dos cursos de Pós-Graduação devem presar pelo uso de web conferências durante as bancas de defesa. Essa atitude deve ser respeitada durante o período de pandemia e, dentro do possível,  nos 03 (três) primeiros meses após a retomada das atividades presenciais, evitando possíveis deslocamentos intermunicipais dos envolvidos.

Coord. Cursos de Pós Graduação;

Servidores dos Cursos de Pós Graduação