Início | Publicações | Cronograma | Cursos | Bancas | Contatos | Resultados | Anos Anteriores
Bancas SISU 2025
Informações importantes:
Bancas de Verificação das Ações Afirmativas: um grupo de especialistas da área da banca para verificar se o/a candidato/a de fato atende às condições do grupo específico optado.
As Bancas de Verificação serão remotas.
Quem não comparecer às bancas perde o direito à vaga da reserva de vaga optada.
Só pode participar quem fez o cadastro no Portal gov.br.
Quem teve dificuldade no envio dos documentos (problema de acesso à internet ou outros problemas) pode ir no campus para orientação e apoio, nos dias 28 e 29 de janeiro.
OBS.
Candidato/a da política de ações afirmativas que:
• tenha cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo,
• é de família com renda igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo per capita,
• autodeclarado preto, pardo, indígena e quilombola
• é pessoa com deficiência
Os/as candidatos/as que se enquadram nas situações acima devem informar as documentações de acordo com a sua cota exclusivamente no site do Gov.br. Não precisa ir ao campus do IFBA para levar documentos.
Documentos e Bancas
O/a candidato/a deve:
1. olhar seu código de Reserva de Vaga (Cota) (está no ANEXO VIII);
2. deve enviar a documentação que cada tipo de Reserva de Vaga (Cota) exige (olhar os itens 2.1, 2.2, 2.4 e 2.5);
3. conferir o link para envio dos documentos e bancas (ver ANEXO VIII).
Candidato/a precisa estar com as documentações que a Cota exige e também com o Documento de Identidade (ver anexo I do edital de documentos das bancas).
O/a candidato/a também precisa anexar Certificado de conclusão e histórico escolar de todo o ensino médio em escola pública, seja nas modalidades regular, EJA ou a distância, inclusive cursos de nível médio oferecidos por Programas do Governo Federal.
Tipos de Bancas e documentos:
• BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO OU INDIGENA (item 2.1 do edital);
• BANCAS DE VERIFICAÇÃO PARA AS PESSOAS QUILOMBOLAS (item 2.2);
• BANCAS DE VERIFICAÇÃO DE COTAS SOCIAIS E RENDA (item 2.4);
• BANCA DE AVALIAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL (item 2.5);
• DO ENVIO DAS DOCUMENTAÇÕES (item 3.1).
Confira a documentação para sua banca no documento disponível em https://portal.ifba.edu.br/sisu/2025/publicacoes/?_authenticator=99498adc5e30a0c43f6dc9a12345ba3a43c66784
Para quem são as bancas:
1. Bancas de Heteroidentificação ou indígena
LB_PPI: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público.
LI_PPI: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público.
OBS. As pessoas que tenham se inscrito para concorrer às vagas reservadas para indígenas deverão anexar autodeclaração de consciência de sua identidade indígena por escrito e assinado pelo candidato, ANEXO VI do edital.
2. Bancas de Verificação para pessoas quilombolas
LI_Q: Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público.
LB_Q: Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público.
V: Candidatos Quilombolas
OBS. Para comprovação de pertencimento à comunidade quilombola também será necessário o envio da Certidão de autodefinição expedida pela Fundação Cultural Palmares e da Declaração de que o/a candidato/a mora na comunidade quilombola, assinada pelo/a Presidente/a/Coordenador/a da Associação Quilombola a qual o candidato/a pertence, bem como, de mais duas testemunhas da própria comunidade, sendo que uma das testemunhas deverá fazer parte da Direção/Coordenação da Associação, conforme ANEXO V.
3. Bancas de Verificação de Cotas Sociais e Renda
LB_PPI: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público
LB_PCD: Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público.
LB_EP: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público.
LB_Q: Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público.
4. Banca Biopsicossocial
LB_PCD: Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público.
LI_PCD: Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público.
OBS. Os exames e laudos comprobatórios apresentados pelos candidatos classificados para as vagas reservadas às pessoas com deficiência, serão analisados pela Banca de Avaliação Biopsicossocial, que emitirá Parecer Final relativo à deficiência alegada. O Laudo Médico original deve ter sido emitido nos últimos 12 (doze) meses, atestando o tipo, o grau ou o nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID.
Responsabilidade dos/as candidatos/as
• Atenção na hora do envio! Tudo deve estar com boa visibilidade e carregar corretamente no sistema.
• A Comissão de Verificação das Documentações poderá solicitar, caso necessário, documentação complementar de comprovação para quem concorre à reserva de vagas nas cotas Sociais e de Renda.
• Não serão considerados e analisados documentos e imagens: que não sejam da pessoa candidata ou do seu grupo familiar; e que estejam ilegíveis ou cortados.
Recursos
• Se o candidato/a não for aprovado/a na banca (indeferimento) poderá apresentar recurso contra a decisão da Banca de Verificação, exclusivamente, no prazo do cronograma do edital.
• Do parecer da Banca de recurso não caberá outro recurso.
Contatos na Reitoria
1) Cotas Sociais e Renda: renda.rei@ifba.edu.br
2) Biopsicossocial: biopsicossocial.rei@ifba.edu.br
3) Heteroidentificação, Quilombolas e Indígenas: heteroidentificacao.rei@ifba.edu.br
4) Diretoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis - DPAAE: dpaae@ifba.edu.br
SiSU - Sistema de Seleção Unificada - 2025
Contato:
Departamento de Seleção: Isabelle Priscila Carneiro Lima
Departamento de Ensino Superior: Danilo Santos Souza
e-mails: selecao@ifba.edu.br e proensinosuperior@ifba.edu.br