Você está aqui: Página Inicial > Notícias

Notícias

por Valdir nascimento dos santos publicado 11/08/2015 12h31, última modificação 25/05/2017 15h26

Prorrogadas inscrições do Processo Seletivo 2018

por Helen Sampaio publicado: 17/08/2017 16h38 última modificação: 17/08/2017 16h41

Prorrogadas inscrições do Processo Seletivo 2018 - Leia mais…

Estudantes do IFBA são premiados na OBFEP 2016

publicado: 17/08/2017 14h54 última modificação: 17/08/2017 14h54

Aconteceu no último sábado (12), no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a solenidade de premiação da 5ª edição das etapas estadual e nacional da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) – ano 2016, que premiou, ao todo, 31 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

A abertura do evento contou com a palestra “Astronomia e o despertar para a Ciência - o Universo para se descobrir”, proferida por Paulo Eduardo de Brito, professor da Universidade de Brasília (UNB), e com a apresentação musical dos professores da UFBA, Robson Barreto e Tertuliano Franco

Na etapa estadual, o IFBA ganhou 20 medalhas, distribuídas nas seguintes categorias: 1º série do ensino médio de escolas federais (cinco medalhas); 2º série do ensino médio de escolas federais (oito medalhas); 3º série do ensino médio de escolas federais (uma medalha); e 4º série do ensino médio de escolas federais (6 medalhas). Nesta última, apenas os alunos do IFBA foram premiados.

Já na etapa nacional, os alunos do IFBA ganharam 11 medalhas sendo quatro na categoria 2º série, uma na categoria 3º série e seis na categoria 4º série.

Confira aqui a relação de medalhistas.

Inscrições para aluno especial do Doutorado DMMDC

publicado: 17/08/2017 08h17 última modificação: 17/08/2017 08h23

Estão abertas, até o dia 31 de agosto, as inscrições para aluno especial do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC).

O programa possui área de concentração em modelagem da geração e difusão do conhecimento e objetiva instituir e consolidar a área interdisciplinar de pesquisa em análise cognitiva, relacionada aos processos de criação, organização, gestão e difusão do conhecimento.

As inscrições acontecem, exclusivamente, através do envio do formulário eletrônico, acompanhado de documentação exigida no edital, para o e-mail selecaodmmdc@gmail.com.  Caso o candidato não receba uma mensagem de confirmação da inscrição em até 24 horas, deve entrar em contato com a Secretaria da Pós-Graduação, através do mesmo e-mail. A taxa de inscrição é de R$ 55.

O Doutorado é uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

IFBA divulga resultado da 1ª etapa da seleção de bolsistas para Educação Física, Jornalismo e Tecnologia da Informação

por Helen Sampaio publicado: 16/08/2017 19h13 última modificação: 16/08/2017 19h13

IFBA divulga resultado da 1ª etapa da seleção de bolsistas para Educação Física, Jornalismo e Tecnologia da Informação - Leia mais…

Inscrições para Jogos dos Servidores do IFBA acontecem até o dia 29

por Helen Sampaio publicado: 16/08/2017 17h17 última modificação: 16/08/2017 19h20

Inscrições para Jogos dos Servidores do IFBA acontecem até o dia 29 - Leia mais…

Divulgado resultado final da seleção para professor substituto

publicado: 15/08/2017 12h26 última modificação: 16/08/2017 08h03

 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através da  comissão central do concurso para professor substituto, tornou público hoje, dia 15 de agosto, resultado final do edital nº 04/2017.

Os candidatos que interpuseram recursos e desejam ter acesso aos pareceres dos mesmos, devem solicitar através do e-mail substituto042017.rei@ifba.edu.br

Mais informações podem ser obtidas na página do concurso.

 

Leia mais: IFBA divulga resultado preliminar da seleção para professor substituto

IFBA e Secretaria de Educação iniciam curso de LIBRAS em Caldeirão Grande

publicado: 15/08/2017 10h08 última modificação: 15/08/2017 10h08

Libras.jpg
Aula inaugural do curso de extensão de LIBRAS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Jacobina, e a Secretaria de Educação de Caldeirão Grande firmaram parceria para ofertar um curso de extensão de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para servidores que atuam no sistema educacional do município. A aula inaugural aconteceu na tarde da última sexta-feira (11).

A iniciativa contou com a presença da chefe de gabinete, Silvana Márcia, que representou o prefeito Candido da Guirra Filho, do secretário de educação, João Matos, do diretor do campus, Epaminondas Macedo e dos técnicos administrativos do IFBA, Agda Cortes, Eliene Sales e Daniel dos Santos Neto.

O secretário João Matos explicou que, ao buscar a parceria com o IFBA, sua preocupação foi com a formação dos professores, que são graduados e licenciados em suas respectivas áreas, mas não em educação inclusiva.

Matos informou que, após um mapeamento realizado pelo órgão, foram detectados 12 alunos surdos matriculados na rede municipal. “Com o curso, estaremos incluindo e dando condições para que esses alunos tenham acesso à educação. Ele também trará um impacto positivo na formação dos professores e no tratamento pedagógico que esses alunos vão receber”, explicou o secretário.

O diretor Epaminondas acredita que o compromisso educacional do IFBA não é somente com os estudantes dos cursos regulares, mas também com toda a sociedade. “Esse não é o primeiro projeto que nos faz sair dos muros da escola e da própria cidade de Jacobina para também ofertar educação para o público em geral. No passado, já estivemos em Caldeirão Grande com os programas Mulheres Mil e o Pronatec. É muito gratificante para o IFBA participar dessa iniciativa”, pontuou Epaminondas.

Durante a aula, Daniel e Eliene, que também são mestrandos em educação e diversidade pela Universidade do Estado da Bahia, falaram respectivamente sobre os temas “Educação de surdos e inclusão” e “Formação docente e a diversidade”.

Integrante da turma de 40 inscritos, o professor de geografia, Júlio César Vitorino, comentou que até teve libras como componente curricular na licenciatura, mas foi um estudo rápido. Ele relatou que já trabalhou com um aluno surdo em sala e que a comunicação feita por escrito, não era fácil. “Nem sempre eu conseguia compreendê-lo. Isso despertou em mim a vontade de estudar mais LIBRAS”, afirmou Júlio.

O curso, que acontecerá às sextas-feiras e terá 40 horas de duração, foi estruturado pela tradutora e intérprete de LIBRAS do campus, Agda Cortes, que durante a aula inaugural falou sobre o papel do intérprete da língua na educação. Ela acredita que o curso “é o primeiro passo para quebrar as barreiras da comunicação com os surdos” e que todos sairão capazes de manter um diálogo básico na língua de sinais.

 

Comunicação - Campus Jacobina 

Aberta Chamada Pública para criação de Banco de Avaliadores de Cursos Técnicos de Nível Médio

por Helen Sampaio publicado: 14/08/2017 15h33 última modificação: 14/08/2017 15h37

Aberta Chamada Pública para criação de Banco de Avaliadores de Cursos Técnicos de Nível Médio - Leia mais…

I Seminário de Profissões do Campus Jequié começa nesta quarta-feira (16)

por Helen Sampaio publicado: 14/08/2017 14h45 última modificação: 14/08/2017 14h45

I Seminário de Profissões do Campus Jequié começa nesta quarta-feira (16) - Leia mais…

IFBA participa da Campus Party

publicado: 14/08/2017 13h23 última modificação: 17/08/2017 14h58

Na última sexta-feira (11), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) esteve presente na Campus Party Bahia, um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital, que aconteceu entre os dias 9 e 12 de agosto, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

campus party.JPG
Justino Medeiros

Durante a manhã, o IFBA marcou presença na conferência “Universidades empreendedoras na prática”, com a participação do diretor do Polo de Inovação Salvador do IFBA (PIS), Handerson Leite, que fez uma breve apresentação do Instituto, com foco na área de tecnologia em saúde, iniciada em 1997, e da atuação do PIS. O diretor enfatizou a necessidade do ensino multidisciplinar, uma vez que no mercado, profissionais de diferentes áreas trabalham em conjunto.

No início da tarde, o workshop “Tecnologia em saúde: superando barreiras das deficiências”, contou com a presença dos professores do IFBA, Justino de Araújo Medeiros e Handerson Leite, que apresentou a visão geral do setor saúde, as características e perspectivas das tecnologias como ferramentas para promoção, inclusão social e melhoria da qualidade de vida e tecnologias que existem e podem ser desenvolvidas.

Já Justino apresentou duas dessas aplicações na prática criadas pelo Instituto: a bengala automatizada para deficientes audiovisuais, que possui sensores que vibram ao identificar obstáculos e o Just Step – piso tátil integrado a comando de voz, que ao ser pisado, é ativado e informa, por exemplo, a localização de determinado ambiente ao deficiente visual. O Just Step também participou da competição Campus Future, ficando em segundo lugar na classificação geral.  O piso tátil foi desenvolvido pelos professores Andrea Bitencourt e Justino Medeiros e pelos discentes Lorenna Vilas Boas e Marcos Portela.

Completando a programação da tarde, aconteceu a conferência “Como mudar as perspectivas da educação através da robótica”, que apresentou as mudanças na educação infantil, inclusiva e de jovens, proporcionada pela Robótica, e contou com a apresentação da professora do campus Salvador, Andrea Bitencourt e da egressa Lorenna Vilas Boas. Outro destaque foi o workshop” Robótica educacional acessível para todos”, no qual foram realizadas atividades de robótica, utilizando materiais de baixo custo e reciclados, com o professor Justino e os egressos Victor Ben-Hur e Lorenna Vilas Boas.

Durante a Campus Party Bahia aconteceu ainda a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que tem como objetivos:  estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro, através da aplicação de provas teóricas e práticas em todo o país. Durante a competição, são propostos desafios surpresas e as equipes devem realizar os ajustes dos robôs no momento da disputa.

Para o professor de computação do campus Salvador, Marcelo Diniz, a OBR deve ser encarada como um estímulo ao aprendizado dos alunos. “Nosso objetivo aqui é incentivar. Há três meses eles não sabiam quase nada de robótica, e hoje estão competindo. O nosso papel aqui é basicamente de acompanhar, não podemos entrar na área de competição para ajudar, informou o professor que levou duas equipes para a competição. 

No sábado (12), aconteceram as provas finais e premiação da OBR e na classificação geral, o IFBA ficou em terceiro lugar no ranking geral - prêmio Champions, com a equipe Kritz, do campus Vitória da Conquista, sob orientação do professor Jaime Santana.

Além disso, ganhou os prêmios: Inovação (equipe X Wing- orientada por Justino de Medeiros, Andrea Bitencourt e Marcelo Dini) e Maker ( equipe  Destroyers, orientada por Vitor Leão Filardi), ambas do campus Salvador. Outras duas equipes do campus Vitória da Conquista ganharam os prêmios: Melhor Escola Pública (equipe CyberPan) e  Dedicação (equipe Paliteam), ambas orientadas por Jaime Santana.

Campus Seabra recebe “Papo de Inovação”

publicado: 14/08/2017 11h54 última modificação: 14/08/2017 11h55

Campus Seabra recebe “Papo de Inovação” - Leia mais…

Disponível resultado final de seleção de tutores bolsistas do Programa UAB

por Helen Sampaio publicado: 14/08/2017 11h53 última modificação: 14/08/2017 11h53

Disponível resultado final de seleção de tutores bolsistas do Programa UAB - Leia mais…

Prova de seleção de estagiários acontece amanhã (15) no campus Salvador

publicado: 14/08/2017 11h25 última modificação: 14/08/2017 11h28

A prova da seleção de estagiários de nível superior nas áreas de pedagogia, nutrição e serviço social para o campus Salvador, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), acontece amanhã (15), às 9h, no campus Salvador, situado no Barbalho (sala 107 do Bloco B).

A lista de aprovados para a 2ª etapa da seleção foi divulgada na última quinta-feira (10). O resultado da avaliação escrita e a divulgação do calendário de entrevistas estão previstos para dia 18 de agosto.

 

Comunicação – Campus Salvador

IFBA convoca candidatos do concurso de professor EBTT para perícia médica e aferição de autodeclarações

por Helen Sampaio publicado: 09/08/2017 14h38 última modificação: 09/08/2017 14h38

IFBA convoca candidatos do concurso de professor EBTT para perícia médica e aferição de autodeclarações - Leia mais…

Lei de Inclusão é tema de palestra na reitoria

por Janaina Marinho publicado: 09/08/2017 14h18 última modificação: 09/08/2017 14h23

Lei de Inclusão é tema de palestra na reitoria - Leia mais…

Divulgado resultado da seleção de tutores bolsistas UAB

publicado: 08/08/2017 10h40 última modificação: 09/08/2017 08h01

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou ontem (7) o  resultado do edital nº05/2017, referente ao processo seletivo para tutor bolsista do curso de Educação a Distância do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Para interposição de recursos  ao resultado, o candidato deve encaminhar solicitação para o e-mail selecaoead.rei@ifba.edu.br, com o título "RECURSO", entre os dias 9 e 10 de agosto.

 

Leia mais: IFBA divulga seleção de tutores bolsistas para cursos de Educação a Distância programa Universidade Aberta do Brasil

 

Divulgada errata de chamada pública para bolsistas de Educação Física, Tecnologia da Informação e Jornalismo

por Helen Sampaio publicado: 07/08/2017 15h09 última modificação: 07/08/2017 15h09

Divulgada errata de chamada pública para bolsistas de Educação Física, Tecnologia da Informação e Jornalismo - Leia mais…

IFBA seleciona bolsistas de Educação Física, Tecnologia da Informação e Jornalismo

por Helen Sampaio publicado: 04/08/2017 17h22 última modificação: 04/08/2017 17h22

IFBA seleciona bolsistas de Educação Física, Tecnologia da Informação e Jornalismo - Leia mais…

IFBA convoca candidatos do concurso de Professor EBTT para verificar autodeclarações de pessoa preta ou parda

por Helen Sampaio publicado: 04/08/2017 16h49 última modificação: 04/08/2017 16h49

IFBA convoca candidatos do concurso de Professor EBTT para verificar autodeclarações de pessoa preta ou parda - Leia mais…

IFBA promove Encontro Anual de Bibliotecários na Reitoria

por Helen Sampaio publicado: 04/08/2017 08h20 última modificação: 04/08/2017 08h21

IFBA promove Encontro Anual de Bibliotecários na Reitoria - Leia mais…

MEC visita Campus Irecê para reconhecimento do curso ADS

publicado: 03/08/2017 10h59 última modificação: 03/08/2017 12h45

MEC visita Campus Irecê para reconhecimento do curso ADS - Leia mais…

Prorrogado prazo para solicitação de isenções do Processo Seletivo 2018

por Helen Sampaio publicado: 03/08/2017 10h29 última modificação: 04/08/2017 07h48

Prorrogado prazo para solicitação de isenções do Processo Seletivo 2018 - Leia mais…

IFBA divulga edital para vagas residuais do ensino superior na capital baiana

publicado: 03/08/2017 10h25 última modificação: 03/08/2017 16h18

Os interessados em ocupar uma das 315 vagas residuais do ensino superior oferecidas pelo campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), nas categorias portador de diploma, transferência interna e externa, já podem consultar os requisitos necessários para se inscrever.

As oportunidades estão distribuídas entre as licenciaturas de física, geografia e matemática; o bacharelado de administração; as engenharias industrial elétrica, mecânica e química, e as graduações tecnológicas de eventos, radiologia e análise e desenvolvimento de sistemas (ADS).

A inscrição acontece de 18 de setembro a 20 de outubro e pode ser feita via sedex, através do envio de formulário (Anexo IV), devidamente preenchido e de toda a documentação exigida, ou presencialmente, no Protocolo do campus, situado na rua Emídio dos Santos, s/nº, Barbalho, das 9h às 18h.

O resultado preliminar da seleção está previsto para 16 de dezembro com ingresso no primeiro semestre de 2018. Confira os detalhes no Edital nº 16/2017. Dúvidas podem ser esclarecidas presencialmente na Gerência de Registros Acadêmicos, das 15h às 20h (dias úteis), ou pelo e-mail gra3@ifba.edu.br.

Comunicação - Campus Salvador

IFBA divulga resultado preliminar da seleção para professor substituto

por Helen Sampaio publicado: 02/08/2017 15h49 última modificação: 02/08/2017 15h49

IFBA divulga resultado preliminar da seleção para professor substituto - Leia mais…

IFBA inscreve para curso de teatro gratuito em Jacobina até segunda-feira (7)

publicado: 02/08/2017 14h05 última modificação: 02/08/2017 14h05

Estão abertas até segunda-feira (7) as inscrições para o módulo 1 do curso de teatro gratuito ministrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Jacobina. A iniciativa, que integra o projeto de extensão Teatro IFBA, é aberta ao público externo e voltada para jovens de 13 a 18 anos. Os interessados devem se dirigir ao protocolo do IFBA para efetivar as inscrições.

As aulas, que iniciam no dia 7 de agosto, acontecerão às segundas, das 15h às 18h, e terças-feiras, das 13h20 às 15h20, no campus. Os participantes receberão certificado de 20 horas. O curso vai até 29 de agosto.

Informações: e-mail - yarasarrath@yahoo.com.br. 

 

Comunicação - Campus Jacobina

Abertas inscrições do Prêmio Inova+Saúde

por Janaina Marinho publicado: 01/08/2017 14h42 última modificação: 01/08/2017 14h42

Abertas inscrições do Prêmio Inova+Saúde - Leia mais…

Inscrições para cursos de Formação Inicial e Continuada em Lauro de Freitas

publicado: 01/08/2017 11h53 última modificação: 09/08/2017 09h51

O campus Lauro de Freitas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou ontem, dia 31 de julho, edital nº02/2017, referente ao processo seletivo simplificado seletivo simplificado dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do campus.

São ofertadas vagas para os cursos de computação gráfica, eletricista instalador predial de baixa tensão, desenho técnico arquitetônico e manutenção de computadores. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos.

As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente através do Formulário de Inscrição disponibilizado no site do campus, no período de 3 a 10 de agosto.

 

As provas serão realizadas no dia 13 de agosto, no Campus Lauro de Freitas.

Cronograma

Período de inscrições 3 a 10/08
Provas 13/08
Divulgação do resultado da Seleção 16/08
Interposição de recursos 17/08, até às 17:00
Resultado das interposições de recursos 18/08
Matrícula 21 e 22/08
Início das aulas 28/08
Divulgação da 2ª chamada 4/09, a partir das 17:00

 

 

IFBA realiza aula inaugural do ProfEPT nesta quarta

publicado: 31/07/2017 14h00 última modificação: 31/07/2017 16h07

A partir das 13h30 do dia 2 de agosto, o Campus Salvador do Instituto Federal da Bahia será da Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Na mesa de abertura, estarão representantes institucionais do IFBA e de órgãos estaduais, como o magnífico reitor, Renato da Anunciação Filho; o diretor geral na capital baiana, Albertino Nascimento; o diretor de pesquisa, pós-graduação e inovação do campus, Allan Edgard Freitas; a coordenadora do ProfEPT no Polo Bahia, professora Luzia Mota; o coordenador geral no Instituto do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Fabiano Brito; o diretor geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Lázaro Raimundo Cunha, e o superintendente de educação profissional (Suprof), Durval Libânio Mello.

A Aula Magna, prevista para 14h15, será conduzida pela professora Marise Ramos, pós-doutora em etnossociologia do conhecimento profissional, que debaterá a respeito do tema “Educação profissional e tecnológica para a classe trabalhadora: uma perspectiva contra-hegemônica”. A docente integra o quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ) e de Educação Profissional em Saúde (EPSJV/Fiocruz), além de já ter sido diretora de ensino médio do MEC, coordenadora do GT Trabalho e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e representante do mesmo GT no Comitê Científico dessa entidade.

Na ocasião, ainda haverá roda de conversa com estudantes e docentes e apresentação cultural, com atividades até às 20h.

 

Fique por dentro

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou edital no início do ano. O mestrado tem por objetivo proporcionar formação na área, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. As aulas presenciais do Polo baiano ocorrerão quinzenalmente, às quintas-feiras (noite), às sextas, pela manhã e tarde, e aos sábados, pela manhã. Mais informações: profept@ifes.edu.br, profeptifba@ifba.edu.br, (71) 2102-9587.

 

Comunicação - Campus Salvador

Abertas inscrições para torneio de futsal da Reitoria em homenagem aos pais

por Helen Sampaio publicado: 28/07/2017 14h06 última modificação: 31/07/2017 15h00

Abertas inscrições para torneio de futsal da Reitoria em homenagem aos pais - Leia mais…

Jornal produzido por estudantes do IFBA é selecionado para Simpósio Nacional de História

publicado: 28/07/2017 13h32 última modificação: 28/07/2017 15h33

Um pasquim (jornal satírico), produzido por três estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Jacobina, foi um dos 60 trabalhos selecionados entre produções de várias partes do país, para exposição no XXIX Simpósio Nacional de História, que termina hoje (28) em Brasília.

A seleção do jornal, escrito pela equipe Kal, foi realizada pela coordenação da 9ª Olimpíada de História do Brasil (ONHB). Liderada pela professora do IFBA Carla Côrte, a equipe é formada pelos estudantes Letícia Sobrinho, Kelvin Wallace e Alice Freitas.

Apresentando textos sobre o tema “O Ensino de História é um Direito”, o pequeno jornal foi uma das tarefas que levou o grupo a alcançar a classificação para participar da final da ONHB, que acontece no próximo dia 19 de agosto na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O simpósio, realizado pela Associação Nacional dos Professores Universitários de História, teve início na última segunda-feira (24).

Leia mais: Estudantes do IFBA se classificam para final de competição da Unicamp

 

Por Henrique Soares/Comunicação – Campus Jacobina 

registrado em: ,