Você está aqui: Página Inicial > notas > 2022 > Nota do Colégio de Dirigentes do IFBA
conteúdo

Nota do Colégio de Dirigentes do IFBA

publicado: 26/07/2022 15h22, última modificação: 26/07/2022 15h53

CONFIANÇA NO PROCESSO ELEITORAL E DEFESA DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

O Colégio de Dirigentes (Codir) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, composto pela Magnífica Reitora, Pró-Reitores(as), Diretores(as) Sistêmicos(as) e os 22 Diretores(as) Gerais dos campi, vem a público manifestar sua inteira confiança na democracia, na transparência e integridade do processo eleitoral brasileiro.

Há mais de 25 anos as eleições brasileiras utilizam o sistema eletrônico de votação e apuração dos pleitos para presidente, deputados(as), senadores(as), prefeitos(as) e vereadores(as), sem que jamais tenha sido comprovada qualquer falha de segurança que comprometa os princípios democráticos da República. Vale salientar que os processos eleitorais são realizados por servidores(as) públicos, que de forma dedicada e íntegra, zelaram – e continuam a zelar – pela confiabilidade e segurança das eleições nacionais.

Por todo este histórico, mais do que manifestar sua confiança na integridade do processo eleitoral, o CODIR também repudia qualquer discurso ou prática que gere desconfiança e insegurança no seio da população, por meio de ataques injustos, infundados, negacionistas e inconsequentes ao Tribunal Superior Eleitoral e às urnas eletrônicas.

Conclamamos a comunidade acadêmica e externa a rechaçar a produção artificial e falsa que estimule uma atmosfera de ruptura democrática e que, consequente, desestabilize politicamente a sociedade nacional.

Pelo respeito ao sufrágio popular e universal!

Pela defesa da democracia da República brasileira!

Salvador, 21 de julho de 2021

COLÉGIO DE DIRIGENTES DO IFBA