Você está aqui: Página Inicial > Notas e Comunicados Reitoria > Comunicado - Criação do Comitê Central de Prevenção
conteúdo

Comunicado - Criação do Comitê Central de Prevenção

publicado: 13/03/2020 21h21, última modificação: 01/04/2020 18h36

Em continuidade às medidas de prevenção adotadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), a Reitoria torna pública à sua comunidade a portaria de criação do Comitê Central de Prevenção e Acompanhamento da Ameaça do Coronavirus (COVID-19) (Portaria Nº 1.208 de 13 de março de 2020), constituído por servidores e servidoras, inclusive da área de saúde do IFBA.

O Comitê será responsável pela construção do Protocolo de Orientações à comunidade acadêmica visando o enfrentamento da crise referente ao coronavírus (Covid-19).

Tal medida se dá em decorrência do atual cenário de pandemia e das diversas recomendações de autoridades governamentais nacionais e internacionais, no sentido de conter a propagação do contágio do vírus e do aumento no número de casos registrados no Estado da Bahia.

Preventivamente, a Reitoria suspenderá suas atividades por um período de 72h (setenta e duas horas), entre os dias 16 e 18 de março, mantendo somente serviços essenciais.

A Reitoria recomenda às Direções Gerais dos Campi que diante das especificidades locais e das situações de cada região/município, avaliem e tomem as decisões cabíveis para proteger suas comunidades. Os Campi do IFBA devem seguir as orientações dos órgãos sanitários dos seus municípios para contenção da pandemia.

Cumprindo a Portaria Nº 1.208 de 13 de março de 2020, todos os Campi do IFBA deverão criar comissões locais para execução de medidas preventivas. Fica determinada também a suspensão de atividades e/ou eventos que envolvam aglomeração de pessoas, conforme Instrução Normativa nº 19 de 12 de março de 2020 do Ministério da Economia.

Informamos que, no próximo dia 16 (segunda-feira), às 15h, as Secretarias Estaduais de Educação e Saúde estarão reunidas no auditório da SESAB com todas as Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia para tratar das estratégias de enfrentamento do coronavírus.

A Reitoria destaca que todas as medidas adotadas visam a garantir a tranquilidade e a segurança de nossa comunidade e que continuará vigilante.