Você está aqui: Página Inicial > Campus Feira de Santana > Institucional > Sobre o campus
conteúdo

Sobre o campus

por DGCOM publicado 07/03/2017 10h52, última modificação 04/12/2023 10h28
Breve histórico do Campus Feira de Santana

IFBA Feira de Santana
Foto do IFBA Feira de Santana. Reprodução: Carlos Henrique Maia

O campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foi inaugurado no dia 06 de março de 2012 na cidade de Feira de Santana. As primeiras turmas de estudantes foram recebidas em uma cerimônia que contou com a presença do Diretor-Geral à época, Juliano Marques, Pró-Reitores e Diretores do Instituto, além do Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), autoridades religiosas locais e o Prefeito da cidade na ocasião, o senhor Tarcísio Pimenta. O empreendimento foi de ordem federal, mas contou com o apoio municipal para a doação do terreno com extensão de 50 mil metros quadrados para a construção do campus.

Em outubro de 2011 foram ofertadas as primeiras vagas no Processo Seletivo do IFBA e em 2012 foi dado o pontapé inicial das atividades acadêmicas com oito turmas. Divididas entre as formas de oferta Integrada (quando o estudante tem a formação técnica concomitante à formação no Ensino Médio) e a Subsequente (quando o estudante faz apenas o Ensino Técnico, após ter concluído o Ensino Médio), as turmas foram compostas por 280 alunos das áreas de Edificações, Eletrotécnica e Informática. Tendo sido Edificações ofertado apenas para o Integrado, Informática apenas para o Subsequente e Eletrotécnica para as duas formas de ofertas.

Hoje, para além desses cursos, o instituto também oferece vagas para um curso Superior, o Bacharelado em Sistemas de Informação, o qual tem o Processo Seletivo realizado por meio do SISU. Durante sua história, o campus também ofertou cursos de curta duração pelo Pronatec, cursos de extensão e de formação de docentes.

Ao longo destes anos, nossas(os) estudantes saem do IFBA para programas de graduação, de intercâmbio e também para o mercado de trabalho de Feira de Santana e de outras partes do país e do mundo. Nossa missão é promover a formação de cidadãs(os) histórico-críticas(os), oferecendo ensino, pesquisa e extensão com qualidade socialmente referenciada, objetivando o desenvolvimento sustentável do país.

registrado em: Campus Feira de Santana