Matemática
Ficha técnica do curso | |
Forma | Superior |
Habilitação | Licenciado em Matemática |
Duração | 04 anos mínima / 05 anos máxima |
Carga Horária | 3.200 horas |
Regime letivo | Semestral |
Modalidade | EAD |
Forma de ingresso | Edital próprio |
Oferta de Vagas | A definir de acordo com edital próprio |
Portaria de Autorização | Resolução Consepe/IFBA 119/2023 Resolução Consepe/IFBA 34/2022 |
Nota de Avaliação do MEC | Nota 4 (Portaria 43 de 31 de março 2023 MEC) |
Eventos
Sobre o curso
O Curso Superior de Licenciatura em Matemática tem como objetivo formar professores de Matemática para atuar na Educação Básica em todos os seus níveis e modalidades. O licenciando integralizará a Licenciatura em Matemática em um período mínimo de quatro anos realizando atividades presenciais e a distância. Durante este período, o licenciando obterá uma sólida formação nos conteúdos científicos e tecnológicos ligados à Ciência Matemática em seus aspectos teóricos e experimentais, bem como uma formação didático-pedagógica adequada, com a fundamentação teórica e a prática de ensino necessárias para o desempenho crítico de seu papel como Professor.
Perfil do futuro profissional (egresso)
O Matemático-Educador licenciado pelo IFBA deverá ter um domínio consistente dos princípios, teorias e axiomas fundamentais da Matemática, articulado com a habilidade pedagógica de fazer transposição didática do conhecimento científico, utilizando-se ou desenvolvendo materiais e experimentos metodológico-didáticos. Estabelecendo a divulgação do saber científico para a sociedade, bem como desenvolver pesquisas no campo do Ensino de Matemática. Enfim, ter uma atitude investigativa frente aos fenômenos educativos. A formação básica obtida pelos licenciados deve lhe permitir dar continuidade na sua qualificação em licenciaturas tecnológicas ou em cursos de pós- graduação.
Habilidades do profissional
Áreas de atuação: Docência na educação básica (ensinos fundamental e médio), em todos os seus níveis e modalidades (profissional, técnico, integrado, a distância, EJA, presencial, etc); pesquisa (nas áreas de ensino, educação matemática, matemática ou estatística); produção de material didáticos e/ou produtos educacionais.
Competências esperadas:
- Dominar conhecimentos específicos em Matemática e suas relações com a Física e outras Ciências;
- Dominar conhecimentos de conteúdo pedagógico que os possibilitem compreender, analisar e gerenciar as relações internas aos processos de ensino e aprendizagem, assim como, aquelas externas que os influenciam;
- Dominar o processo de construção do conhecimento em Matemática, assim como o processo de ensino desta ciência;
- Articular ensino e pesquisa na produção e difusão do conhecimento em ensino de Matemática e na sua prática pedagógica;
- Estabelecer diálogo entre a área de Matemática e as demais áreas do conhecimento no âmbito educacional;
- Articular as atividades de ensino de Matemática na organização, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;
- Manter atualizada sua cultura geral, científica e pedagógica, e sua cultura técnica específica;
- Coordenar ações de diversas pessoas ou grupos;
- Dominar habilidades básicas de comunicação e cooperação;
- Desenvolver uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, respeitando direitos individuais e coletivos, diferenças culturais, políticas e religiosas e comprometendo-se com a preservação da biodiversidade.
- Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais;
- Resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até a análise de resultados;
- Propor, elaborar e utilizar modelos matemáticos, reconhecendo seus domínios de validade;
- Concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada;
- Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos matemáticos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;
- Utilizar os diversos recursos da informática, dispondo de noções de linguagem computacional;
- Conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições, seja em análise de dados (teóricos ou experimentais);
- Reconhecer as relações do desenvolvimento da Matemática com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente as contemporâneas;
- Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras;
- Planejar e desenvolver diferentes experiências didáticas em Matemática, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas;
- Elaborar ou adaptar materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais;
- Realizar experimentos em laboratórios;
- Ter experiência com o uso de equipamento de informática;
- Realizar pesquisas bibliográficas, sabendo identificar e localizar fontes de informação relevantes;
- Entrar em contato com ideias e conceitos fundamentais da Matemática e das Ciências, por intermédio da leitura de textos básicos;
- Sistematizar seus conhecimentos e seus resultados em um dado assunto por meio de, pelo menos, a elaboração de um artigo, comunicação ou monografia;
- Participar da elaboração e desenvolvimento de atividades de ensino.
Polos do Curso
Matriz curricular
- Matriz curricular - Public. 31/08/2023
- Matriz curricular por semestre
- Lista de docentes
Representação estudantil
- Colegiado:
Gerson Bento dos Santos;
Heric Barreto de Mendonça.
Orgãos Representativos
Normas e Regulamentos
- Novo PPC - Plano Pedagógico do Curso - publicado em 02 de outubro de 2023 (novo)
- PPC - Plano Pedagógico do Curso
- Normas acadêmicas
- Código disciplinar discente
- Regimento do campus
- Regimento do IFBA
- Resolução CONSUP
- Normas de estágio
- Normas de TCC
- ACC - Atividade curricular complementar
- Termo de desistência
- Requerimento Escolar para Abertura de Processos
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