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Matemática

Ficha técnica do curso
FormaSuperior
HabilitaçãoLicenciado em Matemática
Duração04 anos mínima / 06 anos máxima
Carga Horária2805 horas
Regime letivoSemestral
ModalidadeEAD
Forma de ingressoEdital próprio
Oferta de VagasA definir de acordo com edital próprio
Portaria de AutorizaçãoResolução 06/2015 CONSUP-IFBA                            


Eventos

Atualmente não existem compromissos agendados.

Sobre o curso

O Curso Superior de Licenciatura em Matemática tem como objetivo formar professores de Matemática para atuar na Educação Básica em todos os seus níveis e modalidades. O licenciando integralizará a Licenciatura em Matemática em um período mínimo de quatro anos realizando atividades presenciais e a distância. Durante este período, o licenciando obterá uma sólida formação nos conteúdos científicos e tecnológicos ligados à Ciência Matemática em seus aspectos teóricos e experimentais, bem como uma formação didático-pedagógica adequada, com a fundamentação teórica e a prática de ensino necessárias para o desempenho crítico de seu papel como Professor.

Perfil do futuro profissional (egresso)

O Matemático-Educador licenciado pelo IFBA deverá ter um domínio consistente dos princípios, teorias e axiomas fundamentais da Matemática, articulado com a habilidade pedagógica de fazer transposição didática do conhecimento científico, utilizando-se ou desenvolvendo materiais e experimentos metodológico-didáticos. Estabelecendo a divulgação do saber científico para a sociedade, bem como desenvolver pesquisas no campo do Ensino de Matemática. Enfim, ter uma atitude investigativa frente aos fenômenos educativos. A formação básica obtida pelos licenciados deve lhe permitir dar continuidade na sua qualificação em licenciaturas tecnológicas ou em cursos de pós- graduação.

Habilidades do profissional

Áreas de atuação: Docência na educação básica (ensinos fundamental e médio), em todos os seus níveis e modalidades (profissional, técnico, integrado, a distância, EJA, presencial, etc); pesquisa (nas áreas de ensino, educação matemática, matemática ou estatística); produção de material didáticos e/ou produtos educacionais.

Competências esperadas:

  1. Dominar conhecimentos específicos em Matemática e suas relações com a Física e outras Ciências;
  2. Dominar conhecimentos de conteúdo pedagógico que os possibilitem compreender, analisar e gerenciar as relações internas aos processos de ensino e aprendizagem, assim como, aquelas externas que os influenciam;
  3. Dominar o processo de construção do conhecimento em Matemática, assim como o processo de ensino desta ciência;
  4. Articular ensino e pesquisa na produção e difusão do conhecimento em ensino de Matemática e na sua prática pedagógica;
  5. Estabelecer diálogo entre a área de Matemática e as demais áreas do conhecimento no âmbito educacional;
  6. Articular as atividades de ensino de Matemática na organização, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;
  7. Manter atualizada sua cultura geral, científica e pedagógica, e sua cultura técnica específica;
  8. Coordenar ações de diversas pessoas ou grupos;
  9. Dominar habilidades básicas de comunicação e cooperação;
  10. Desenvolver uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, respeitando direitos individuais e coletivos, diferenças culturais, políticas e religiosas e comprometendo-se com a preservação da biodiversidade.
  11. Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais;
  12. Resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até a análise de resultados;
  13. Propor, elaborar e utilizar modelos matemáticos, reconhecendo seus domínios de validade;
  14. Concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada;
  15. Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos matemáticos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;
  16. Utilizar os diversos recursos da informática, dispondo de noções de linguagem computacional;
  17. Conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições, seja em análise de dados (teóricos ou experimentais);
  18. Reconhecer as relações do desenvolvimento da Matemática com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente as contemporâneas;
  19. Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras;
  20. Planejar e desenvolver diferentes experiências didáticas em Matemática, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas;
  21. Elaborar ou adaptar materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais;
  22. Realizar experimentos em laboratórios;
  23. Ter experiência com o uso de equipamento de informática;
  24. Realizar pesquisas bibliográficas, sabendo identificar e localizar fontes de informação relevantes;
  25. Entrar em contato com ideias e conceitos fundamentais da Matemática e das Ciências, por intermédio da leitura de textos básicos;
  26. Sistematizar seus conhecimentos e seus resultados em um dado assunto por meio de, pelo menos, a elaboração de um artigo, comunicação ou monografia;
  27. Participar da elaboração e desenvolvimento de atividades de ensino.

Polos do Curso

  • Dias D'Ávila
  • Irecê
  • Lauro de Freitas
  • São Francisco do Conde
  • Seabra

Conheça o nosso AVA: uab.ifba.edu.br

Representação estudantil

  • Colegiado:

Geliane Alves e Antonio Ladeia

Reitoria: Av. Araújo Pinho, nº39 - Canela - Salvador - BA | CEP: 40.110-150 
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