Você está aqui: Página Inicial > Campus Brumado > Institucional > Histórico
conteúdo

Histórico

por Simone Lopes publicado 07/03/2017 10h52, última modificação 06/12/2018 17h46

Rede Federal de Educação e Tecnológica, no Estado da Bahia, foi criada no ano de 1910, a partir da instalação da primeira Escola de Aprendizes Artífices, na cidade de Salvador, oferecendo cursos nas oficinas de alfaiataria, encadernação, ferraria, sapataria e marcenaria. A Escola funcionou provisoriamente no Centro Operário da Bahia, no Pelourinho. Posteriormente, passou para o Largo dos Aflitos e, após dezesseis anos, teve a sua sede inaugurada no Barbalho, passando a contar também com oficinas nas áreas de artes gráficas e decorativas.

Com o passar dos anos, a Escola passou por algumas modificações, recebendo inclusive outras denominações, como: Liceu Industrial de Salvador em 1937; Escola Técnica de Salvador (ETS) em 1942; Escola Técnica Federal da Bahia (ETFBA) em 1965 e Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET-BA) a partir de 1993 – resultado da fusão entre o CENTEC (Centro de Educação Tecnológica da Bahia) e a ETFBA. A partir de 29 de dezembro de 2008, os antigos Centros Federais, as Escolas Agrotécnicas e Escolas Técnicas passam a compor a Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Em outubro de 2011 foi aprovado no Conselho Superior do IFBA o Curso Técnico em Mineração, antiga demanda da cidade. Tendo empossado os primeiros professores concursados do Núcleo Avançado em 2012, a Direção Geral mobilizou todos os esforços para a transformação do Núcleo Avançado em Campus Brumado antes mesmo de concluídas as obras da nova sede.

Dia 09 de maio de 2016, foi inaugurado o novo campus Brumado do Instituto Federal da Bahia com a incumbência de ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.

frentedocampus.jpg