Você está aqui: Página Inicial > Campus Brumado > Institucional > Campus
conteúdo

Campus

por Thais Regina Prado Ribeiro publicado 16/09/2019 11h48, última modificação 16/09/2019 11h48

A INSTITUIÇÃO: IFBA - CAMPUS BRUMADO

O Campus Brumado nasceu a partir do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, fazendo parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), sob o comando da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC (http://www.mec.gov.br). No dia 22 de maio de 2009, foi instalado o primeiro Núcleo Avançado do Campus de Vitória da Conquista, na cidade de Brumado – Bahia, transformado em Campus desde o dia 08 de outubro de 2013 com o propósito inicial de ofertar os Cursos Técnicos de Nível Médio em Informática, Edificações e Mineração.

A oferta destes cursos foi definida após a realização de Audiências Públicas na Câmara Municipal de Brumado, mediante registro em Ata, também por meio de pesquisa direcionada a conhecer as necessidades do mercado regional e a vocação local. Isto representa um aumento significativo de oportunidades para os estudantes da região, que não precisam mais se deslocar para outros municípios em busca de ensino técnico-tecnológico de boa qualidade e gratuito.

O município de Brumado – BA, localizado a 138 km de Vitória da Conquista, possui uma população estimada em 2013 de 68.776 habitantes, sendo que 30.520 pessoas representam a população economicamente ativa da cidade. O município possui mais de 70 unidades de ensino de nível fundamental, médio e superior com IDH de 0,656. Trata-se de um município que cresceu nas últimas décadas tanto no setor de serviços quanto na área da indústria que, de acordo com o IBGE (2010), representa mais de 50% do PIB do município, principalmente em função do setor de mineração, que constitui uma das maiores fontes de circulação de capital da cidade (IBGE, 2010).

O IFBA Campus Brumado possuía, até o mês de dezembro de 2015, alunos matriculados nos Cursos Técnicos de Nível Médio – Forma Subsequente em Informática, Edificações e Mineração. A formação de Técnicos de Nível Médio em Informática, Edificações e Mineração visa a atender a demanda de egressos do Ensino Médio, da comunidade em geral e até mesmo profissionais que já atuam nas respectivas áreas de formação. A partir de 2017. foram implantados os cursos Técnicos Integrados em Edificações e Informática; Em 2018 foi implantado o Curso Superior em Engenharia de Minas.

O IFBA – Campus Brumado tem como missão produzir, disseminar e aplicar o conhecimento tecnológico e acadêmico, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para o progresso socioeconômico local, regional e nacional, na perspectiva do desenvolvimento sustentável e da integração com as demandas da sociedade e do setor produtivo, em conformidade com os princípios e finalidades estabelecidos no Estatuto do IFBA. Para tal, observa os seguintes princípios:

  1. Justiça social, equidade, cidadania, ética, preservação do meio ambiente, transparência e gestão democrática;

  2. Verticalização do ensino e integração com a pesquisa e a extensão;

Difusão do conhecimento científico e tecnológico e suporte aos arranjos produtivos locais, sociais e culturais;

  1. Inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais e deficiências específicas;

  2. Natureza pública e gratuita do ensino, sob a responsabilidade da União.