Você está aqui: Página Inicial > PRPGI > Jaime Sodre
conteúdo

title01.png

O depoimento de todas as pessoas ouvidas para a produção desta homenagem deixa evidente: o sorriso e o abraço de Jaime Sodré sempre deram felicidade àqueles (as) que tiveram o privilégio de conviver com o “professor”, como era chamado também nas suas relações pessoais.

O Instituto Federal da Bahia tem muito, muito orgulho, de ter na sua história o nome e a contribuição do professor Jaime Sodré entre 1978 e 2010.

Foram mais de duas décadas de dedicação ao ensino no IFBA – antigo Cefet, antes Escola Técnica Federal da Bahia (ETFBa). As alunas e os alunos dos cursos das graduações de Engenharia Química Industrial e Engenharia Mecânica Industrial, em especial, puderam conviver de perto com o Mestre. Aprenderam com os conhecimentos, a sabedoria e o exemplo de vida e leveza de Jaime Sodré.

Jaime Sodré era um homem de fé. No Candomblé, sua religião, foi Tata Xicarangoma, título para o sacerdote responsável pela liturgia dos cânticos sagrados. Iniciado no Terreiro Tanuri Junssara, de nação angola, também recebeu um cargo de honra no Terreiro Bogum, de nação jeje: oloiê, uma espécie de conselheiro da Casa.

Professor Jaime: uma pessoa ética, generosa, leve, divertida e sempre, sempre, muito gentil e acolhedor com as pessoas de modo geral e com suas alunas e seus alunos em particular.

Mas, sobretudo, Jaime Sodré era um educador comprometido com o crescimento dos estudantes. Muito além da sala de aula, o professor se preocupava e se dedicava à formação de cidadãs e cidadãos.

Por meio da educação, Jaime militava (e agia) contra as desigualdades sociais e pela emancipação dos estudantes, especialmente, daquelas e daqueles que compõem a juventude negra, que, historicamente se depararam com portas fechadas pelas mãos hostis do racismo e da discriminação.

Autor de muitos livros, artigos e pesquisas foi um intelectual de grande envergadura, uma referência. O nome de Jaime Sodré está grafado para sempre na história da Bahia, da sua Cultura, da Educação e, para nossa honra, na história do IFBA.

Durante mais 22 dos 111 anos de história do IFBA, Jaime Sodré ajudou a escrever e enriquecer de forma brilhante e humana a formação das nossas estudantes e dos nossos estudantes.

Doutor em Educação pela Uneb, mestre em Teoria e História da Arte e graduado em Desenho pela Escola de Belas Artes pela UFBA Jaime teve uma trajetória acadêmica que ajuda a ilustrar a sua potência: um educador, um artista, uma referência cultural, um homem de bem e do bem.

Por tudo que construiu e compartilhou conosco, precisamos registrar: muito obrigado, professor doutor Jaime Sodré!

Siga em paz e iluminado como sempre! Nós, daqui, seguiremos lhe admirando e aprendendo com seu imensurável legado, que será sempre lembrado e reverenciado.

title02.png

title4.png

Mensagem da família de Jaime Sodré

ÁUDIO 01

Mensagem da família de Jaime Sodré

ÁUDIO 02

title03.png

Jaime Sodré

Homenagem do IFBA a Jaime Sodré

FICHA TÉCNICA

PRODUÇÃO E TEXTO:

Bárbara Souza (DGCOM)

PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO:

Discente: Juliendrios Caetano Santos Oliveira (Curso: Tecnologia em Jogos Digitais/Campus Lauro de Freitas)
Discente: Rafael Batista Rocha (Curso: Tecnologia em Jogos Digitais/Campus Lauro de Freitas)
Orientação: Professor France Arnaut (Campus Lauro de Freitas)
 
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Edição: Leomir Costa (NPD/Proex)
Motion Design: Amanda Torres  (NPD/Proex)

FOTOS:

Arquivo pessoal