Você está aqui: Página Inicial > Processo Seletivo 2018 > Cursos > Subsequentes > Curso Salvador
conteúdo

Processo seletivo IFBA 2018. Nós temos historia, você tem o futuro, juntos somos IFBA

Cursos

Cursos subsequentes - Salvador

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

O técnico em automação terá uma formação técnica com ênfase em manutenção dos sistemas e instrumentos diversos envolvidos num processo industrial químico, petroquímico e de petróleo, do mais simples ao mais complexo e atual, sem perder de vista o seu desenvolvimento enquanto empreendedor.

 

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

O técnico em eletrotécnica elabora e executa projetos elétricos residenciais, prediais e industriais; realiza, supervisiona e controla a manutenção em sistemas elétricos, faz utilização e ligações de instrumentos, motores e transformadores elétricos, executa montagem de circuitos e painéis elétricos, faz a manutenção de motores e equipamentos eletroeletrônicos.

 

TÉCNICO EM HOSPEDAGEM

O curso técnico em hospedagem tem como objetivo principal formar profissionais técnicos para atuarem em serviços hoteleiros. O curso capacita o estudante para atuar, operacionalizar e coordenar os serviços de hospedagem. Nesse sentido, o técnico em hospedagem poderá atuar em diversos campos, como hotéis, pousadas, cruzeiros, companhias aéreas, clubes, organização de eventos, recanto para idosos, hotéis para animais de estimação, entre outros.

 

TÉCNICO EM ELETRÔNICA

O técnico em eletrônica executa a instalação e a manutenção de equipamentos bancários, industriais, comerciais, médicos, hospitalares, etc. O profissional ao final do curso estará qualificado para atuar também com sistemas elétricos de baixa tensão, motores, controladores, inversores de frequência e Soft-Start. Também estará apto a manusear os diversos instrumentos na área da eletrônica, elétrica e automação, realizando medições e testes, bem como procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção dos mais diversos equipamentos eletrônicos. O técnico pode atuar na área de telecomunicações, instalando, configurando, aferindo e efetuando manutenção de centrais telefônicas públicas e privadas, sistemas de cabeamento interno e externo, rede de dados e computadores, sistemas de alarmes e segurança eletrônica, circuito fechado de TV; além de, na sua formação, ser capacitado para atuar na área de informática, instalando, configurando e efetuando manutenção em computadores e demais equipamentos de informática.

 

TÉCNICO  EM MECÂNICA

O técnico em manutenção mecânica industrial realiza atividades de programação e orientação na execução de peças, máquinas e objetos gerais, utilizando ferramentas manuais e máquinas-ferramenta; programa inspeciona e executa controle de qualidade em linha de fabricação, em matérias primas e produtos siderúrgicos; ajusta, monta peças de máquinas e verifica seu funcionamento; supervisiona e coordena a execução dos serviços de manutenção de equipamentos mecânicos industriais; participa da elaboração de projetos de instalações industriais, máquinas, equipamentos e peças, efetuando cálculos, desenhos, dimensionamentos e especificações; racionaliza os processos de organização industrial e descreve elementos necessários para a obtenção de uma fabricação auxiliada por computador. O técnico em manutenção mecânica industrial pode atuar nas indústrias automobilísticas, navais, aeronáuticas, metalúrgicas, alimentícias, farmacêuticas, petroquímicas, de mineração, do vestuário e de calçado, entre outras. E nas áreas emergentes, podem atuar na robótica, em projeto auxiliado por computador (CAD), em máquinas comandadas numericamente (CNC) e novos materiais.