Você está aqui: Página Inicial > Processo Seletivo 2018 > Mais informações > Assitência estudantil

Processo seletivo IFBA 2018. Nós temos historia, você tem o futuro, juntos somos IFBA

Mais informações

Assistência Estudantil

A Assistência Estudantil no IFBA está dividida em três eixos:

I - Programa de Assistência e Apoio ao Estudante (PAAE): destina-se a estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade social, tendo como obrigatória a participação em processo de seleção socioeconômica;

II - Programas Universais: destina-se a todo e qualquer estudante regularmente matriculado no IFBA, sem critérios de seleção socioeconômica ou meritocráticos;

III - Programas Complementares: destina-se a todo e qualquer estudante regularmente matriculado no IFBA, devendo a sua participação estar condicionada a questões socioeconômicas e/ou meritocráticas.


Perguntas e respostas sobre a Assistência Estudantil

Quais os benefícios que os estudantes de baixa renda tem direito?

R. Os estudantes com este perfil poderão ter acesso a um dos auxílios (Transporte, moradia, aquisições, cópia e impressão e auxílio-alimentação) e a bolsas (Estudo ou vinculada a Projetos de Incentivo a Aprendizagem - PINA)

 

Basta o estudante de baixa renda estar matriculado no IFBA para ter acesso aos benefícios?

R. O estudante regularmente matriculado em dos cursos do IFBA se inscreve, em período específico definido pelo Setor responsável pela Assistência Estudantil, e participará de um processo seletivo coordenado pela Assistente Social do campus do IFBA ao qual estiver vinculado. Este profissional realizará um estudo sobre o perfil socioeconômico e indicará o tipo de auxílio ou bolsa mais compatível com o perfil de cada estudante inscrito.

 

Todo estudante de baixa renda recebe algum tipo de auxílio da assistência estudantil?

R. Ainda que o estudante esteja em situação de vulnerabilidade, este poderá não ser inserido no programa, caso a demanda seja excedente ao número de vagas ofertadas e aos recursos disponíveis. Nos casos em que a demanda for maior que a oferta de vagas, serão considerados, além das legislações vigentes sobre a matéria específica (avaliação socioeconômica), outros aspectos que o Serviço Social considerar relevante.

 

Quais os tipos de programas da Assistência Estudantil, além do que fornece auxílios e bolsas para os estudantes de baixa renda?

R. O estudante regularmente matriculado poderá ter acesso a programas de Educação para Diversidade, Atenção às Pessoas com Necessidades Específicas, Assistência à Saúde, Acompanhamento Psicológico, Acompanhamento Pedagógico, Acompanhamento Social, Incentivo à Educação Física e Lazer, Incentivo à Educação Artística e Cultural, Incentivo à Formação da Cidadania e Assistência a Viagens. Além disso existem programas de Monitoria, Mobilidade Acadêmica e Iniciação Científica e Tecnológica.

 

O auxílio-moradia é realizado em imóvel do IFBA?

R. O IFBA não oferece cursos em regime de internato. O auxílio-moradia é um recurso financeiro para contribuir com despesas mensais referentes à moradia dos estudantes oriundos de municípios distintos da localidade do campus e/ou que sejam naturais do município onde se localiza o campus cuja situação de convivência sociofamiliar implica em risco pessoal e social.  O valor deste auxílio deverá ser de até meio salário mínimo vigente e não necessariamente cobrirá o valor total dos gastos com moradia, sendo o valor excedente de inteira responsabilidade do estudante e/ou dos seus familiares.

 

Tire suas dúvidas sobre a Assistência Estudantil no IFBA através do e-mail proenpae@ifba.edu.br.