Você está aqui: Página Inicial > Processo Seletivo 2018 > Cursos > Subsequentes > Curso Eunápolis
conteúdo

Processo seletivo IFBA 2018. Nós temos historia, você tem o futuro, juntos somos IFBA

Cursos

Cursos subsequentes - Eunápolis

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

O curso técnico de enfermagem tem por objetivo qualificar auxiliares e habilitar técnicos com competências cognitivas, psicomotoras e afetivas para executar ações de enfermagem. O técnico atuará sob a supervisão do enfermeiro, desenvolvendo ações de prevenção, recuperação e reabilitação referenciadas nas necessidades de saúde individuais e coletivas. Os profissionais deverão apresentar bom relacionamento interpessoal senso de observação acurado, capacidade de autogestão, abstração e raciocínio lógico. Esses profissionais desenvolverão suas atividades em instituição de saúde (hospitais, clínicas, postos e centros de saúde, maternidades, entre outros) bem como em creches, associações, empresas escolas e nas comunidades.

 

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

O curso visa preparar profissionais para enfrentar os problemas de ordem ambiental causados pela ação do homem em áreas urbanas, rurais e de exploração mineral. Os profissionais estarão habilitados a trabalhar com questões de: gestão da qualidade ambiental em indústrias e agroindústrias; qualidade ambiental em áreas urbanas; gestão de resíduos sólidos e gasosos (lixo); gestão de afluentes domésticos e industriais (esgotos); saneamento ambiental de feiras, matadouros, cemitérios, etc; estudo de impactos ambientais em áreas urbanas e agrícolas; estudo de impactos ambientais decorrentes do uso agroquímicos; estudo de impactos ambientais em projetos de irrigação e drenagem e obras hidráulicas, em áreas de exploração mineral, dentre outras.

 

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

O técnico em segurança do trabalho está habilitado a orientar e coordenar os sistemas de segurança de trabalho, investigando riscos, causas de acidentes e analisando esquemas de prevenção, visando reduzir a níveis mínimos ou eliminar, quando possível, os riscos de acidentes no trabalho, em prol da melhoria da produção, da conscientização, da promoção e integração humana, social e profissional. O técnico em segurança do trabalho deverá apresentar um conjunto de competências e habilidades que o permitirão desempenhar suas atividades na área de segurança do trabalho. O profissional terá a capacidade de: condução de trabalho técnico em segurança do trabalho; operação de instrumentos de avaliação ambiental; aplicação de princípios e normas de higiene, saúde e de primeiros socorros em situações de emergência; interpretação e execução das normas regulamentadoras de medicina e segurança do trabalho; identificação e avaliação de rotinas, protocolos de trabalho, instalações e equipamentos.