Você está aqui: Página Inicial > Processo Seletivo 2018 > Cursos > Integrado > Curso Valença
conteúdo

Processo seletivo IFBA 2018. Nós temos historia, você tem o futuro, juntos somos IFBA

Cursos

Cursos integrados - Valença

TÉCNICO EM AQUICULTURA

Aquicultura significa cultivo de organismos aquáticos. Atualmente o mercado está direcionado, principalmente, para o cultivo de peixes e camarões. A região do Baixo Sul (Valença a Maraú) possui condições favoráveis como clima, água, solo, tecnologia dominada e mercado econômico potencial em ascensão, mas ainda carece de mão de obra especializada. O técnico desempenhará as funções de: planejamento e projetos; reprodução, larvicultura e engorda de peixes, camarões e moluscos; comercialização e beneficiamento de pescas; instalação e manutenção de equipamentos; gestão e extensão.


TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO

O técnico em guia de turismo tem como objetivo formar profissionais para atuarem com competência, nas atividades operacionais dos meios de hospedagem de pequeno e médio porte, dentro das novas exigências do mercado de trabalho globalizado. O egresso estará apto a: comunicar-se nos idiomas inglês e espanhol utilizando o vocabulário específico de hotelaria e turismo; sistematizar informações sobre o turismo na Bahia, no Brasil e no mundo; organizar e atualizar cadastro de provedores e prestadores de serviços turísticos; compreender a importância das manifestações culturais como produto de uma realidade social.

 

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

O técnico em informática atua na operação e programação de sistemas microprocessados, na instalação e diagnóstico de redes, administração e manutenção de hardware e suporte técnico a usuários de computadores. Ao final do curso, poderá desenvolver: instalação e configuração de sistemas microprocessados, isolados ou em rede; selecionar programas de aplicação a partir das necessidades do usuário; aplicar linguagens e ambientes de programação; identificar arquitetura de redes; executar serviços de administração de sistemas operacionais; dar suporte técnico a usuários de computadores; auxiliar na especificação e construção de sistemas gerenciais e produtivos baseados em tecnologia da informação.