Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > SECITEC > SECITEC - um breve histórico
conteúdo

SECITEC - um breve histórico

por Ivan Bezerra publicado: 31/07/2018 18h06, última modificação: 13/08/2020 08h20

A Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (SECITEC) caracteriza-se como o maior evento técnico-científico voltado para a geração, a divulgação e a difusão da ciência e da tecnologia fomentadas no Médio Rio das Contas, organizado no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA campus Jequié. A qualidade dos trabalhos apresentados e o volume de produção científica são fruto da interação com outros Centros de Pesquisa, Faculdades e Universidades da região centro-sul da Bahia.

O IFBA Jequié já realizou seis edições do evento, em 2013, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019, estabelecendo solidez ao formato baseado em palestras, mesas redondas, minicursos, apresentações de trabalhos científicos e atividades culturais. O sucesso do evento é percebido no público inscrito que cresce a cada ano, chegando a dois mil na última edição, incluindo as ações itinerantes da SECITEC.

O evento possibilita maior integração entre discentes, pesquisadores, inclusive de outras instituições, e comunidade. O principal produto desses encontros são as publicações dos Cadernos de Resumos:


Por tudo, a trajetória de sucesso da SECITEC não poderia ser interrompida apesar do grave momento de saúde pública pelo qual passa a humanidade em 2020. As relações e interações sociais foram adaptadas para garantir o isolamento, uma inovação social possibilitada pela internet. Então, inevitavelmente o evento, que tem raízes tecnológicas e inovadoras, se propôs a também se adequar. Assim surge a VII SECITEC, um evento totalmente virtual, a fim de garantir as condições de segurança à saúde pública e a promoção da Educação, Ciência e Tecnologia, tal como nas edições anteriores.

Os participantes desta edição da SECITEC também participarão de palestras, mesas redondas, minicursos, apresentações de trabalhos científicos e atividades culturais, mas tudo através de dispositivos de acesso à internet, como computadores e celulares, em ambientes virtuais onde esses encontros serão promovidos.

O tema "Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira", estabelece um desafio especial à VII SECITEC, o de se adequar no momento presente às novíssimas tecnologias ainda em constante processo de melhoria para debater o uso futuro dessas mesmas tecnologias no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Com o evento virtual, a Comissão Organizadora espera expandir o público participante por não existirem barreiras físicas e geográficas, e confirmar a relevância do evento realizado pelo IFBA Jequié não só para a região, mas para toda a comunidade científica.

Nessa perspectiva, o IFBA campus Jequié saúda e dá as boas-vindas a todos e todas os/as participantes da sua VII Semana de Educação, Ciência e Tecnologia.

Retorne à página anterior.

Visite o site secitec.com.br.