O que é o IFBA?
Existe algum custo para estudar no IFBA?
Quais tipos de curso são ofertados no Processo Seletivo 2021?
O que é curso integrado?
O que é curso subsequente?
O que é curso concomitante?
Preciso ter uma idade mínima para estudar no IFBA?
Como ingressar nesses cursos do IFBA?
Existe algum custo para inscrição no Processo Seletivo do IFBA?
Como será a análise dos Históricos Escolares?
Posso participar do Processo Seletivo do IFBA se eu não tiver o Histórico Escolar?
Preciso de RG ou CPF para participar do Processo Seletivo?
Quais os passos para me inscrever e participar desse Processo Seletivo?
Não possuo computador nem internet, posso fazer minha inscrição presencialmente?
Posso escolher mais de um curso para concorrer?
Posso concorrer em mais de um campus?
Como posso solicitar o atendimento pelo nome social?
Como são distribuídas as vagas?
Como posso concorrer através do sistema de cotas pelo IFBA?
Posso concorrer no processo seletivo pelas cotas e também pela ampla concorrência?
Como comprovar que sou Pessoa com Deficiência?
Quando vou saber se fui aprovado no Processo Seletivo?
A matrícula dos aprovados será presencial?
Caso eu seja aprovado no processo seletivo, quais são os documentos exigidos para matrícula?
Podem ser publicadas mais de uma lista (2ª chamada) de aprovados para matrícula?
Quantas chamadas (listas de convocação) são feitas para cada curso?
Como funciona a Assistência Estudantil?
RESPOSTAS:
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O que é o IFBA?
O IFBA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, é uma instituição pública federal que oferta cursos técnicos profissionais de nível médio, superior e de pós-graduação gratuitos em várias cidades da Bahia.
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Existe algum custo para estudar no IFBA?
Os cursos do IFBA são gratuitos.
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Quais tipos de curso são ofertados no Processo Seletivo 2021?
Cursos Técnicos Integrados, Subsequentes e Concomitantes.
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O que é curso integrado?
São cursos com duração de três ou quatro anos (a depender do Projeto Pedagógico do Curso*) destinados àqueles estudantes que, na data da matrícula no IFBA, tenham concluído o Ensino Fundamental (até o 9º ano). Nestes cursos, o estudante cursa o Ensino Médio e o técnico ao mesmo tempo.
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O que é curso subsequente?
São cursos com duração de dois anos destinados àqueles estudantes que, na data da matrícula no IFBA, tenham concluído o Ensino Médio (até o 3º ano). Nestes cursos, o estudante cursa somente o ensino técnico.
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O que é curso concomitante?
São cursos com duração de dois anos destinados àqueles estudantes que, na data da matrícula no IFBA, estejam matriculados no Ensino Médio em outra instituição de ensino. Nestes cursos, o estudante cursa somente o ensino técnico no IFBA.
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Preciso ter uma idade mínima para estudar no IFBA?
Não há idade mínima ou máxima. Mas observe os critérios de escolaridade para cada tipo de curso (nas perguntas 4, 5 e 6)
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Como ingressar nesses cursos do IFBA?
Em 2021, para ingressar nesses cursos é necessário participar e ser aprovado no Processo Seletivo que neste ano será virtual por meio de análise do histórico escolar, em sistema de inscrição próprio a ser divulgado em breve.
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Existe algum custo para inscrição no Processo Seletivo do IFBA?
Neste ano, a participação no Processo Seletivo será gratuita.
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Como será a análise dos Históricos Escolares?
Para cursos Integrados e Concomitantes serão analisadas as notas de Português, Matemática, História e Geografia do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental.
Não será necessário o histórico do 9º ano.
Para cursos Subsequentes serão analisadas as notas de Português e Matemática do 1º e 2º ano do Ensino Médio.
Não será necessário o histórico do 3º ano.
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Posso participar do Processo Seletivo do IFBA se eu não tiver o Histórico Escolar?
Apenas excepcionalmente nos casos em que o documento de Histórico Escolar não seja emitido a tempo, poderão ser aceitos para o Processo Seletivo:
O conjunto dos boletins escolares dos anos solicitados, ou
A "Declaração de Histórico Escolar", no modelo que está disponível nos anexo do edital do IFBA, ou
- "Atestado escolar" emitido pela escola.
Mas atenção: apenas com o documento de Histórico Escolar é que as/os candidatas/os aprovadas/os poderão realizar matrícula.
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Preciso de RG ou CPF para participar do Processo Seletivo?
Para inscrição no Processo Seletivo é necessário o CPF da/o candidata/o. Não será aceito o CPF de seus responsáveis.
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Quais os passos para me inscrever e participar desse Processo Seletivo?
1º Ler todo o edital. (será publicado em breve)
2º Acessar o site de inscrição (será publicado em breve)
3º No sistema de inscrição, responder ao questionário socioeconômico.
3º Digitar no sistema de inscrição as notas das disciplinas requisitadas, conforme o histórico.
4º Enviar no sistema imagem digital do histórico escolar (ou documento equivalente conforme edital).
Depois é só confirmar suas informações e aguardar as publicações no site do IFBA.
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Não possuo computador nem internet, posso fazer minha inscrição presencialmente?
Não. Por conta da pandemia da COVID-19, para proteger a saúde de todos, as inscrições para o Processo Seletivo do IFBA somente poderão ser feitas pela internet. Você pode acessar o sistema de inscrição de qualquer dispositivo (computador, celular, tablet) conectado à internet.
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Posso escolher mais de um curso para concorrer?
Os candidatos poderão escolher uma 2ª opção nos campi onde houver mais de um curso do mesmo edital.
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Posso concorrer em mais de um campus?
Não. Cada candidato poderá concorrer em apenas 1 campus. Caso altere sua inscrição, será válida apenas a última registrada no sistema.
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Como posso solicitar o atendimento pelo nome social?
As/Os candidata/os que desejarem atendimento pelo nome social durante o Processo Seletivo deverão encaminhar, no período determinado no cronograma do edital, a sua solicitação para selecao2021@ifba.edu.br, com o assunto “SOLICITAÇÃO - NOME SOCIAL”, contendo as seguintes informações, idênticas às fornecidas no sistema de inscrição:
nº de inscrição;
campus para o qual se inscreveu;
curso escolhido como 1ª opção;
curso escolhido como 2ª opção (caso haja);
nº do CPF;
nº do Documento Oficial de Identificação;
imagem digital do Documento Oficial de Identificação;
o nome completo que consta do Documento Oficial de Identificação;
nome social completo;
NO CASO DE CANDIDATAS/OS MENORES DE 18 ANOS, a solicitação de atendimento pelo nome social deve ser encaminhada pelo seu representante legal, contendo ainda no mesmo e-mail:
imagem digital do Documento Oficial de Identificação da/o responsável legal (frente e verso)
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Como são distribuídas as vagas?
As vagas de cada curso são distribuídas entre ampla concorrência (à qual todos concorrem) e sistema de cotas.
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Como posso concorrer através do sistema de cotas pelo IFBA?
Podem concorrer pelo sistema de cotas as/os candidatas/os que:
Sejam Pessoa com Deficiência
Tenham estudado em escola do sistema público de ensino:
Para as formas INTEGRADA e CONCOMITANTE, ter estudado TODO o Ensino Fundamental em escola pública.
Para a forma SUBSEQUENTE, ter estudado TODO o Ensino Fundamental E Médio em escola pública.
Dentre as vagas reservadas para candidatos que tenham estudado em escola do sistema público de ensino, há ainda reserva de vagas para candidatas/os:
Com renda bruta familiar mensal per capita inferior a 1,5 salário mínimo.
Pretos, Pardos e Indígenas.
Somente será matriculada/o nas vagas reservadas a/o candidata/o que apresentar toda a documentação comprobatória da condição de cotista.
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Posso concorrer no processo seletivo pelas cotas e também pela ampla concorrência?
Sim. Todos os candidatos inscritos pelo sistema de vagas reservadas (cotas) automaticamente também concorrem em ampla concorrência.
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Como comprovar que sou Pessoa com Deficiência?
No momento da matrícula, as/os candidatas/os que se inscreveram como Pessoas com Deficiência deverão apresentar os exames e laudo médico original, atestando a espécie, o grau ou o nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID). Somente serão aceitos laudos emitidos nos últimos 24 (vinte e quatro) meses, retroativos da data de entrega
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Quando vou saber se fui aprovado no Processo Seletivo?
Muito em breve vamos publicar o edital com todas as datas. A lista dos aprovados será publicada no site do Processo Seletivo na data determinada no cronograma do edital.
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A matrícula dos aprovados será presencial?
Sim. Para a matrícula será obrigatória a entrega dos documentos físicos originais + cópia. No entanto, em respeito às medidas de segurança sanitária por conta da pandemia da COVID-19, o seu campus poderá solicitar o envio online prévio das imagens digitais dos documentos para pré-análise.
Na data de publicação do resultado do Processo Seletivo, serão publicados também as datas e os procedimentos de matrícula de cada campus.
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Caso eu seja aprovado no processo seletivo, quais são os documentos exigidos para matrícula?
Documento Oficial de Identificação (fotocópia simples + o original, ou fotocópia autenticada);
CPF (1 fotocópia simples + o original, ou 1 fotocópia autenticada);
Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (1 fotocópia simples + o original, ou 1 fotocópia autenticada);
01 (uma) foto 3x4 atual;
Comprovante de Residência atual (1 fotocópia simples + o original, ou 1 fotocópia autenticada);
Título de Eleitor com a IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA, com comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, para maiores de 18 anos (1 fotocópia simples + o original, ou 1 fotocópia autenticada);
Prova de que o estudante candidato está em dia com suas obrigações militares (sexo masculino) para os maiores de 18 anos (1 fotocópia simples + o original, ou 1 fotocópia autenticada);
Candidatas/os com renda bruta familiar igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário-mínimo per capita, que tenham se inscrito na reserva de vagas para estudantes de escolas públicas brasileiras deverão apresentar, no ato da matrícula, o formulário de ‘Declaração de Renda’ (ANEXO VII deste Edital) preenchido e assinado, acompanhado dos documentos comprobatórios da renda familiar bruta mensal per capita (conforme ITEM 4.3).
Candidatas/os que tenham se inscrito na reserva de vagas para pessoas com deficiência deverão apresentar, no ato da matrícula, os documentos originais dos exames e laudo médico emitido nos últimos 24 (vinte e quatro) meses, retroativos da data de entrega, conforme ITEM 5 deste edital. (O laudo deverá atestar a espécie, o grau ou o nível de deficiência, com expressa referência ao código da Classificação Internacional de Doenças (CID) para comprovar a condição);
Comprovante de Vacinação Antitetânica, conforme determina a Resolução nº 19/2006 do IFBA – ANEXO V.
É necessário ainda:
para os cursos Integrados:
-Certificado de conclusão do Ensino Fundamental (1ª a 8ª série / 1º ao 9º ano) (1 fotocópia simples + o original, ou 1 fotocópia autenticada);
-Histórico Escolar original do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental (1 fotocópia simples + o original, ou 1 fotocópia autenticada)
para os cursos Concomitantes:
-Declaração de matrícula no Ensino Médio (fotocópia simples + o original, ou fotocópia autenticada)
-Histórico Escolar original do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental (1 fotocópia simples + o original, ou 1 fotocópia autenticada)
para os cursos Subsequentes:
-Certificado de conclusão do Ensino Médio (1º ao 3º ano) (1 fotocópia simples + o original, ou 1 fotocópia autenticada)
-Histórico Escolar original do 1º e 2º ano do Ensino Médio (1 fotocópia simples + o original, ou 1 fotocópia autenticada)
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Podem ser publicadas mais de uma lista (2ª chamada) de aprovados para matrícula?
Caso haja vagas não preenchidas na 1ª chamada dos cursos (por desistência do candidato, por não comparecimento na data da matrícula ou por não comprovação da documentação obrigatória) serão convocados para matrícula os próximos candidatos da ordem de classificação, respeitando o sistema de reserva de vagas (cota) ou a ampla concorrência.
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Quantas chamadas (listas de convocação) são feitas para cada curso?
O IFBA fará quantas chamadas (listas de convocação) forem necessárias para o preenchimento total das vagas dos cursos, respeitando a lista de classificação e o sistema de reserva de vagas (cota) ou a ampla concorrência.
As chamadas se encerram quando todas as vagas dos cursos forem preenchidas (por estudantes matriculados)
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Como funciona a Assistência Estudantil?
Tire suas dúvidas sobre a Assistência Estudantil no IFBA através do e-mail dpaae@ifba.edu.br.