Você está aqui: Página Inicial > Processo Seletivo 2019 > Edital > conteúdo programático > Conteúdos Integrado
conteúdo

Processo seletivo IFBA 2019. O IFBA combina com você!

Edital

Conteúdos Programáticos - Cursos Integrados

Língua Portuguesa

1- Compreensão e Análise: compreensão e análise de textos literários e de textos informativos de publicações atuais em prosa e em verso de autores brasileiros (romances, crônicas, contos, poemas, letras de música, editorial, nota, reportagem, propaganda, tiras, quadrinhos, textos figurativos e temáticos). 2- Conhecimentos Linguísticos: linguagem - sinonímia e antonímia; denotação e conotação; polissemia paráfrase; Implícitos (pressuposto, subentendido); diferentes formas de citar o discurso alheio (discurso direto, indireto e indireto livre); mecanismos de coesão textual (articuladores lógicos e continuadores); figuras de linguagem; som, fonema e letras; sílaba: divisão e classificação; acentuação e crase; estrutura e formação das palavras; morfossintaxe: classes de palavras e suas respectivas funções sintáticas na oração; frase, oração, período, tipos de períodos; parágrafos e tipos de parágrafos; estrutura dos tipos textuais narrativos, descritivos, performáticos, expositivos e argumentativos, encadeamento de temas e encadeamento de figuras, os termos da oração; tipos de sujeito e de predicado; predicação verbal; período composto por coordenação; período composto por subordinação; colocação de pronomes oblíquos; concordância nominal e verbal; pontuação; ortografia.

Matemática

1- Conjuntos Numéricos: conjunto dos números reais - reta real, subconjuntos, operações, propriedades, expressões numéricas, radicais (propriedades, operações e racionalização de denominadores). 2- Divisores e Múltiplos: divisibilidade; números primos; decomposição em fatores primos; divisores de um número; máximo divisor comum; múltiplos de um número; mínimo múltiplo comum. 3- Sistemas de Medida: sistema métrico decimal: comprimento, área, volume, massa, capacidade; sistema não decimal: tempo e ângulos. 4- Razão e Proporção: razão entre duas grandezas; razões inversas; proporção: propriedades. 5- Grandezas Proporcionais: grandezas diretamente e inversamente proporcionais; regra de três simples e composta; porcentagem. 6- Equações e Inequações do 1° Grau: equação do 1° grau; inequação do 1° grau; sistema de equações do 1° grau; problemas do 1° grau. 7- Cálculo Algébrico: valor numérico de uma expressão algébrica; polinômios: operações, m.m.c. e m.d.c.; produtos notáveis; fatoração e simplificação de expressões algébricas; frações algébricas: operações. 8- Equação do 2° Grau: equação do 2° grau; relação entre os coeficientes e as raízes da equação do 2° grau; equações fracionárias redutíveis ao 2° grau; equações biquadradas; equações irracionais. 9- Funções: função - conceito, conjunto domínio, conjunto imagem e representação gráfica; função do 1º grau: conceito, representação gráfica e raiz; função do 2º grau: conceito, representação gráfica e raízes. 10- Estatística: médias aritmética e ponderada; gráficos: barras, segmentos e setores. 11- Geometria: elementos fundamentais - ponto, reta e plano; retas paralelas e concorrentes: ângulos - medidas, classificação, complemento, suplemento e replemento. 12- Paralelismo: paralelas interceptadas por uma transversal; ângulos formados por retas paralelas interceptadas por uma transversal; propriedades. 13- Polígonos: conceito, elementos, classificação, convexidade, ângulos de um polígono e nomenclatura; número de diagonais; soma dos ângulos internos e externos de um polígono regular. 14- Triângulo: definição, elementos, classificação e congruência; relação entre lados e ângulos; teorema de Thales e suas consequências; semelhança de triângulos; relações métricas no triângulo retângulo. 15- Quadriláteros: definição, classificação e propriedades. 16- Circunferência e Círculo: conceito e elementos; medida de arcos e ângulos; relações métricas na circunferência; polígonos inscritos e circunscritos na circunferência (lados e apótemas de polígonos regulares). 17- Área e Perímetro de Figuras Planas: triângulos, quadriláteros, polígonos regulares e círculos.

História

1- A Ciência da História: objeto e método. Tempo, duração e as temporalidades. O historiador como elaborador da ciência da História – fontes e as teorias historiográficas. 2- A antiguidade oriental – economia, sociedade e o poder político. 3- A antiguidade clássica: Atenas e a Democracia. Roma: a República e o Império. O escravismo antigo e o expansionismo romano. 4- A alta Idade Média - séculos V ao X – Os godos, os francos e os muçulmanos. A antiguidade tardia. 5- A baixa Idade Média- séculos X ao XIV – o feudalismo clássico, a dinâmica feudal, a cidade e o mercado, o grande domínio feudal e a servidão. A crise do século XIV. 6- A Idade Moderna séculos XV ao XVIII- A economia mercantilista e a expansão marítima e comercial. O povoamento da América pelos europeus e o escravismo moderno. As lutas religiosas na Idade Moderna- catolicismo x luteranismos, calvinismo, anabatismo e a santidade dos índios na América. A cultura renascentista e a intelectualidade. A sociedade estamental e o absolutismo. A escravidão e a África. O Brasil e a economia do açúcar e as economias periféricas ou secundárias. As disputas comerciais: Portugal, Espanha, Províncias Unidas, Inglaterra e França. A sociedade de Antigo Regime no Brasil. O Governo geral e a fundação da Cidade do Salvador em 1549. A Igreja católica e a Inquisição: judeus, mulheres e homossexuais. A economia do ouro no século XVIII e a interiorização da escravidão no Brasil. A economia do ouro e as mudanças políticas e administrativas no Brasil. A Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII e a crise do Antigo Regime. 7- O ciclo revolucionário burguês- da Revolução Francesa de 1789 a Primavera dos Povos em 1848. As instituições burguesas e o capitalismo triunfante e o século XIX. O processo de emancipação política da América. A formação dos Estados Nacionais na América. O Congresso de Viena de 1815 e as nacionalidades. O manifesto Comunista de 1848 e o proletariado. Os trabalhadores e as lutas contra o capitalismo e suas instituições. O Brasil e o Império: economia, poder político e sociedade. O Brasil: abolicionismo e republicanismo. O capitalismo monopolista e a África no século XIX. A mulher e a bela époque: dominação masculina. 8- A crise do Liberalismo e o Imperialismo: a grande Guerra de 1914-1918. A Revolução Socialista de 1917 e os trabalhadores. A crise do Liberalismo e os fascismos. O Brasil e a República Oligárquica (1889-1930). Getúlio Vargas e o intervencionismo econômico, político e cultural. Getúlio Vargas e a ditadura do Estado Novo (1937-1945). A expansão capitalista pós-Segunda Guerra e a República Populista no Brasil (1945-1964). A crise do populismo e o golpe militar de 1964. A ditadura militar de 1964: o milagre econômico e a repressão a sociedade. 1968 e o AI-5. A crise do petróleo de 1973\1979 e a luta social pelo fim da ditadura. As “Diretas Já” e a construção da democracia. Os movimentos sociais e a luta dos direitos humanos. O movimento negro e o feminismo.

Geografia

1- Brasil na Regionalização Mundial: países centrais e periféricos; continente americano; 2- Blocos Econômicos; 3- Espaço Geográfico Brasileiro. 4- Industrialização Brasileira: da colonização aos dias atuais; estrutura industrial brasileira; distribuição espacial brasileira; produção de energia para a indústria; especialização da indústria brasileira; 5- Meio Urbano: a divisão do trabalho na cidade e no campo; a urbanização e a industrialização; rede urbana; megalópoles; crescimento urbano brasileiro. 6- Meio Rural: as novas relações cidade x campo; a modernização do setor agrícola; atividade rural e fome; estrutura fundiária brasileira; reforma agrária. 7- População: formação da população brasileira; estrutura da população; movimentos migratórios; a população economicamente ativa (PEA) e distribuição de renda no Brasil. 8- Comércio, Transporte e Comunicações: indústria moderna e desenvolvimento do setor terciário; relações comerciais internacionais; evolução dos transportes; evolução da comunicação; 9- Elementos da Natureza: elementos e fatores do clima; hidrografia; estrutura geológica e relevo; solo; vegetação. 10- Globalização e Desenvolvimento: as grandes alianças militares; o desenvolvimento tecnológico; transformações econômicas; a ordem mundial e a soberania dos estados; 11- África e sua inserção mundial; 12- A geopolítica dos eventos esportivos mundiais; 13- Desigualdades sociais e regionais; 14- Segurança alimentar, agricultura familiar e agroecologia.