Campus Valença realiza IV Seminário Técnico em Aquicultura nos dias 26 e 27 de agosto
O IFBA Campus Valença realizará, nos dias 26 e 27 de agosto de 2026, o IV Seminário Técnico em Aquicultura. Com o tema “Conhecimento e práticas para o desenvolvimento da Aquicultura”, o evento promoverá a troca de conhecimentos e experiências entre estudantes, docentes, profissionais e pesquisadores da área.
A programação será direcionada exclusivamente à comunidade interna do Campus Valença, especialmente aos(às) estudantes do curso Técnico Integrado em Aquicultura, e reunirá palestras, apresentações técnicas e oficinas.
No dia 26 de agosto, as atividades começarão às 8h, com o credenciamento dos participantes. Após a abertura oficial, serão ministradas as palestras “Mudanças Climáticas e seus Impactos na Aquicultura”, pelo professor Me. Juliano dos Santos Macêdo, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e “Aquicultura ornamental e suas potencialidades”, pelo professor Dr. Leopoldo Melo Barreto, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
No turno vespertino, estudantes do 2º ano apresentarão Seminários sobre Piscicultura, proporcionando um espaço para socialização dos conhecimentos construídos ao longo do curso.
A programação continuará na manhã de 27 de agosto, com oficinas temáticas organizadas de acordo com os anos do curso. Entre as atividades previstas estão confecção de puçá, artesanato com escamas, taxidermia de organismos aquáticos, introdução à aquaponia, parasitologia de peixes, elaboração de propostas para editais e processamento de pescado. O encerramento está previsto para as 12h.
O IV Seminário Técnico em Aquicultura é realizado pelo IFBA Campus Valença, com apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura e da Fundação Escola Politécnica da Bahia.
Programação
26 de agosto
- 8h – Credenciamento;
- 8h30 – Abertura oficial;
- 9h – Palestra “Mudanças Climáticas e seus Impactos na Aquicultura”;
- 10h – Intervalo;
- 10h30 – Palestra “Aquicultura ornamental e suas potencialidades”;
- 11h30 às 12h30 – Intervalo para almoço;
- 13h às 17h30 – Seminários de Piscicultura apresentados pelos(as) estudantes do 2º ano.
27 de agosto
- 8h30 às 11h30 – Oficinas temáticas;
- 12h – Encerramento.
