Você está aqui: Página Inicial > Campus Valença > Notícias > 2022 > 19º SIPC: pesquisadores discutem obra de Norbert Elias em simpósio na capital baiana

Além da participação presencial, o público poderá assistir às Mesas Coordenadas, que serão transmitidas pela TV UNEB: http://www.tv.uneb.br/ao-vivo/

publicado: 25/11/2022 12h11, última modificação: 25/11/2022 17h17

Uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), por meio do campus Valença, e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio do Departamento de Educação, campus XIII, reúne, no Brasil, ao longo da próxima semana, pesquisadores do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores, que desta vez escolheram Salvador para realizar o Simpósio Internacional Processos Civilizadores (19º SIPC). A última reunião do grupo foi realizada em 2020, remotamente, a partir de Bogotá, na Colômbia. Os encontros acontecem desde 1996.

Já a nova etapa do encontro, que começa no próximo domingo (27) e segue até quarta-feira (30), será realizada de forma híbrida, no Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (CEPAIA), no bairro Santo Antônio Além do Carmo, e com transmissão pelo YouTube. Também são parceiros do encontro a Fundação Norbert Elias, a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUNEB) e o próprio CEPAIA.

A capital baiana reunirá, nos quatro dias do Simpósio, pesquisadores de diversas áreas de conhecimento e de diversos países, como Angola, Argentina e México. A cidade sediará as discussões em torno da temática “Racismo e a expansão do processo civilizador: ontem, hoje e devires". Docentes e discentes dos cursos de graduação estarão presentes apresentando seus trabalhos.

O 19º Simpósio Internacional Processos Civilizadores tem como objetivos discutir e difundir o legado do sociólogo e pensador alemão Norbert Elias, que morreu em 1990, deixando uma vasta obra, como “Os estabelecidos e os outsiders”, “A sociedade dos indivíduos” e seu mais famoso livro: “O Processo Civilizador”, divido em dois volumes. Assim como na bibliografia do autor, os encontros problematizam as intersecções do pensamento eliasiano com a ideia de colonização, identificando as relações de poder que perpetuam o racismo e as diversas formas de opressões sociais, expandindo a visão sociológica para outras frentes de reflexão.

Dessa forma, em busca de aprofundar o estudo sobre as relações de poder, com ponto de partida na Sociologia, o evento terá mesas-redondas, ateliês, intervenções artísticas e lançamentos de livros debatendo temas do cotidiano acadêmico e social, por meio dos trabalhos de pesquisadores que tomam por base alguma das teorias do pensador.

O evento está sendo organizado desde o início do ano e envolve o planejamento do deslocamento das delegações estrangeiras e de outros estados, além das questões operacionais, tendo em vista que, devido ao período pandêmico, houve a preocupação em tornar o encontro híbrido. Assim, além da participação presencial, o público poderá assistir às Mesas Coordenadas, que serão transmitidas pela TV UNEB.

A organização do 19º SIPC está a cargo das pesquisadoras Dina Maria Rosário (professora da UNEB) e Márcia Maria Gonçalves (professora do IFBA). A programação completa e demais informações e inscrições que garantem certificado estão na página do evento: https://bit.ly/XIXSIPC.