Você está aqui: Página Inicial > Campus Valença > Notícias > 2021 > INÍCIO das Atividades de Ensino Não Presenciais Emergenciais (AENPEs) e MATRÍCULA 2021

Orientações para estudantes
publicado: 23/02/2021 18h01, última modificação: 26/02/2021 18h38

Prezados estudantes dos cursos integrados, de graduação e de pós-graduação do IFBA Valença,

As aulas serão retomadas em março de 2021, no formato NÃO PRESENCIAL, para todos os cursos e modalidades de ensino do Campus Valença.

Após avaliação do cenário, o modelo adotado no campus foi a oferta semestral, em que o ano letivo será ofertado em duas etapas, divididas em 18 semanas. Seguindo a orientação do art. 4º da Resolução nº 30/2020/CONSUP – IFBA, a AENPE 2021 será adotada para retomar os calendários letivos 2019.2 e 2020.1 dos cursos Superiores, retomar o calendário 2020 dos cursos Integrados e da Pós-Graduação. Para mais informações sobre as AENPE 2021, ver tutoriais dos cursos integrado e de graduação.

TUTORIAL DO INTEGRADO

TUTORIAL DO SUPERIOR

A seguir, algumas orientações sobre a MATRÍCULA 2021:

MATRÍCULA DOS CURSOS TÉCNICO INTEGRADOS

As matrículas dos cursos técnicos em: Aquicultura, Guia de Turismo e Informática serão automáticas, usando como base os matriculados em 2020. Ou seja, TODOS já estão matriculados e deverão dar prosseguimento aos seus estudos interrompidos em 2020 pela Pandemia. As AENPE iniciam no dia 02/03/2021.

- Os HORÁRIOS DO INTEGRADO serão divulgados, em breve. Essa informação foi atualizada aqui.

MATRÍCULA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Para os alunos dos cursos de Licenciatura em Computação, Licenciatura em Matemática e Tec. em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), as matrículas estarão abertas de hoje, 23/02/2021, até o dia 25/02/2021. A inscrição deve ser realizada por TODOS os alunos matriculados no semestre 2019.2/2020.1, de acordo com as orientações do TUTORIAL AENPE para os CURSOS DE GRADUAÇÃO. Acesse o Formulário Google para a matrícula dos estudantes aqui.

- HORÁRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO:

HORÁRIO DE ADS

HORÁRIO DA COMPUT

HORÁRIO DA COMAT

MATRÍCULA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

Assim como nos cursos técnicos, as matrículas também serão automáticas, sem a necessidade de preenchimento de inscrição nas disciplinas. A seguir, os horários dos cursos de Especialização.

- HORÁRIOS DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO:

HORÁRIO E CALENDÁRIO DA ESPECIALIAÇÃO EM DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA

HORÁRIO E CALENDÁRIO DA ESPECIALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SUAS TECNOLOGIAS

TRANCAMENTO 2021

Em caráter excepcional, o estudante poderá solicitar trancamento, desde que apresente justificativas às coordenações de curso que indiquem a inviabilidade de participação nas AENPEs. Aos que trancarem suas matrículas nos componentes curriculares, fica garantido o direito de continuidade dos estudos, de forma presencial, da etapa em que foram suspensos, em conformidade com o planejamento acadêmico do campus.

Para solicitar trancamento, o estudante deve preencher o REQUERIMENTO ACADÊMICO (abaixo) e anexar uma cópia de documento de Identificação Oficial (com foto e assinatura) e enviar ao e-mail da GRA (gra.val@ifba.edu.br), ambos em PDF, de 1/03/21 a 19/03/21. Lembrando que essa solicitação só pode ser feita por estudantes maiores de idade. Em caso de estudante menor de idade, a solicitação deve ser feita pelos pais, mães ou responsáveis. Neste último caso, os responsáveis terão que assinar o Requerimento Acadêmico e preencher a Declaração de não participação das AENPES, além de nos enviar uma cópia de seu Documento de Identificação (com foto e assinatura) para .

- REQUERIMENTO ACADÊMICO DE TRANCAMENTO AENPES

- DECLARAÇÃO PARA ESTUDANTES MENORES

DICA: Caso queira usar o celular para escanear os documentos, sugerimos o uso do aplicativo CamScanner, baixe-o na loja de aplicativo de seu smartphone.