Você está aqui: Página Inicial > Campus Valença > Notícias > 2021 > IFBA Valença aprova entrada na Fase 1 do Plano de Retomada

IFBA Valença aprova entrada na Fase 1 do Plano de Retomada

publicado: 13/10/2021 20h29, última modificação: 13/10/2021 21h06

O IFBA campus Valença aprovou a entrada na Fase 1 do plano de retorno gradual das atividades presenciais. Em decisão unânime, discutida tanto em reunião do Comitê Local Covid-19, na última sexta-feira (08), quanto em sessão extraordinária do Conselho de Campus, realizada na tarde desta quarta-feira (13), foi definido que o reinício parcial das atividades presenciais ocorrerá a partir do próximo mês, obedecendo regras rígidas, conforme Resolução 28 do CONSUP.

Com isso, as atividades começam a ser retomadas presencialmente em alguns setores a partir do dia 3 de novembro e seguem até 3 de dezembro. O monitoramento das atividades nesse período deve ser feito pelo Comitê Local Covid-19, que avaliará o cenário interno e externo e as condições de segurança.

Os protocolos de biossegurança (uso obrigatório de máscara, distanciamento, higienização das mãos, dentre outros) continuarão sendo exigidos, com base no Plano de Contingência do IFBA.

Setores Administrativos

Voltarão às atividades os(as) servidores(as) da CGTI, GRA, CAENS, DAP, DIRAC, DG e do Serviço Médico (apenas o auxiliar de enfermagem nos dias de aulas presenciais).

Aulas presenciais

Neste primeiro momento, foi autorizada a oferta, para estudantes concluintes do Integrado, das aulas práticas das disciplinas a) Instalação, Montagem e Manutenção de Hardware II, b) Tecnologia do Pescado e c) Geografia Aplicada ao Turismo. As demais disciplinas dos cursos superiores e integrados permanecem em caráter remoto, conforme prevê a Resolução 28. Mais informações serão divulgadas pela DIRAC em breve.

Vacina

O plano local de retomada prevê que servidores(as) e estudantes só poderão frequentar os espaços do campus se estiverem comprovadamente imunizados(as) contra a Covid-19. Para comprovar a vacinação completa, será necessário apresentar o certificado de vacinação disponibilizado pelo aplicativo ConecteSUS à GRA (no caso de estudantes) ou CGP (no caso de servidores/as). A exigência, além de garantir a segurança de todo o público do IFBA, tem amparo no Decreto 4.231/2021 da Prefeitura da cidade de Valença.

Perguntas respondidas:

Todas as atividades vão voltar?

Não, por enquanto. O que foi aprovado foi o início do retorno, de maneira gradual. Vão retornar alguns serviços do campus, no máximo até 25% do efetivo de servidores(as). No caso das aulas, só retornam, no momento, algumas disciplinas práticas para estudantes concluintes dos cursos integrados.

Posso ir ao campus solicitar serviços presencialmente?

Apenas se estiver agendado previamente pelos canais digitais. Será obrigatório o agendamento com o setor antes de comparecer ao campus, uma vez que o acesso do público externo continua controlado por conta da pandemia.

Onde posso acompanhar as fases?

No momento só foi aprovada a saída da Fase 0 e a entrada na Fase 1 no campus. É possível, no entanto, acompanhar o documento que aprovou o Plano de Retomada e conhecer os critérios para cada mudança de fase, clicando aqui.