Você está aqui: Página Inicial > Campus Valença > Notícias > 2021 > Campus Valença realiza curso de extensão internacional
conteúdo

Campus Valença realiza curso de extensão internacional

Projeto ocorreu entre os meses de outubro e novembro com extensionistas italianos

publicado: 23/12/2021 08h38, última modificação: 23/12/2021 10h24

O IFBA campus Valença promoveu, entre 25 de outubro e 11 de novembro de 2021, um curso de extensão internacional voltado à cultura digital brasileira. O projeto foi realizado pelo docente de inglês Wheliton Ferreira, por meio da Coordenação de Extensão do campus, e também com colaboração da Assessoria de Relações Internacionais do IFBA. A ação, intitulada Percursos da cultura brasileira nas linguagens digitais contemporâneas, ofereceu 20 vagas para a comunidade internacional e buscou atingir o público interessado com a proposta de intercursos de comunicação, expressividades e projeções culturais da atualidade.

O curso foi ministrado pelo professor Wheliton, juntamente com os(as) orientandos(as) extensionistas Antônio Vilas Boas Santos Neto (estudante de ADS), Leandro Almeida dos Santos e Larissa Pereira dos Passos Costa (ambos licenciandos em Computação). Após o treinamento dos extensionistas, partiu-se para a divulgação das inscrições. Todas as vagas foram preenchidas por estudantes italianos, por meio da agência de intercâmbio AFS Brasil, que teve contato com a chamada e inscreveu o grupo estrangeiro, que está se preparando para vir ao Brasil no início de 2022. 

Segundo o professor orientador da ação extensionista, foram utilizadas metodologias ativas, especialmente flipped classroom (sala de aula invertida), na qual se esperava a pesquisa anterior aos encontros de discussão, bem como se procurou deixar as falas dos cursistas permearem os caminhos principais do debate. Durante o curso, os estudantes interagiam e debatiam a todo momento em inglês. 

O coordenador ainda destaca que os proponentes acolheram os interessados com muita satisfação e que foi unânime entre os participantes que a ação de extensão teve o seu maior êxito em abrir mais possibilidades de olhar para o outro, além de se compreender a importância da abertura ao novo, bem como exercitar a prática da alteridade, sob uma perspectiva de debate advinda da academia.

O projeto se encontra registrado no SUAP, pelo Edital Fluxo Contínuo PROEX/IFBA 02/2021, no campus Valença, e em fase de finalização do processo.

registrado em: