Você está aqui: Página Inicial > Campus Valença > Notícias > 2020 > Curso online de conversação básica em língua espanhola entre os meses de outubro e novembro de 2020

Notícias

Para servidores e colaboradores do IFBA e IFBAIANO
publicado: 05/10/2020 09h02, última modificação: 05/10/2020 09h02

O curso online de conversação básica em Língua Espanhola está direcionado aos servidores e colaboradores terceirizados do Instituto Federal da Bahia e do Instituto Federal Baiano. O objetivo do curso é oferecer a prática de conversação em Língua Espanhola para iniciantes com foco na compreensão e expressão oral.

Com carga horária de 20 horas, as aulas ocorrerão às terças-feiras no horário das 17:00 às 18:30, com encontros síncronos via Google Meet e também com atividades assíncronas tais como fóruns para debate, envio de materiais didáticos através da plataforma Google Classroom e conversação por chat via Telegram.

O curso ofertará 30 vagas, haja vista que para eficiência e bom desenvolvimento das atividades, limite superior ao mencionado anteriormente compromete a qualidade do processo, já que o curso está desenhado numa perspectiva de abordagem comunicativa, o que requer acompanhamento dos participantes.

A metodologia utilizada está baseada no Ensino Comunicativo de Línguas (CLT – Communicative Language Teaching) com proposta desenvolvida baseada no Quadro Europeu Comum de referência para Línguas do nível A1 (básico).

O projeto tem como elementos fundamentais a concepção de autonomia e a pesquisa como princípio pedagógico nas aulas de língua espanhola aliado ao uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.

Ao final do curso, o participante que obtiver frequência igual ou superior a 70% receberá um certificado de participação.

Como resultado, espera-se despertar o interesse da comunidade a fim de aproximá-la à língua estrangeira, à formação continuada e ao desenvolvimento local dos trabalhadores (docentes, técnicos-administrativos e terceirizados), considerando o princípio de cidadania, em um contexto solidário, cooperativo, rico em trocas de experiências de distintas áreas do saber. Promovendo, dessa forma, um intercâmbio de conhecimentos e aproximação de pessoas de diversos setores do IFBA/IF Baiano.

Sílvia Gabriela é professora do IFBA Campus Valença e coordenadora do projeto de extensão que contará com o apoio de monitores que participarão do curso mediando em espanhol os momentos didáticos de conversação. Propostas como essa, enfatizam a missão do IFBA, assim como dos Institutos Federais como um todo, que objetivam a promoção do ensino, pesquisa e extensão, com uma educação pública de qualidade e socialmente referenciada, visando a transformação social no contexto em que estão inseridos.

As inscrições estarão abertas por tempo limitado no dia 09 de outubro de 2020, das 08:00 às 12:00, em que os candidatos deverão preencher o seguinte formulário.

Os participantes com inscrição aprovada receberão um e-mail da equipe do curso de extensão confirmando a inclusão do nome na turma assim como as demais informações pertinentes ao seu ingresso.

Para mais informações, .