Mulheres Mil
Histórico
O Programa Mulheres Mil é um programa inovador que visa qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica em suas jornadas educacionais e profissionais. A proposta de política pública surgiu a partir de um processo de cooperação entre Brasil e Canadá, iniciado por instituições de ambos os países em 2001, a partir do Projeto Escola Conectando Escola, tendo como resultado o desenvolvimento de currículo personalizado na área de Turismo e Hospitalidade. Naquele ano, o sucesso do projeto determinou a continuidade da cooperação internacional, ocasionando a construção e implementação de um projeto-piloto na mesma área, mas agora com foco em gênero e no acesso à educação e ao emprego, utilizando a metodologia canadense de Avaliação e Reconhecimento da Aprendizagem Prévia (ARAP) com comunidades e instituições – basicamente os Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs, hoje IFs) - das regiões Norte e Nordeste, de agosto de 2005 a março de 2006.
Para conhecer mais sobre a execução dos cursos do Programa Nacional Mulheres Mil custeados pela iniciativa Bolsa Formação, consulte a Cartilha do Programa.
Público Alvo
- Pertencer ao sexo feminino;
- Ter 16 anos completos ou mais;
- Ter no, mínimo, o Ensino fundamental I (1º a 5º ) incompleto;
- Estar em situação de vulnerabilidade social e econômica, em contexto de pobreza ou extrema pobreza (possuir CAD Único);
- Ou ser vítima de violência assistida pelos órgãos competentes.