Você está aqui: Página Inicial > Campus Valença > apoionoticias > FAQ EDITAL 06/2021 - Chamada INTERNA DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS ARTÍSTICAS PARA O FESTIVAL VIRTUAL DE ARTE E CULTURA DO IFBA
conteúdo

FAQ EDITAL 06/2021 - Chamada INTERNA DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS ARTÍSTICAS PARA O FESTIVAL VIRTUAL DE ARTE E CULTURA DO IFBA

por Campus Valença publicado 07/07/2021 18h58, última modificação 07/07/2021 19h08

1 - Qual o objetivo da Chamada Interna de Seleção de Propostas Artísticas para o Festival Virtual de Arte e Cultura do IFBA?

A Chamada tem como objetivo selecionar propostas artístico-culturais que comporão a programação do Festival Virtual de Arte e Cultura do IFBA -  uma ação da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) através do Departamento de Ações Culturais e de Esporte e Lazer (DACEL) e com a colaboração de uma Comissão Multicampi.  O Festival acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de agosto, exclusivamente em meio virtual, e tem como objetivo promover um espaço de intercâmbio artístico-cultural e difundir a multiplicidade de expressões artísticas que são produzidas no IFBA, visando promover reflexões acerca da nossa existência e re-existência ante ao cenário de Pandemia e o papel central e sensível da arte e cultura neste contexto.

 

2 - Quais os tipos de propostas artístico-culturais serão contempladas?

Serão aceitas somente propostas em vídeo! As propostas podem ser de qualquer linguagem artística - artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, teatro, propostas que envolvam mais de uma linguagem (artes integradas) e outros. E serem produzidas nos diferentes formatos audiovisuais:

  •  Apresentações artísticas gravadas: espetáculos, shows, performances artísticas, esquetes, monólogos, recitais, entre outros
  •  Videoclipes e Álbuns visuais
  •  Exposições virtuais no formato de vídeo, videoinstalações, videoperformances
  •  Filmes, documentários, animações e curtas
  •  Programas, entrevistas, reportagens e vlogs

  

3 – Quais as especificações técnicas os vídeos devem ter?

✔      Duração máxima de 15 minutos

✔      Layout na horizontal 

✔      Definição em HD

✔      Dimensões 720 x 480

✔      Extensão - formato MP4 

 

→    Para garantir uma boa qualidade do seu vídeo, veja as dicas de gravação na Tabela 1 do edital! 

4 – Quem pode participar?

Toda a comunidade IFBA poderá participar como integrante das equipes das propostas!

Estudantes,  servidores, colaboradores terceirizados, estagiárias(os), podendo também ter a participação especial de discentes egressos e colaboradores externos. As equipes deverão definir um proponente representante da proposta que ficará responsável pela inscrição e interlocução com a organização do evento. 

5 – Como se dará a seleção das propostas?

Com o objetivo de integrar ao Festival propostas artísticas de todos os campi do IFBA, a seleção das propostas se dará em duas etapas: uma etapa local, realizada em cada campus, e uma etapa final de composição da programação, realizada pela Comissão Organizadora do Festival.

Etapa Local  - A etapa local  será de responsabilidade de cada campus, que selecionarão as propostas através de uma Curadoria ou Comissão, e terão a liberdade para definirem as metodologias de inscrição e definição das propostas mais adequados para cada contexto local, porém observando os critérios e orientações dos itens 3, 4, 5 e 6 da Chamada.

❖      Cada campus definirá  até 04 propostas para serem inscritas na etapa final de composição da programação, sendo 02 titulares que, atendendo aos critérios desta Chamada, estarão asseguradas para integrar a programação final, e 02 propostas suplentes.

 ❖      A etapa local vai até o dia 19 de julho, quando se iniciam as inscrições para a etapa final de composição da programação, que ocorre de 19 a 26 de julho.

 ❖      Não há cotas para as linguagens artísticas ou formatos audiovisuais: um campus pode inscrever mais de uma proposta de música, ou mais de uma proposta com o mesmo formato audiovisual, por exemplo. As linguagens artísticas e formatos audiovisuais das propostas deverão refletir as potências artísticas locais, seguindo os critérios técnicos e orientações qualitativas da Chamada. 

Atenção aos protocolos de segurança! Em virtude da Pandemia do Coronavírus, todas as atividades do Festival acontecerão em ambiente virtual, deste modo, tanto a execução/produção das propostas artísticas quanto as seletivas locais devem atender aos protocolos de segurança. As propostas com dois ou mais participantes em cena deverão ser realizadas remotamente (gravados separadamente) à exceção de participantes que residam juntos, neste caso, esta informação deve estar inclusa no próprio vídeo, em legenda. 

6 – Como será realizada a inscrição das propostas na etapa final de composição da programação?

Cada proposta deverá ter um representante proponente responsável pela inscrição no sistema. As inscrições serão feitas através do link https://forms.gle/41gG6QQpyKVyMHia9, com o preenchimento do formulário online e envio dos documentos obrigatórios, no período de 19 a 26 de julho 

7 - Posso juntar todas as propostas do meu campus e mandar em um único arquivo de vídeo?

Não. Cada proposta artística deve ser inscrita separadamente. As quatro propostas definidas pelo campus não poderão ser compiladas em um único formulário, assim como seus vídeos.

Os campus poderão enviar propostas multitrabalhos - por exemplo, uma proposta de um recital que reúna vídeos de vários participantes performando - mas os trabalhos devem estar interligados em seu argumento artístico,  formando, em conjunto, uma única obra cujo vídeo não exceda o tempo de 15 minutos. 

8 - As propostas selecionadas receberão algum tipo de apoio financeiro para a sua realização?

As propostas artístico-culturais não receberão apoio financeiro do IFBA para a sua elaboração e/ou execução

 9 – Como será realizada a etapa final de composição da programação?

A Comissão Organizadora do Festival avaliará se as propostas enviadas estão de acordo com os critérios e orientações estabelecidas nos itens 3, 4, 5, 6 e 7 da Chamada, e organizará a grade da programação do Festival, definindo os dias, ordem e horários de exibição de cada proposta. Na programação final poderão ser incluídas mais de 02 propostas titulares por campus, no caso de remanejamentos devido a abstenções ou caso a organização da grade permita.

A Comissão Organizadora do Festival Virtual de Arte e Cultura do IFBA terá como objetivo atender a maior diversidade de linguagens artísticas, formatos e campus, observando as estratégias de difusão, comunicação e marketing do Festival.

 10 – Onde serão exibidos os vídeos das propostas?

Serão exibidos através do canal do youtube da TV IFBA. 

11 – Como fica a questão com os direitos autorais?

De acordo com o edital a responsabilidade por direitos autorais é do proponente. Deste modo, ele responderá no caso do uso indevido de obras de terceiros em sua proposta. Sobre o Festival, todos os vídeos serão exibidos no youtube, que tem softwares rigorosos de detecção de uso de músicas (fonogramas), por exemplo, e que podem bloquear a exibição do vídeo na plataforma. Como funciona: o youtube detecta o uso da música, informa ao detentor do direito e ele decide se permite o vídeo ou não. Recomendamos que o uso de obras de terceiros aconteça somente se o proponente tiver a autorização. No caso de músicas e trilhas, ele pode procurar utilizar obras de domínio público ou que são liberadas de direitos (existem sites onde são disponibilizadas músicas e trilhas para uso público). 

12 - A leitura deste material não substitui a leitura completa do edital! Acesse a Chamada interna em https://portal.ifba.edu.br/proex/editais e conheça todas as regras. Dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail festarteecultura.ifba@gmail.com  com o assunto “FESTIVAL VIRTUAL - DÚVIDAS”.

Fiquem atentos aos canais de comunicação de seus campi para acompanhamento das etapas locais!

 

 

Este Liveblog ainda não tem atualizações.