SEMANA DE INAUGURAÇÃO DOS CURSOS DE EXTENSÃO 2022.
Cursos de extensão 2022
Iniciadas as atividades de extensão do primeiro semestre de 2022.
Com a casa cheia e em clima de grande entusiasmo, a segunda semana do mês de maio de 2022 marcou o Campus Avançado IFBA de Ubaitaba como sendo o período do início de seis importantes cursos de extensão oferecidos à comunidade. As ações iniciadas foram: Microempreendedor Individual (MEI) (30 vagas); Uso de Tecnologias Educacionais em Sala de Aula (30 vagas); Metodologia e Prática no Ensino de Língua Portuguesa: Estratégias de Leitura e Escrita (40 vagas); Inglês Básico (30 vagas) e Inglês Preparatório para ENEM (30 vagas).
As propostas resultam de parcerias realizadas entre o Campus e a prefeitura do município, através das Secretarias de Educação e da Assistência Social com o propósito de levar educação técnica, tecnológica, gratuita e de qualidade à comunidade local e da região.
Na noite do dia 10 de maio (terça-feira), foram iniciadas as turmas dos cursos de Microempreendedor Individual (MEI) e de Uso de Tecnologias Educacionais em Sala de Aula.
O curso MEI, coordenado pela professora Rosana Regner em parceria com a professora Almerinda Gomes, tem como principal objetivo promover a capacitação e qualificação daquelas pessoas que atuam ou pretendem atuar como microempreendedores individuais.
O projeto tem como foco a prática do dia a dia desses profissionais que atuam em seus próprios negócios e necessitam de apoio para sua gestão, informações sobre formalização e direitos previdenciários. A carga horária é de 160 horas e terá duração de 10 semanas. Ao todo foram oferecidas 30 vagas e todas foram preenchidas.
O curso de Extensão Uso das Tecnologias Educacionais na Sala de Aula é coordenado pelo professor Eduardo Sales, professor do Instituto Federal da Bahia Campus Avançado Ubaitaba. O Curso tem como objetivo contribuir com a formação continuada dos professores e professoras da Educação Básica dos Munícipios de Ubaitaba e Aurelino Leal a partir da experimentação e socialização de ferramentas tecnológicas que são possíveis de serem utilizadas em sala de aula. Nesse curso, dentre os conteúdos previstos temos: armazenamento em nuvem, Google Docs, Google Slides, Google Forms, Socrative, Kahhot, ZipGrade entre outros.
Haverá 30 (trinta) vagas distribuídas entre as seguintes categorias: professores, preferencialmente atuantes, da Educação Básica das Escolas Municipais da Cidade de Ubaitaba e Aurelino Leal. O projeto também teve todas as suas vagas preenchidas.
Já na noite do dia 11 de maio (quarta-feira), foi a vez do início da turma de Metodologia e Prática no Ensino de Língua Portuguesa: Estratégias de Leitura e Escrita, coordenado pela professora Gislene Camargo.
O curso pretende favorecer situações discursivas relacionadas a teorias e práticas pedagógicas entre os docentes atuantes no ensino da língua materna – Língua Portuguesa - visando um fortalecimento no processo pedagógico através do entendimento e aplicabilidade eficiente de estratégias de leitura e escrita alcançando, assim, o objetivo planejado junto ao alunado formador das classes de aula, nas cidades de Ubaitaba, Aurelino Leal e região, onde esses docentes atuam. O período de execução da proposta é de 11/05 a 13/07/2022.
Na noite do dia 12 de maio, foi a vez do curso de inglês básico, coordenado pela Prof.ª. Patrícia Castro, cujo objetivo é contribuir com a formação continuada nas habilidades de expressão nível básico de língua inglesa: compreensão, conversação, leitura e escrita, promovendo a imersão dos alunos na língua inglesa nos diferentes contextos culturais. Assim como os demais projetos, foram oferecidas 30 (trinta) vagas. E o período de duração será entre os dias 12 de maio de 2022 a 13 de outubro de 2022, semanalmente na quinta-feira de 18:30h às 22:00 com carga horária de 180 horas.
E por fim, o Curso de Inglês Preparatório para o ENEM, também coordenado pela professora Patrícia Castro, que tem como objetivo desenvolver habilidades de interpretação em língua inglesa com técnicas de leitura, preparando os alunos para participarem de processos seletivos de acesso ao ensino superior de instituições públicas e privadas com maior possibilidade de êxito, promovendo a imersão do aluno na língua inglesa nos diferentes contextos culturais e gêneros textuais.
De acordo com a coordenadora de extensão do Campus, professora Gislene Camargo, as atividades extensionistas cumprem um papel importantíssimo das instituições educacionais: fortalecer os laços com as comunidades das cidades envolvidas através dos participantes desses cursos visando o crescimento sociocultural e tecnológico dessas comunidades com melhor instrumentalização de jovens e adultos, que, como cidadãos atuantes, conscientes e críticos, melhor agirão nessas comunidades em que se inserem contribuindo com responsabilidade, empatia e eficiência nas mesmas.
Com essas ações o campus disponibilizou, apenas neste primeiro semestre, o quantitativo total de 200 vagas para comunidade, estando já sendo planejado para o segundo semestre o curso preparatório para o ENEM de Redação, entre outras ações.
Além desses projetos iniciados nessa semana, também encontra-se em andamento o curso de informática básica, coordenado pela professora Almerinda Gomes. Com essas ações, o Campus tem fortalecido sua missão institucional aproximando-se ainda mais da comunidade local e contribuindo assim com a efetivação da política de extensão institucional.