O IFBA Campus Avançado Ubaitaba encerra evento de mobilização a favor do direito das mulheres
Para marcar as discussões inspiradas no Dia Internacional da Mulher, comemorado no última domingo (8), a partir da segunda-feira (12), técnicos administrativos, professores e estudantes do Campus Avancado Ubaitaba, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), puderam acompanhar reflexões sobre os direitos das mulheres e situações de violência a que elas são submetidas cotidianamente.
Na sexta-feira (13), o Campus Avançado Ubaitaba contou com uma palestra ministrada pela professora Rita Maria de Souza, historiadora, integrante da Câmara de Mulheres do Território Litoral Sul e do setor de gênero do MTS. A prof. Rita Maria trabalhou conceitos como Feminismo, Empoderamento, Sororidade e trouxe dados importantes sobre cerceamento dos direitos das mulheres, além de importantes reflexões sobre violência doméstica, violência obstétrica e violência psicológica. Os estudantes participaram ativamente debatendo e colocando questões .
Por fim, a professora comentou a Lei Maria da Penha e indicou quais os órgãos públicos as mulheres podem recorrer quando se encontrarem em situação violência. Segundo a prof Rita Maria; “- momentos de mobilizações como este não devem ficar restrito ao mês de março. Segundo ela, é preciso trazer estas questões para o dia-a-dia da comunidade, promovendo discussões durante todo ano letivo e não apenas no mês de março.”