Você está aqui: Página Inicial > Campus Ubaitaba > Notícias > Comunicado sobre as ações da Assistência Estudantil do Campus Ubaitaba.

Comunicado sobre as ações da Assistência Estudantil do Campus Ubaitaba.

publicado: 31/03/2022 16h56, última modificação: 31/03/2022 17h01

Considerando-se a retomada 100% presencial das atividades acadêmicas e administrativas no Campus de Ubaitaba, a Comissão Local de Assistência Estudantil vem a público apresentar algumas informações sobre tal contexto social de retomada em relação às ações de Assistência Estudantil local:

Destacar, preliminarmente, as informações veiculadas pela Reitoria acerca da execução de ações de adstritas à Assistência Estudantil, entre as quais, é sabida certa redução orçamentária no montante a ser descentralizado para todos os campus do IFBA, no ano de 2022, entre os quais, destaca-se o Campus de Ubaitaba.

Sabe-se, ainda, que no ano de 2020 auxílios vinculados às diretrizes da Assistência Estudantil, em caráter emergencial, foram implementados para o enfrentamento dos impactos de aspectos socioeconômicos, entre outros, provocados pelo assolamento da Pandemia de COVID-19 na vida dos (as) estudantes do IFBA.

Ademais, embora a supracitada retomada 100% presencial deflagrada na Fase 4, no campus de Ubaitaba, é sabido que a pandemia ainda não é uma realidade sanitária e social superada, por essa razão, entre outras, encontram-se autorizadas, novas concessões e (ou) renovação de auxílios emergenciais no ano de 2022, conforme teor da Portaria nº 263/2022/Reitoria que ampara a Instrução Normativa/IFBA nº 01 de janeiro/2022.

Posto isso, considerando-se, por ora, impedimentos de natureza técnico-operacional no campus para execução de processo seletivo destinados à seleção de auxílios e bolsas previstas no PAAE, a Comissão Local de Assistência Estudantil deliberou e planejou a seguintes ações para 1º Semestre de 2022:

1. Atualização com a relação de estudantes contemplados (as) selecionados (as) no Edital 05/2021 e matriculados no período letivo 2022.1 destinada ao recebimento de Auxílio Financeiro Estudantil em Caráter Emergencial;

2. Ações institucionais para deflagração de processo seletivo no PAAE mediado em termos de cooperação técnica com profissional de Serviço Social; e

3. Pagamento, nos meses de março e abril 2022, de Auxílio Financeiro Estudantil em Caráter Emergencial, no valor de R$ 200,00(duzentos reais), aos estudantes selecionados no ano de 2021, oriundos do Edital 05/2021, e que permanecem matriculados em 2022. Em tempo, informamos que os pagamentos destes meses supracitados ou aqueles que possam vir ser considerados, durante a renovação do auxílio em tela, estarão condicionados à disponibilidade orçamentária e a iminente deflagração com conclusão de processo seletivo no PAAE por via de cooperação técnica com Profissional de Serviço Social;

Portanto, recomendamos aos estudantes do campus de Ubaitaba que permaneçam acompanhados as ações supracitadas da Comissão Local da Assistência Estudantil do campus Ubaitaba através do site  https://portal.ifba.edu.br/dgcom/ubaitaba/ensino/assistencia-estudantil  e também da redes sociais. Para demais esclarecimentos e(ou) informações, a comissão estará disponível com atendimento presencial ( respeitando-se as recomendações sanitárias) , bem como à disposição através do e-mail : paae.ubt@ifba.edu.br.