Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Notícias > 2017 > Novos Equipamentos Para o Laboratório de Flúidos

Novos Equipamentos Para o Laboratório de Flúidos

publicado: 29/06/2017 12h03, última modificação: 29/06/2017 12h03

O curso de Petróleo e Gás do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – campus Simões Filho – adquiriu o laboratório de fluidos com os seguintes equipamentos:

Viscosímetro 35 A, copo térmico 230v, Balança para determinação imediata da densidade da lama, funil para ensaios de viscosidade e caneca volumétrica, agitador hamilton beach, estufa rotativa, filtro API, Filtro prensa de alta pressão e alta temperatura, medidor pH digital, kit retorta, testador de lubrificação, transformador para uso lubricidade, transformer setp-down 230v, medidor estabilidade elétrica, dentre outros.

O representante comercial Diógenes Monteiro da empresa Eurosul informou durante a instalação dos equipamentos e treinamento dos professores no IFBA que o laboratório apresenta umas das melhores infraestruturas na área de Fluidos de Perfuração do Brasil.

Os fluidos ou lama de perfuração podem ser definidos como fluidos de circulação utilizados para auxiliar a perfuração de poços, desempenhando uma série de funções. Seu uso antecede à indústria de petróleo, pois desde a antiguidade os fluidos eram utilizados para auxiliar as ferramentas na perfuração de poços com outras finalidades.

Os fluidos podem ser classificados em quatro diferentes categorias: fluidos à base de ar, fluidos à base de água, fluidos à base de óleo e os recentes fluidos sintéticos. Dessa forma, a determinação das propriedades dos fluidos de perfuração é de fundamental importância no acompanhamento do fluido durante sua aplicação no poço, para definição de tratamentos, e em trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de novas formulações.

Controle poço

O DrillSIM-20 SIMULATOR SYSTEM INTER-CONNECTION SCHEMATIC DIAGRAM é um sistema de simulação na área de petróleo que possibilidade maior interatividade entre o conhecimento teórico e prático na área de perfuração de poços de petróleo.

O DrillSIM-20 foi projetado para verdadeira portabilidade, encaixando-se um único caso de trânsito industrial. Ele inclui imitações gráficas de controles de perfuração, manifolds e consoles da BP, controlados através de uma estação de Student touch-screen. A estação também controla os sistemas de lama, monitores de superfície e possibilita a impressão de dados gráficos. Através do equipamento será possível aprender a usar as ferramentas de simulação de forma rápida e eficaz.

Texto : Professora Camila Ribeiro